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O Universo da Frota Estelar

Não é Star Trek!
Mas é quase. Poderia ser. Meio que é. It’s complicated!
O Universo da frota Estelar tem sua origem em um livro publicado em 1975, que foi um forte fator em resgatar Star Trek do esquecimento e originar a cultura nerd: o Star Trek Star Fleet Technical Manual de Franz Joseph. Star Trek havia sido cancelada em 1969, e a Paramount estava pronta para dar a Star Trek o mesmo destino que tiveram outras séries e FC dos anos 60, largando a série para reprisar no formato de syndication e recuperar os custos da produção, caríssima para a época. Durante esse tempo como um show syndicated, Star Trek começou a se tornar popular e cult. No intervalo entre o fim da Série Original (TOS) e o primeiro filme (TMP), quase tudo que o público consumia de Star Trek era material gerado por fãs. E nesse limbo surgiu o Starfleet Universe.
O livro de Franz Joseph foi escrito como se fosse uma coleção de documentos que teriam sido vazados durante os eventos do episódio Tomorrow is Yesterday, quando a Enterprise vai parar em 1969. Os documentos vazados mostram muitas coisas nunca vistas antes sobre o universo de Star Trek como era então: Artigos da Federação, bandeiras de nações estelares, diagramas de bases espaciais, uniformes, mapas da galáxia, detalhes de cada nave da federação e cada prop usada na série.
Parte dos fãs de ficção científica da época era também fãs de wargames, o mesmo público que originou o RPG. E a oportunidade de simular combates entre as naves espaciais da Federação, Klingons, e Romulanos era sedutora demais para passar em branco. Baseado em wargames de batalhas navais da Segunda Guerra, Steve Cole e Allen Eldridge montaram um sistema de combates espaciais baseado em toda informação que puderam achar sobre as naves de Star Trek, ou seja, principalmente do livro de Franz Joseph.
federationfleet
E ao lançar o jogo eles conseguiram os direitos para usar o universo Star Trek de então, com todos elementos da Série Clássica, da Série Animada, e do Technical Manual, por um prazo indefinido. Isso possibilitou que eles sempre pudessem lançar produtos do Starfleet Universe, mesmo que produtos oficiais concorrentes fossem lançados pela Paramount. Com algumas ressalvas! Nem o nome Star Trek, nem a nave Enterprise ou a tripulação, Kirk, Spock, McCoy, etc. e todo material gerado depois, os filmes, as novas séries, os outros livros e universo expandido, fazem parte da licença. Ou seja, assim como o novo universo criado por JJ Abrams, o Starfleet Universe divergiu da linha temporal de Star Trek Prime.

O Jogo

Ou melhor, jogos. O Starfleet surgiu para dar um contexto ao jogo de batalhas espaciais Starfleet Battles, mas de posse de uma licença que se provou tão popular, a Amarillo Design Bureau não parou apenas no wargame, lançando também um RPG: Prime Directive, hoje com as regras do GURPS 4e, um cardgame: Star Fleet Battle Force, um jogo de estratégia: Federation & Empire, e cinco(!?) wargames: O Starfleet Battles Original, uma versão simplificada e mais rápida, Federation Commander, uma adaptação do Stararmada da Majestic12 games: Starmada: The Admiralty Edition  e uma adaptação do A Call to Arms, originariamente desenhado para o RPG de Babylon 5: A Call to Arms: Star Fleet e um wargame de combate entre tropas terrestres: Star Fleet Marines. Até mesmo video games usaram as regras de Starfleet Battles, como Star Trek: Starfleet Command e Star Trek: Klingon Academy.

O sistema de Starfleet Battles é bem complexo, cada nave com dezenas de sistemas, cada sistema podendo sofrer danos e ser ativado separadamente, com escudos de força com várias faces e níveis de poder e muitas armas diferentes com diversos efeitos. Batalhas entre grupos de poucas naves podem tomar um dia inteiro, enquanto os oponentes decidem a alocação de energia para cada sistema em cada turno. Para que o sistema não seja dividido em turnos que não acabam nunca para cada jogador, os turnos são divididos em impulsos, e cada jogador alterna decisões durante o turno sem ficar esperando o outro terminar a vez dele. Cada uma das facções tem suas próprias naves, armas exclusivas e táticas próprias.

O Universo

Starfleet battles se passa em uma galáxia (galáxias, até!) muito mais conturbada do que a das séries de TV. Como a série clássica nunca definiu em que época se passava (as datas vieram depois, com os filmes) o primeiro contato com os Vulcanos no Starfleet Universe se dá em meados de 2400, e após disso a história do universo se desenvolve em dezenas de guerras por recursos e território, contra as várias espécies e impérios do setor Alpha da galáxia: os Romulanos, os Klingons, os Gorn, os Kzinti… E além das guerras entre os poderes do setor alpha, não faltam intrigas e outros panos para aventuras quando o setor tem Piratas de Orion, alianças de racças como o Interstellar Concordium (que é exatamente a mesma coisa que os Xindi de Enterprise: uma aliança de raças espaciais aquáticas, insectoides, primatas e outras) ruínas de civilizações precursoras esquecidas e seres de energia superpoderosos que podem simplesmente pegar quaisquer duas naves de nações opostas (ou aliadas, tanto faz!) para lutarem entre si em seus jogos inescrutáveis.

Como se não bastassem os perigos nativos, as civilizações do seto ainda tem que se unir para enfrentar uma invasão da galáxia vizinha. Os Andromedanos são misteriosos, nunca foram vistos, e sua frota dirigida por robôs é uma ameaça cuja tecnologia é muito superior ao das civilizações do setor alpha.
O resultado dessa história conturbada é uma galáxia muito mais aventuresca. Com um clima comparável com o do intervalo entre as duas Guerras, grandes impérios galáticos estão se reerguendo, novas tecnologias bélicas estão sendo desenvolvidas pelas grandes nações estelares. Após a guerra contra os Andromedanos as nações há pouco aliadas estão novamente fazendo demonstrações de força uma para as outras, ao mesmo tempo que a tecnologia de transporte capturada abre setores antes inexplorados da galáxia para novos contatos, e com naves produzidas para a guerra sendo vendidas como sobras pelos governos, qualquer grupo de aventureiros pode se envolver em aventuras interestelares!

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