Multiclasse em TRPG

Novas opções de multiclasse para TRPG

Após escrever sobre os tumulares e coveiros, resolvi trabalhar com personagens multiclasse. A ideia é criar um background para a combinação de classes básicas, além de apresentar talentos que melhorem esta interação. Lembrando que este nicho foi bem explorado no D&D 3e e, para minha surpresa, pouco abordado em TRPG.

Antes que comecem as críticas, já aviso do poder elevado dos talentos multiclasse. Afinal meu povo, cada um deles exige um grau de especialização em duas classes básicas. No mais, sou do time das classes básicas, com pouco apreço pelas classes de prestígio.

Na verdade, acredito que o objetivo das classes de prestígio se perdeu com o avanço do sistema. Ao meu ver, a função delas era oferecer especializações ou opções de nicho, mas elas se tornaram poços sem fundo de poder. Ou como diriam alguns autores do RPGista, uma simples junção de dois substantivos.

Vou parar de enrolar vocês e começar com os meus devaneios:

Discípulo do Urso (Bárbaro/Monge)

Discípulo do Urso, multiclasse de bárbaro/monge

Apesar do pensamento antagônico, monges e bárbaros buscam nos animais a inspiração para seu modo de lutar. Um estudioso poderia afirmar que eles são as faces opostas da mesma moeda, existindo raros indivíduos capazes de seguir estes dois caminhos. Tal estilo é conhecido como a arte do urso pelos monges, enquanto os bárbaros o associam aos herdeiros da tribo do urso.

Arte do Urso [Multiclasse]

Os discípulos do urso aprendem a sua resiliência.    

Pré-requisito: Alma Livre*, Casca Grossa, bárbaro 5º nível e monge 1º nível.

Benefício: Os seus níveis de bárbaro acumulam-se com seus níveis de monge para as habilidades de classe sexto sentido, instinto selvagem e redução de dano.

Você pode usar o seu modificador de Constituição no lugar do seu modificador de Sabedoria para a habilidade sexto sentido e nos seus testes de Vontade.

Herdeiro da tribo do Urso [Multiclasse]

Os herdeiros do urso dominam o seu estilo de combate.      

Pré-requisito: Alma Livre*, Ataque Poderoso, bárbaro 1º nível e monge 4º nível.

Benefício: Os seus níveis de bárbaro acumulam-se com seus níveis de monge para as habilidades de classe ataque de chi, dano desarmado e fúria.

Quando você está em fúria o bônus concedido por ela nas jogadas de dano corpo-a-corpo passa a ser igual aos dados da habilidade de classe dano desarmado.

*Caso alguém aí não goste de tendências fica a sugestão de ignorar este pré-requisito. Agora, antes de começarem uma guerra por conta desta opção, sugiro a leitura destes dois artigos:

Magus (Feiticeiro/Mago)

magus, multiclasse de feiticeiro/mago

A magia arcana pode ser dominada tanto como um poder inato dos feiticeiros ou após anos de estudos pelos magos. Os magus são aqueles que unem ambos os métodos, recebendo a alcunha de arcanos cinzentos dos demais conjuradores. O seu poder provém da versatilidade e de uma reserva quase infinita de energia arcana.

Linhagem do Magus [Multiclasse]

O magus entende profundamente a sua linhagem sobrenatural, a fortalecendo e podendo modificá-la ao seu bel prazer.      

Pré-requisito: Feiticeiro 2º nível, mago 2º nível.

Benefício: Os seus níveis de mago acumulam-se com seus níveis de feiticeiro para as habilidades de classe linhagem sobrenatural.

Quando preparar as suas magias arcanas, você pode substituir a sua linhagem sobrenatural por outra a sua escolha.

Magus Arcanum [Multiclasse]

O conhecimento do magus permite que ele supere os limites individuais de seus métodos arcanos.      

Pré-requisito: 2 Talentos Metamágicos, feiticeiro 3º nível, mago 3º nível.

Benefício: Os seus níveis de mago acumulam-se com seus níveis de feiticeiro para determinar o nível máximo de magia que você é capaz de conjurar em ambas as classes.

Você pode gastar PMs de feiticeiro para adicionar efeitos de talentos metamágicos para as suas magias preparadas.

Verdugo (Ladino/Paladino)

Verdugo, multiclasse de ladino/paladino

Os verdugos são uma ordem esquecida de guerreiros santos, capazes de mesclar furtividade com uma determinação férrea. Desde a sua tenra infância, os seus membros são treinados para caçar e destruir o mal onde quer que ele se esconda. Infelizmente, o caminho de um verdugo é cheio de armadilhas e muitos deles caíram frente a corrupção.

Executar o Mal [Multiclasse]

Os verdugos dominam como poucos a técnica de destruir o mal.

Pré-requisito: Ladino 5º nível, paladino 2º nível.

Benefício: Os seus níveis de ladino acumulam-se com seus níveis de paladino para as habilidades de classe ataque furtivo e destruir o mal.

Você pode usar destruir o mal após ter acertado o ataque corpo-a-corpo, ao invés de antes de rolar o ataque.

Luz na Escuridão [Multiclasse]

O contato próximo com a escuridão faz com o que os verdugos canalizem energia positiva com maior habilidade.

Pré-requisito: Ladino 3º nível, paladino 4º nível.

Benefício: Os seus níveis de ladino acumulam-se com seus níveis de paladino para as habilidades de classe cura pelas mãos e canalizar energia positiva.
Você adiciona os dados do seu ataque furtivo aos efeitos de cura pelas mãos e canalizar energia positiva.

Fantasma de Yamadori (Samurai/Ninja)*

Fantasma de Yamadori, multiclasse de samurai/ninja

Como o último representante de sua família ou clã, o Fantasma de Yamadori abraça o que tem de mais antagônico em sua natureza pela vingança. Ainda na época da antiga Tamu-ra, quando ninjas e samurais eram inimigos, o Fantasma de Yamadori surgia como uma vítima de retaliação inimiga ou mesmo por meio de golpes internos por disputas de poder, se aliando ao caminho oposto.

Shourido [Multiclasse]

Quando o samurai abraça o caminho do ninja, ele converte o bushido nas sete virtudes negras do shourido: controle, determinação, sabedoria, conhecimento, perfeição, força e vontade.

Pré-requisito: Ninja 3º nível, samurai 2º nível.

Benefícios: Os seus níveis de ninja acumulam-se com seus níveis de samurai para as habilidades estilo de combate, estilo de combate aprimorado, domínio do estilo de combate e truque ninja.

Você mantém o bônus da habilidade esquiva engenhosa mesmo quando estiver usando uma armadura média ou pesada ou tendo níveis na classe samurai.

Bushi [Multiclasse]

O caminho do bushido conecta o ninja com toda sua espiritualidade ancestral, trazendo-lhe honra.

Pré-requisito: Ninja 2º nível, samurai 3º nível.

Benefícios: Os seus níveis de ninja acumulam-se com seus níveis de samurai para as habilidades espadas ancestrais, grito de kiai, grito de kiai aprimorado, grito de kiai maior, dano desarmado e passo do ninja.

Você pode usar grito de kiai como um truque ninja com CD 5, além de adicionar o seu bônus da habilidade espadas ancestrais em todo os seus testes de truques ninja.

* A opção de multiclasse Fantasma de Yamadori é de criação de Schaffer.

Talentos de Multiclasse Abertos

Uma outra maneira de trabalhar a interação de multiclasse, seria a criação de talentos mais abertos, focados nas habilidades. O problema é que podemos criar alguma aberração em termos de regras, com habilidades que escalam acima do nível total do personagem. Para tanto, sugiro que o nível máximo alcançável por uma habilidade seja igual ao nível total do personagem.

Caminho do Magus [Multiclasse]

Você é capaz de mesclar os seus métodos arcanos.      

Pré-requisito: Capacidade de lançar magias arcanas de 3º círculo em no mínimo 2 classes.

Benefício: Você soma os níveis de todas as suas classes conjuradoras arcanas para determinar o nível máximo de magia que você é capaz de conjurar em cada uma destas classes.

Iluminar a Escuridão [Multiclasse]

Aquele que vive na escuridão é capaz de desenvolver uma maior afinidade com a energia positiva.

Pré-requisito: Habilidades de classe ataque furtivo +2d6 e canalizar energia positiva

Benefício: Você adiciona os dados do seu ataque furtivo aos efeitos de canalizar energia positiva.

A imagem da capa é de propriedade de Survival Game Fashion Snap. A imagem do discípulo do urso é de autoria de YamaOrce. A imagem do magus é de propriedade da Paizo. A imagem do verdugo é de propriedade da Wizards of the Coast. A imagem do fantasma de Yamadori é de autoria de Dinmomney.

Cavaleiro Morto

Mestre de RPG eclético, fã de fantasia medieval e RPGs Eletrônicos das antigas. Conhecido pelo hábito de fazer TPK em suas mesas de jogo.

Você pode gostar...

15 Resultados

  1. Athus disse:

    Cara, perfeito. Eu particularmente também não sou fã de classes de prestígio, então provavelmente irei aderir essas ideias aqui.
    Faça mais combinações, que eu testo tudo na minha mesa ^^

  2. BURP disse:

    Achei a ideia de talentos pra personagens com multiclasse bem legal! É algo que dá um caldo bacana se bem aproveitado. Mas seria interessante pensar em alguns benefícios mais variados, que não fique só no “soma os seus níveis de classes para a habilidade X.” Seria legal uns talentos que combinassem as habilidades das classes de um jeito inesperado, ou que permitisse algumas manobras únicas que utilize regras das duas classes.

    • Cavaleiro Morto disse:

      Fala Burp, a estrutura destes talentos ficou assim:
      – As duas classes somam os seus níveis para upar de 2 a 3 habilidades delas.
      – Uma habilidade especial ou upgrade para a combinação.
      A parte de somar é para melhorar a interação mecânica da multiclasse e eu sei que deixa o texto bem cansativo. A parte legal é a segunda de criar algo novo ou dar um upgrade nas habilidades, normalmente combinando as classes.
      Acha melhor continuar fazendo neste esquema ou prefere talentos separados?
      No mais, alguma combinação de multiclasse que queira ver ?

  3. Eu acho que se é pra focar em combinar duas classes, não precisa mistificar nos pré-requisitos. Pega o magus: mesmo com os pré-requisitos indicados, ainda dá pra fazer um monstro mago 3/bardo 4/feiticeiro 1 rs (pra quê você faria isso é outra pergunta xD)
    Seria mais simples só colocar “Pré-requisitos: mago 3º nível, feiticeiro 3º nível” e correr pro abraço. O talento é focado, mesmo.
    Magus Arcanum corta a possibilidade de fazer o multiclasse com algumas variantes de mago, por restringir via vínculo arcano (que nem todos tem…) Se foi a intenção, bora; mas como tu mesmo ressaltou, os talentos são fortes e me parece curioso restringir nisso.
    A sintaxe geral dos benefícios me parece diferente da sintaxe “normal” do TRPG. “Os níveis de x” não é necessariamente o mesmo que “seus níveis de x”, que seria a sintaxe padrão.
    Herdeiro da Tribo do Urso fica a pergunta: o bônus é igual ao valor da habilidade dano desarmado. Isso é igual ao dado, ou ao dano máximo, ou mediano (que seriam “valores” per se, ao contrário de dados adicionais)?
    Achei curioso usar o magus do Pathfinder como mago+feiticeiro quando no próprio PF quem ocupa esse nicho é o Arcanist (mas aí imagino que foi pra não confundir com o bardo arcanista, boa solução).
    No verdugo, o mesmo problema de pré-requisitos se reapresenta: tem uma boa quantidade de fontes de ataque furtivo, e a sintaxe do prereq chama um nível de ladino que não é necessariamente obrigatório pra obter esse ataque furtivo. Claro que o texto do benefício deixa claro que você não vai ter benefício nenhum se pegar o talento com outras classes que te dão furtivo, mas novamente, isso é um tantico enganador, principalmente pro combeiro.
    Pra terminar, pelo modo como tá escrito, dá pra aplicar os dados do furtivo em qualquer canalizar energia positiva. Dá pra gerar um exorcista da última baixa bem bacana com isso! 😀

    • Cavaleiro Morto disse:

      Anotando tudo aqui 🙂
      A ideia era deixar claro que a combinação seria de duas classes, para facilitar a vida do mestre, vou mexer nas descrições e usar a terminologia de nível X nesta e naquela classe. Colocando um ou outro talento mais aberto, mas que só dê ao personagem uma habilidade diferenciada.
      A sintaxe correta seria assim?
      Benefício: Os seus níveis de ladino acumulam-se com seus níveis de paladino para as habilidades ataque furtivo e destruir o mal.
      No herdeiro eu coloquei Habilidade Ataque Desarmado para usar os dados mesmo 🙂
      Arcanista seria o mais adequado, mas como temos o bardo, achei melhor usar Magus, que também remete ao “vilão” de Chrono Trigger.
      O Verdugo deve ser focado no Ladino mesmo, mas achei a ideia da Luz na Escuridão tão boa que vou tentar deixar mais genérico, e com certeza fica um exorcista bem poderoso.
      No mais, alguma combinação que queira ver?

  4. Schaffer disse:

    Cara que ideia maneira. Pra entrar nisso que o BURP falou, eu acharia ideal criar uma classe de prestígio: deixar os talentos focado na junção das habilidades e uma CdP pra criar habilidades diferenciadas.
    Tava pensando aqui agora, posso dar a sugestão de uma combinação que bolei nesse momento, quando li essa sua criação?
    Tudo é muito improvisado.
    Fantasma de Yamadori (Samurai/Ninja)
    Como o último representante de sua família ou clã, o Fantasma de Yamadori abraça o que tem de mais antagônico em sua natureza para trilhar um caminho de vingança. Ainda na época da antiga Tamu-ra, quando ninjas e samurais eram arqui-inimigos, o Fantasma de Yamadori surgia como uma vítima de retaliação inimiga ou mesmo por meio de golpes internos por disputas de poder, se aliando ao caminho oposto.
    Shouridô [multiclasse]
    Quando o samurai abraça o caminho do ninja, ele converte o bushido nas sete virtudes negras do shouridô: controle, determinação, sabedoria, conhecimento, perfeição, força e vontade.
    Pré-requisito: ninja 3/samurai 3.
    Benefícios: os níveis de ninja acumulam-se com os níveis de samurai para as habilidades espadas ancestrais, grito de kiai e truque ninja. Além disso, grito de kiai pode ser usado como um truque ninja com CD 5, você não precisa de uma missão solo para subir níveis de ninja (perdendo a habilidade hierarquia) e seu bônus de espadas ancestrais pode ser usado em todos os seus testes de truque ninja.
    Bushi [multiclasse]
    O caminho do bushido conecta o ninja com toda sua espiritualidade ancestral, trazendo-lhe honra.
    Pré-requisito: ninja 5/samurai 1.
    Benefícios: a cada nível ímpar que você adquire de samurai, recebe todas as habilidades que normalmente receberia se adquirisse um nível de ninja. Níveis impares de samurai contam como níveis de ninja para fins de todas as habilidades de classe. Além disso, todo ataque feito com suas espadas ancestrais é considerado um golpe ninja automático.

    • Cavaleiro Morto disse:

      Talvez eu crie uma CdP focada em multiclasse, para ser usada de modo mais aberto 🙂
      Lógico que pode postar suas ideias aqui e queria saber se posso acrescentar ao post principal??
      No mais, gostaria de dar sugestão sobre alguma combinação que queira ver??

  5. Tek disse:

    Combinações que podem gerar algo interessante:
    – Paladino/Clérigo
    – Ladino/Ranger
    – Bárbaro/Druida
    – Paladino/Cavaleiro
    – Bardo/Lutador
    – Monge/Ladino
    – Swashbuckler/Bardo
    – Abençoado/Samaritano
    – Druida/Ranger
    e acho que a essa hora da manhã é o que eu consigo pensar…

  6. Schaffer disse:

    Pode acrescentar sim. Tirei essa ideia do trailer do jogo Ghost of Tsushima, quando vi aquela imagem daquele samurai ninja. Pode alterar o quanto quiser aí.
    Uma combinação interessante seria:
    *Monge/Lutador – um artista marcial das ruas bem ao estilo Bruce Lee e seu Jeet kune do e outros lutadores de filmes urbanos chineses clássicos.
    *Dobrador/Mago Especialista – lembra do antigo Livro do Jogador de Tormenta 3.5 onde existia aqueles talentos elementais? A ideia aqui é pegar aquele talento e trazer um mago que pode acessar um tipo de elemento e com isso pegar habilidades de diversas especializações em vez só de uma.
    Abraço brows e continue aprimorando sua ideia que ficou maneiro.

    • Cavaleiro Morto disse:

      Dividi um pouco a parte do ninja que vira samurai e o contrário:
      Fantasma de Yamadori (Samurai/Ninja)*
      Como o último representante de sua família ou clã, o Fantasma de Yamadori abraça o que tem de mais antagônico em sua natureza pela vingança. Ainda na época da antiga Tamu-ra, quando ninjas e samurais eram inimigos, o Fantasma de Yamadori surgia como uma vítima de retaliação inimiga ou mesmo por meio de golpes internos por disputas de poder, se aliando ao caminho oposto.
      Shourido [Multiclasse]
      Quando o samurai abraça o caminho do ninja, ele converte o bushido nas sete virtudes negras do shourido: controle, determinação, sabedoria, conhecimento, perfeição, força e vontade.
      Pré-requisito: Ninja 3º nível, samurai 2º nível.
      Benefícios: Os seus níveis de ninja acumulam-se com seus níveis de samurai para as habilidades estilo de combate, estilo de combate aprimorado, domínio do estilo de combate e truque ninja.
      Você mantém o bônus da habilidade esquiva engenhosa mesmo quando estiver usando uma armadura média ou pesada ou tendo níveis na classe samurai.
      Você pode usar grito de kiai como um truque ninja com CD 5, além de manter o bônus da habilidade esquiva engenhosa mesmo quando estiver usando uma armadura média ou pesada.
      Bushi [Multiclasse]
      O caminho do bushido conecta o ninja com toda sua espiritualidade ancestral, trazendo-lhe honra.
      Pré-requisito: Ninja 2º nível, samurai 3º nível.
      Benefícios: Os seus níveis de ninja acumulam-se com seus níveis de samurai para as habilidades espadas ancestrais, grito de kiai, grito de kiai aprimorado, grito de kiai maior, dano desarmado e passo do ninja.
      Você pode usar grito de kiai como um truque ninja com CD 5, além de adicionar o seu bônus da habilidade espadas ancestrais em todo os seus testes de truques ninja.
      * A opção de multiclasse Fantasma de Yamadori é de criação de Schaffer.

      • Cavaleiro Morto disse:

        O dobrador acho meio especifico para usar em TRPG, mas consigo trabalhar na ideia dos talentos elementais em um monge/feiticeiro ou mago.
        O monge/lutador é tranquilo.

  7. Gustavo Vita disse:

    Adorei, e a ideia do Samurai/Ninja também é ótima. Muitas ideias nos comentários são, minhas favoritas são: Bárbaro/Druida, Druida/Ranger, Swashbuckler/Bardo. Já aderi ao conteúdo, e espero ansioso pelas continuações!

  8. Cavaleiro Morto disse:

    Gente atualizei o post, mudanças na escrita, acrescentei os talentos do samurai/ninja e dois exemplos de talentos mais abertos.

Deixe uma resposta