Ushuu Senshi Galak-Z 3D&T

GALAK-Z-coverGalak-Z: The Dimensional (ou Ushuu Senshi Galak-Z – o Soldado Espacial Galak-Z) é um joguinho de ação espacial resenhado aqui recentemente. Muito calcado na nostalgia, ele faz uma homenagem muito sincera aos animes de ficção científica da década de 1980, em especial Macross/Robotech.
Mesmo com um cenário simples, abusando de estereótipos e clichês (sem os quais não seria uma homenagem muito eficiente), ele possui uma ambientação bastante divertida para aqueles que partilham das mesmas referências. Além de tudo, ainda se presta muito bem para uma campanha de RPG espacial, ainda mais com o 3D&T, que já possui na simplicidade um dos seus motes fundamentais.
Abaixo segue, assim, tudo o que você precisa para transformar esse mote em uma campanha em potencial, incluindo o gancho inicial, regras especiais e descrição de personagens.
À Deriva
Sob ordens do Imperador Eterno, quinze Barões imperiais já tentaram conquistar a Terra e falharam. O décimo sexto atualmente comanda a maior frota de naves e cruzadores já enviada; e a única coisa que se mantém entre ele e o planeta é o vasto território dominado pelos Saqueadores do Vácuo, um conjunto de piratas espaciais enlouquecidos.
Também se encontra no território dos saqueadores a USS Axelios. Este cruzador terrestre da UENA – a United Earth Nations Association (ou Associação das Nações Unidas da Terra) – foi atacado por tropas avançadas imperiais, e a sua tripulação dizimada. Com apenas um piloto sobrevivente (ou, em uma campanha de RPG, um pequeno esquadrão de pilotos), ele agora deve sobreviver em meio a saqueadores, tropas imperiais e perigosos insetos espaciais, enquanto busca um meio de retornar ao planeta natal e, se for possível, impedir a invasão iminente!
Pontuação e Campanhas
Uma campanha de Ushuu Senshi Galak-Z pode começar com personagens Lutadores, de 7 pontos. Todos deverão ter a vantagem Aliado, representando o seu caça de combate (se você possuir o livro Brigada Ligeira Estelar, pode considerar o caça como um Aliado Gigante). Patrono não é necessário – embora façam parte da marinha espacial da UENA, os personagens perderam contato com ela no ataque dos imperiais, e não podem receber os benefícios dessa associação.
Você também pode adotar uma regra alternativa para a vantagem Aliado: ao invés de estar um nível abaixo dos personagens, considere que ela está um nível acima. Ou seja, com personagens Lutadores, os caças serão, na verdade, Campeões (10 pontos), e não Novatos. Afinal, são eles os verdadeiros astros aqui, e não é esperado que os pilotos os abandonem com muita frequência (salvo uma ou outra missão especial que você quiser inventar em uma aventura).
As aventuras podem ser bastante diversas: invasões de bases piratas, captura/destruição de satélites imperiais, busca de recursos em asteroides ocos infestadas por insetos espaciais… O jogo original é um roguelike espacial, em que você deve explorar dungeons espaciais atrás de upgrades e dos seus objetivos; assim, você pode aproveitar o modelo de aventura mais básica do RPG: a exploração de masmorras, apenas fazendo-a de dentro das naves dos jogadores. Se quiser, no entanto, pode explorar melhor o cenário apresentado, incluindo intrigas e negociações com saqueadores espaciais e oficiais imperiais.
galakz-dogf
Dogfighting
Em um combate de 3D&T, os personagens sempre tem direito a realizar um movimento e uma ação. Enquanto a ação quase sempre é realizada (uma vez que você precisa gastá-la para atacar), a falta de opções de movimento costuma fazê-los passarem desperdiçados com bastante frequência.
Em um combate de caças, no entanto, esses movimentos são fundamentais: as naves simplesmente não podem parar, levadas pela inércia dos seus propulsores, e estão constantemente manobrando e buscando posições vantajosas para atirar. Assim, o piloto sempre tem a opção de realizar uma das manobras abaixo, antes ou depois de atacar, para receber um pequeno bônus nas suas jogadas.
Usar uma dessas manobras sempre gasta o movimento do personagem na rodada. Caso possa realizar mais de um movimento (por exemplo, com a vantagem Aceleração), poderá também realizar mais de uma manobra, somando os bônus. No entanto, não é possível realizar a mesma manobra duas vezes na mesma rodada.

  • Ataque frontal. A nave avança frontalmente contra o inimigo, atacando-o sem se preocupar com manobras evasivas. O ataque possui FA+2, mas a nave terá um redutor de FD-2 até a próxima rodada.
  • Circular. A nave utiliza propulsores laterais para se deslocar para o lado, circulando a nave inimiga e fugindo da sua linha de tiro. Caso a nave inimiga tente atacar o personagem, receberá um redutor de FA-1.
  • Cobertura. A nave manobra próximo a um companheiro, diminuindo a área de tiro contra ele. Escolha um aliado; ele receberá um bônus de FD+1 até a sua próxima rodada.
  • Distração. Você tira a atenção de um inimigo, deixando espaço para que um aliado o ataque. O oponente receberá um redutor de FD-1 e -1 em esquivas contra o próximo ataque de um aliado à sua escolha.
  • Flanquear. A nave manobra para atingir o adversário pelo lado, dificultando a evasão. O adversário possui FD-1 e -1 em esquivas contra o seu ataque.
  • Inversão. A nave manobra para inverter a posição com o inimigo, pegando-o por trás. O ataque possui FA+1.
  • Manobra evasiva. Você recua e evita os tiros adversários. Até a sua próxima rodada, você tem FD+1 e +1 em jogadas de esquiva.

Manobras avançadas. Você pode considerar que as manobras acima são realizadas com testes Fáceis da especialização Pilotagem (presente nas perícias Esporte e Máquinas). Isso quer dizer que um personagem que possua a especialização não precisa de testes, e apenas gasta o movimento para receber o bônus; enquanto alguém que não a possua deverá passar primeiro em um teste de H-1. Mas se quiser, um personagem também pode tentar uma manobra mais arriscada, aumentando a dificuldade.
Uma manobra avançada requer mais esforço do que uma manobra comum: o personagem deve gastar a rodada completa, usando tanto o movimento como a ação. O teste passa a ser considerado Médio; caso tenha sucesso, você pode usar o valor rolado no dado como um bônus na sua próxima jogada de FA ou FD, concedê-lo na próxima jogada de um companheiro à sua escolha, ou impô-lo como redutor na próxima jogada de um adversário. O modificador obtido deve ser usado no máximo até a sua próxima rodada; não é possível acumular o bônus de várias manobras avançadas.
Por exemplo, um personagem com H3 e a especialização Pilotagem realiza uma manobra avançada; digamos que ele quer manobrar em meio a um campo de asteroides, para confundir e desviar dos inimigos que o estão perseguindo, buscando posições melhores para atirar. Ele rola um 2; assim, pode receber um bônus de +2 na sua próxima jogada ou concedê-lo na de um companheiro, ou impor um redutor de -2 na próxima jogada de um adversário. Note que o modificador máximo que ele poderia obter é +/-4, uma vez que um teste Médio é feito com H+1: se rolasse um 5 ou 6 no dado, o teste seria uma falha, e a manobra não teria efeito.
Um adversário sempre tem o direito de realizar uma esquiva para evitar ser afetado por uma manobra avançada.
Galak-Z-nave
Personagens
A-Tak (8 pontos, Ningen)
F0 H3 R1 A0 PdF1 5 PVs 5 PMs
Vantagens/Desvantagens: Aliado (Galak-Z), Esporte, Código de Honra dos Herois.
Último piloto da USS Axelios, A-Tak sobreviveu a um ataque da armada imperial ao subir em um caça experimental e partir para o combate. Possui uma personalidade ousada, não tendo medo de arriscar manobras perigosas ou realizar missões que pareçam impossíveis. Também possui um desgosto bastante intenso por insetos, incluindo os do tipo espacial.
Galak-Z (12 pontos, Sugoi)
GZ-1 Fighter (forma nave)
F0 H0 R2 A1 PdF2 10 PVs 10 PMs
Vantagens/Desvantagens: Mecha; Aceleração, Arena (espaço), Ataque Especial (PdF – Amplo, Teleguiado), Forma Alternativa.
GZ-EX Mech (forma robô)
F2 H0 R2 A2 PdF0 10 PVs 10 PMs
Vantagens/Desvantagens: Mecha; Ataque Especial (F), Ataque Especial (PdF – Paralisante), Reflexão, Forma Alternativa.
Galak-Z é um caça experimental da USS Axelios, com diversas capacidades ainda não totalmente testadas. Possui duas formas de comando: no formato caça possui maior velocidade e manobrabilidade, e pode disparar uma saraivada de mísseis teleguiados; já na forma de mecha de combate possui maior força física, podendo rebater tiros com o seu sabre de energia e capturar objetos e inimigos com um gancho retrátil.
Beam
Última oficial viva da USS Axelios, que faz contato com A-Tak através do rádio e o guia de volta à nave, e então pelo espaço até encontrarem um caminho de volta à Terra.
Crash
Mecânico de naves e velho conhecido de Beam. Em troca de peças recolhidas de naves e criaturas abatidas, pode realizar upgrades e modificações nas naves dos personagens.
Almirante Akamoto
Grande herói da marinha espacial terrestre, cujo cruzador desapareceu durante um combate aos imperiais.
Imperiais
Súditos do Imperador Eterno, têm como objetivo a conqusita da Terra e escravização da sua população. Muitas de suas naves são pilotadas por escravos, comandados por oficiais ligados à nobreza.
Saqueadores do Vácuo
Piratas espaciais enlouquecidos pela exposição à radiação, que dominam e aterrorizam um vasto território entre a Terra e o Império. Lendas falam da existência de um poderoso Rei Pirata, cuja base ficaria em uma caverna interna de um enorme asteroide.
Insetos Espaciais
Seres espaciais que se alimentam de metal, atacando naves de qualquer agremiação. Incluem desde pequenos besouros, aranhas sorrateiras, até o lendário Presas Brancas, uma enorme centopeia espacial conhecida por derrubar cruzadores inteiros.
galakz-imp

Você pode gostar...

Deixe uma resposta