Ícone do site RPGista

Concurso Alphaversos 2018 #3º – A Floresta Negra

Em meio a vastidão, cidades-estados lutam para sobreviver aos horrores vindos da floresta que as cercam. O que muitos não sabem é que os monstros não estão apenas atrás das muralhas, mas maquinando dentro delas… Prepare-se para enfrentar os perigos da Floresta Negra, um cenário de horror gótico, e nosso 3º colocado no Concurso Alphaversos 2018!


Autor: Felipe Soares (Oliveira – MG). Temas: disputa de território, traição, construtos.

Resumo: Um mundo de horror gótico cercada por uma floresta inescapável, onde seres humanos são caçados pelas hordas da noite. Apenas a Legião de Bronze, o exército mecânico do Grande-Lorde Atcherberg garante a sobrevivência da humanidade, mas a medida que ele se aproxima da morte os lordes da Floresta Negra lutam pelo controle de suas forças e o domínio da humanidade… Se algo restar dela.


A Floresta Negra

“Um brinde á um novo mundo de deuses e monstros”
Dr. Pretorius, “A Noiva de Frankenstein”

Em algum lugar há uma gigantesca floresta de pinheiros.

Ninguém sabe o que há depois dela. Ela se estende por quilômetro após quilômetro. Muitos tentaram encontrar o que existe além dela, e os relatos de sobreviventes contam sempre as mesmas coisas: Ainda mais árvores e ainda mais monstros.

Hic Sunt Dracones.

Mortos vivos, predadores impossíveis, bruxas, espíritos vingativos, fadas traiçoeiras, bestas vestindo a pele de homens, deuses famintos e aberrações de além da imaginação. Até as próprias árvores criam gosto pela carne humana a medida que alguém se aprofunda na Floresta Negra.  

E no centro desta floresta existe Heiligtum, a grande e talvez última civilização dos mortais, formado por grandes cidades semi-independentes e todos os vilarejos indefesos pelas estradas que as ligam. Os habitantes de Heiligtum aprenderam a apreciar suas muralhas e a manter distância da floresta cheia de horrores.

Mas no último século os monstros se recusaram a se manter distância. Eles não só passaram a atacar as cidades de Heiligtum, como se organizaram: Hordas de mortos rastejantes, matilhas inteiras de homens-feras, enxames de espectros devoradores de vida, rios de horrores submarinos e a ocasional gangue de espantalhos mal intencionados. A humanidade foi salva apenas quando Atcherberg, um mestre das filosofias naturais, apresentou seu exército de homens-mecânicos.

Frotas de soldados mecânicos lutaram contra os horrores, movidos á engrenagens e armados com o poder da pólvora. Inventividade ganhou sobre o pesadelo, Heiligtum sobreviveu e Atcherberg se tornou o novo Lorde-Governante de todas grandes cidades.

Chegam então os dias atuais. Atcherberg está em seus últimos anos de vida, sem herdeiro e sem nunca ter dividido o segredo por trás de seus homens-mecânicos. Os Sete Lordes das cidades sabem que sua morte trará caos para Heiligtum, praticamente exibindo sua garganta desprotegida aos dentes da Floresta Negra. Começa então a estação da intriga: Ameaças implícitas, alianças secretas, planos contados á sussurros em corredores vazios, espionagem em todas as suas formas conhecidas e obscuras, assassinos espreitando por telhados e promessas quebradas.

Mas nem todas as peças do tabuleiro são movidas por mãos humanas. Algumas jogam não pelo controle do tabuleiro, mas para vê-lo queimar. A Floresta Negra não está apenas de fora do portão.

Hic Sunt Dracones.

As Sete Cidades

Strabenstadt: A capital de Heiligtum, governada diretamente pelo Grande-Lorde Atcherberg. A maior e mais segura das sete cidades, se encontra numa encruzilhada em meio á todas as outras e é o maior ponto de comércio por terra. Também é o centro de todas as intrigas e o primeiro lugar a ser contestado caso comece uma guerra entre os lordes.

Waldstadt: Das sete cidades, esta é a que se encontra na parte mais profunda da Floresta Negra, e também a mais protegida. Fonte de madeira e caça. Cercada por enormes muralhas sempre sobre vigília. Origem da Ordem do Morcego, organização de caçadores de monstros. Governada por lorde Buhr.

Seestadt: Cidade no centro de um grande lago. Grande ponto de comércio graças aos cinco rios que a cercam, assim como centro de contrabando em Heiligtum e as gangues que o mantém. Governada pela senhora Dreier.

Bergstadt: Cidade entre as grandes montanhas de Heiligtum. Fonte de metais e indústria, assim como fonte de toda a Legião de Bronze, se encontrando constantemente coberta por fumaça e cercada de soldados mecânicos. Governada pela senhora Foth.

Schwarzestadt: A menor das sete cidades. Um local simples e pouco protegido, mas que nunca sofreu ameaça de monstros ou invasores. Não é grande fonte de exportação, mas é de onde os melhores assassinos são treinados. Governado pelo lorde Frei.

Geiststadt: Uma cidade construída sobre uma série de túneis. Seus edifícios estão sempre a afundar na terra, levando novos a serem construídos a cada década e a formação de “cidades subterrâneas”. Maior fonte de metais e gemas preciosas. Governado pela senhora Geier.

Tierstadt: A mais antiga de todas as cidades, adjacente ao maior espaço de agricultura de toda a Floresta Negra e maior fonte de comida de Heiligtum. Há uma grande presença de lobisomens na área, mas seu governante Lorde Gotti se recusa a deixar a Ordem do Morcego investigar, acusando os de tentar tomar o poder da cidade.

A Legião de Bronze

O exército de homens mecânicos construído para lutar contra as hordas de monstros. Em sua maior parte são máquinas humanoides semi-conscientes, capazes de raciocínio rápido durante batalhas e de interpretar ordens, mas sem vontade própria além de obedecer seus comandantes. A medida que envelhecem eles adquirem vontade própria e até sentimentos, se tornando Veteranos, mas eles não têm quaisquer direitos sob as leis de Heiligtum.

NPCs Importantes

Grande Lorde Atcherberg, inventor da Legião de Bronze e Grande-Lorde das sete cidades. Homem excêntrico e arrogante que se recusou a escolher qualquer herdeiro ou dividir o segredo da construção da Legião de Bronze. Secretamente planeja transferir sua mente para um corpo mecânico e reinar por Heiligtum pela eternidade.

Lorde Bohr, Governador de Waldstadt. Homem fanático pela destruição do mal e líder dos caçadores de monstros da Ordem do Morcego. Acredita ser o único capaz de defender Heiligtum dos perigos da Floresta Negra.

Senhora Dreier, Governadora de Seestadt. Líder de gangue que subiu até o controle da cidade através de uma trilha de sangue e traição. Controla a maior rede de espiões de toda Heiligtum.

Senhora Foth, Governadora de Bergstadt. Engenheira fiel a Atcherberg, acreditando que ele não só tem um plano como tem o melhor de Heiligtum em mente. Pretende destruir todos os outros lordes para defendê-lo.

Lorde Frei, Governador de Schwarzestadt. Mestre assassino que troca serviços de seus alunos em troca da promessa de neutralidade de sua cidade. Secretamente uma criatura da Floresta que veste o rosto de um ser humano.

Senhora Geier, Governadora de Geistsadt. Uma vampira líder de um grupo que se esconde nos túneis sob a cidade.

Lorde Gotti, Governador de Tierstadt. Um lobisomem que pretende espalhar sua maldição por toda a sua cidade e então liderar sua grande matilha em uma cruzada contra a civilizaçào.

O Liberador. Um dos primeiros homens mecânicos e o veterano mais velho da Legião de Bronze. Planeja reunir um grupo de iguais para tomar território próprio para a Legião.

A Bruxa da Floresta. Cuidado garoto, alguns segredos não são para seus olhos.”

Você está preparado para enfrentar os horrores que espreitam a floresta?

Regras

Material do livro básico. Tecnologia limitada ao nível pré-vitoriana, com armas de pólvora negra (mas não revólveres ou semelhantes). Raças como elfos, anões e orcs não são permitidos, mas os personagens podem ser criaturas monstruosas. Magia é limitada á magia branca e elemental.

Use quaisquer regras de medo e insanidade a que tiver acesso.

Sugestão de Personagens

? Um caçador da Ordem do Morcego, andando por aí lutando contra o mal.

? Um veterano da Legião de Bronze, procurando por liberdade para si e seu povo.

? Um espião de um dos lordes, usando de suas aventuras para espalhar a influência de seu rei.

? Um amaldiçoado, marcado pela essência de um monstro, tentando manter sua humanidade enquanto é odiado por todos.

? Um monstro disfarçado, sabotando a humanidade enquanto finge trabalhar para seu bem.

Ganchos de Aventura

? O grupo se encontra preso em uma vila sitiada por mortos-vivos, enquanto alguém tenta sabotar as defesas locais.

? Vítimas de assassinato são encontradas com marcas de punhos de metal, e um veterano da Legião de Bronze pede ao grupo para provar sua inocência.

? Um jantar entre nobres é interrompido por espectros. Estes dizem terem sido vítimas de um dos presentes, e irão matar todos se o culpado não for revelado em breve.

? Um membro importante de uma vila tem recebido cartas de ameaças escritas a sangue. Ele nota também que são todas escritas com sua letra.

Antagonistas

Todos os monstros de origem sobrenatural são permitidos (apenas evite qualquer coisa ligada à tecnologia moderna): De Vampiros e lobisomens, passando por goblins e gnolls, á abominações cósmicas e elementais. Hic Sunt Dracones.

Para Inspirar

Bloodborne, Castlevania, Over The Garden Wall, Van Helsing, Pacto dos Lobos, Gravity Falls, todos os filmes de monstros clássicos da Universal (Drácula, Frankenstein, O Lobisomem e semelhantes).


Avaliação

A Floresta Negra traz um cenário de horror gótico, com muitas referências aos monstros clássicos da literatura e  cinema, amarrando bem todos os temas escolhidos. As regras foram o ponto fraco: mencionou, mas não forneceu ou referenciou quaisquer regras para insanidade e medo (disponíveis em forma de Desvantagens no Manual Básico, por exemplo), além de não fornecer nenhuma ficha de antagonista.

Todos concordaram que o texto está bem escrito, conseguindo transmitir o clima do cenário e fornecendo muita informação para ajudar o mestre a movimentar a trama; em parte graças ao estabelecimento de um bom elenco de NPCs (assim como no 4º colocado). A Floresta Negra foi o último cenário inscrito no concurso, faltando pouco minutos para o fim do prazo, e uma grata surpresa para todos os jurados ao final das avaliações.

? Presença dos Temas: 9,75  Presentes e bem aproveitados, combinados de forma criativa e significativa.– BURP.

? Uso das Regras: 7,75 Faltou trabalhar um pouco esse aspecto– Armageddon. As regras de medo e insanidade são curtinhas, poderiam ter sido incluídas (…) Por fim, faltaram as fichas para os antagonistas.– Oriebir

? Aspectos Gerais: 9,75 Bastante oportunidade de combate do lado de fora e intrigas ocorrendo no cerne” – Armageddon. Gostei da ideia do monstro infiltrado e disfarçado (…) Funciona e tem muitas boas ideias.” – Lancaster.

# MÉDIA FINAL: 9,1 (3º colocado, decidido pelos critérios de desempate) #

A avaliação completa de “A Floresta Negra”, com comentários e sugestões de todos os jurados, encontra-se na página 2.


O texto do minicenário passou por uma revisão rasteira e padronização no formato para serem publicados no blog. Você pode ler o texto como foi submetido e avaliado neste link.

A ilustração usada no banner deste artigo pertence a Jambô Editora. A medalha usada no banner foi obtida na freepik. A imagem interna foi obtida no pxhere.com

Avaliação Completa – A Floresta Negra

Presença dos Temas: 9,75

Lancaster: Os temas são disputa de território, traição e construtos. Os elementos estão equilibrados aqui e funcionam.

BURP: Presentes e bem aproveitados, combinados de forma criativa e significativa.

Oriebir: Os três temas estão muito bem amarrados.

Armageddon: Todos os três temas estão aqui amarradinhos.

Uso das Regras: 7,75

Lancaster: É sempre bom quando o jogador sabe o que quer — é um jogo sobre humanos enfrentando monstros clássicos do horror gótico. As regras funcionam nesse sentido, simples assim e sem mais. Poderia ter chegado facilmente a um 9 ou 10, mas as regras exigem a figura descrita do antagonista — e isso comprometeu seriamente seu desempenho.  

BURP: Criação de personagens bem estabelecida, com restrições pontuais que colaboram com o clima do cenário. Talvez tenha faltado especificar quais são as “raças monstruosas” a que os jogadores têm acesso, e especificar a qual tipo de construto os membros da legião de bronze correspondem, já que é uma das sugestões de personagens. Mas deixar as regras de medo e insanidade a “qualquer uma que o mestre tenha acesso” parece um pouco com preguiça – até porque dava pra indicar e fazer ajustes pontuais a regras que já existem no Manual Básico (desvantagens) e do Defensor (Mácula).

Oriebir: Sobre as regras, fiquei em dúvida sobre quais vantagens únicas podem ser escolhidas para representar os monstros e membros da Legião de Bronze. Se a intenção é deixar livre para todas as possibilidades, isto poderia ser especificado. Além disso, poderiam ter sido dados exemplos de regras para Medo e Insanidade existentes (no Manual do Defensor, por exemplo; é preciso lembrar o caso do leitor que quer mestrar o cenário, mas só tem acesso ao Manual Básico). Por fim, faltaram as fichas para os antagonistas. Poderiam haver ao menos as fichas dos monstros mais usualmente encontrados, um legionário de bronze padrão e um espião infiltrado. O Manual dos Monstros poderia ser indicado para o mestre que busca novas criaturas. Apesar desses apontamentos, ainda é possível ao leitor-mestre interessado desenvolver esses elementos.

Armageddon: Faltou trabalhar um pouco esse aspecto, apesar de indicar ao narrador o que não fazer, também não deixou claro até onde ele pode ir. As regras de medo e insanidade são curtinhas, poderiam ter sido incluídas (ou no mínimo referenciadas).

Aspectos Gerais: 9,75

Lancaster: É um universo misturando elementos de horror gótico e intriga política, focado nos personagens humanos apesar dos ecos de outros cenários. Os ganchos são bons. Achei que a presença do Amaldiçoado (que me lembra o Accursed de Savage Worlds) não compromete, mas é desnecessária quando o forte são personagens sem capacidades realmente especiais. Por outro lado, eu gostei da ideia do monstro infiltrado e disfarçado, prejudicando os demais personagens pelas costas. Funciona e tem muito boas ideias.

BURP: Um cenário bem concebido, com um clima próprio, um tema interessante e que dá vontade de jogar, e uma linha narrativa clara para servir de base a uma campanha. A linguagem poderia estar menos pretensamente rebuscada em alguns pontos, mas há quem dirá que faz parte da ideia de uma fantasia gótica.

Oriebir: Gostei bastante do mini-cenário e fiquei muito interessado em jogar. O texto, apesar de erros ocasionais, é bastante claro e objetivo, conseguindo transmitir uma quantidade considerável de informação em um espaço pequeno, e ainda passar o clima de fantasia sombria (eu pude vislumbrar Over the Garden Wall antes de ler as inspirações). Muito bem amarrado.

Armageddon: Um cenário bem divertido e fechado em si mesmo, com bastante oportunidade de combate do lado de fora e intrigas ocorrendo no cerne. Fiz um paralelo com vários outros cenários na mesma pegada de pontos de luz, e todos são bem divertidos.

Nota Final: 9,1

Sair da versão mobile