Concurso Alphaversos 2018 – Cronograma de Resultados e Avaliações

E finalmente nos aproximamos do final do Concurso Alphaversos 2018 de criação de cenários para 3D&T (respira). Neste projeto piloto do blog RPGista, tivemos 25 mini-cenários inscritos, produzidos durante o Carnaval. Nossos jurados terminaram as avaliações e está chegando a hora de sabermos quem se sagrará campeão e levará dois PDFs e uma paçoca para casa!

mas primeiro…

Dos 25 inscritos, três foram desclassificados — dois por enviarem após o prazo, e um por não incluir todas as seções obrigatórias (Terra do Sol Nascente, que chegou a ser incluído entre os participantes) — Como o objetivo aqui é compartilhar e divulgar material pro 3D&T, todos eles devem aparecer no blog após o concurso, então fiquem ligados 😉

Pois bem, as notas e avaliações de 22 mini-cenários ainda é coisa pra caramba pra publicar e preparar. Por conta disso, resolvemos dividir a divulgação dos resultados e avaliações em duas fases:

1ª Fase: A publicação das notas e avaliações dos cenários abaixo da 10º posição será feita em grupos de três cenários. Com o resumo de cada um, link para o PDF submetido e avaliações resumidas e completas.

2ª Fase: Os cenários do Top 10 serão publicados em artigos individuais, seu texto será revisado e suas avaliações estarão no final do artigo. O vencedor do concurso e vice-campeão serão revelados no dia 05/07, quando entraremos em contato para acertarmos a entrega da premiação.

  • 10º colocado – 25/06
  • 9º colocado – 26/06
  • 8º colocado – 27/06
  • 7º colocado – 28/06
  • 6º colocado – 29/06
  • 5º colocado – 02/07
  • 4º colocado – 03/07
  • 3º colocado – 04/07
  • 1º e 2º colocados – 05/07

Avaliações

Os jurados avaliaram os mini-cenários a partir de três critérios, que receberam notas, e cuja média resulta na nota final.

? Presença dos Temas: O quão bem os temas escolhidos pelos autores foram usados e incorporados no mini-cenário.

? Uso das Regras: O quão bem os autores souberam usar as regras oficiais do 3D&T Alpha em benefício do mini-cenário, podendo adicionar novas regras (se necessário), ou referenciar regras de suplementos (não obrigatório). A construção das fichas dos antagonistas também conta neste critério.

? Aspectos Gerais: Avalia o impacto e impressão geral que o cenário deixou nos jurados, bem quão seu potencial e se os instigou a jogar. A escrita e organização do texto também influem nesse critério.

Em caso de empate na nota final, a maior nota em “Presença dos Temas” será usada como critério de desempate, seguida das notas de “Aspectos Gerais” e “Uso de Regras”, nesta ordem. Se o empate persistir, a decisão será resolvida numa batalha pokémon.

Bastidores

Não foi fácil encontrar uma fórmula para dar conta do trabalho de publicação, divulgar os resultados e tentar divulgar os mini-cenários participantes o máximo possível (que é o objetivo principal aqui). O modelo escolhido remete parcialmente ao tradicional Concurso Faça Você Mesmo (FVM), de RPGs indies, que foi a principal inspiração para o Alphaversos.

Espero que esse modelo funcione e não mate ninguém de ansiedade! De qualquer modo, ao final do concurso avaliaremos o que funcionou e o que pode ser melhorado.

Decidimos publicar os comentários e sugestões dos jurados na íntegra, algo que ainda estou um tanto receoso… Espero que a comunidade saiba encarar quaisquer notas e críticas na esportiva, pois elas foram feitas com o objetivo de identificar problemas e encorajar melhorias. No final das contas, o concurso é apenas uma brincadeira.

Ah! O concurso não acaba no dia 05/07! Ainda devemos fazer um PDF com todos os cenários participantes (promessa do CF), e projetos relacionados podem surgir. Fiquem atentos! 😉


Veja também:

A imagem usada neste artigo pertence a Jambô Editora.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta