Ícone do site RPGista

3º Concurso Hydra de Literatura Fantástica

Já estão abertas as inscrições para o 3º Concurso Hydra de Literatura Fantástica, que levará um autor nacional do gênero para ser publicado nos Estados Unidos! Confira o release oficial abaixo.
Anunciada a terceira edição do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira
05 de outubro de 2015
A revista norte-americana Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show (IGMS) e os websites brasileiros A Bandeira do Elefante e da Arara e Universo Insônia se uniram mais uma vez para levar o melhor da ficção especulativa brasileira para os leitores de língua inglesa do mundo inteiro, através da terceira edição do Concurso Hydra de Literatura Fantástica Brasileira.
Um painel de juízes brasileiros selecionará três finalistas entre os contos de literatura fantástica publicados no Brasil em 2013 e 2014. Orson Scott Card, um dos autores mais vendidos do mundo da ficção especulativa e Edmund R. Schubert, editor da IGMS, vão escolher o vencedor entre os finalistas. Os três finalistas terão seus contos traduzidos para o inglês e o vencedor receberá publicação remunerada na revista Intergalactic Medicine Show. O regulamento do concurso está disponível no endereço: http://universoinsonia.com.br/hydra3.
Edmund R. Schubert, editor da IGMS diz: “Eu realmente olho para a frente cada vez que este concurso é realizado e sou grato a Christopher e Tiago por todo o trabalho duro que fazem para torná-lo possível. Orson e eu ficamos com a parte fácil, a divertida leitura dos contos finalistas. Com o crescente número de autores internacionais que vêm ganhando atenção nos últimos anos, é uma honra ser capaz de brilhar uma luz sobre o belo trabalho que sai do Brasil”.
A vencedora da segunda edição, Camila Fernandes, teve seu conto “A outra margem do rio”, publicado em inglês na revista IGMS, recebendo remuneração pela publicação e destaque na imprensa internacional. Ela relata: “Ganhar o Hydra em 2014 foi uma alegria inesperada e, claro, uma honra. Graças ao concurso e ao belo trabalho de tradução do Christopher, os autores brasileiros de literatura fantástica têm mais um canal aberto para os leitores do mundo anglófono, que vai muito além dos falantes nativos do inglês. Espero que essa premiação seja entregue a vários colegas por muitos e muitos anos”.
Tiago Castro, publicitário, agitador cultural e editor do site Universo Insônia, atuará outra vez como organizador do concurso. Ele escreve: “As duas primeiras edições do concurso mostraram que o Brasil tem um grande potencial para publicação no exterior. A qualidade dos contos é elevada e está cada vez mais difícil selecionar apenas três finalistas. Fico feliz por fazer parte desse novo capítulo da literatura especulativa brasileira, ajudando os autores a atravessarem a fronteira literária do nosso país”.
Os três contos finalistas serão traduzidos para o inglês por Christopher Kastensmidt, autor da série A Bandeira do Elefante e da Arara; finalista dos prêmios Nebula, AGES e Argus; professor universitário e fundador do Concurso Hydra. Christopher é norte-americano, radicado em Porto Alegre desde 2001.
O nome do Concurso Hydra vem da constelação. Esta constelação com nome de um monstro mítico atravessa a equador celestial, unindo os hemisférios celestiais norte e sul, da mesma maneira que o Concurso Hydra espera juntar os hemisférios norte e sul de ficção especulativa. A constelação Hydra também aparece na bandeira brasileira.
As inscrições estarão abertas de 05 de outubro a 11 de novembro, e todos os autores brasileiros com contos que se encaixam no gênero de literatura fantástica e que foram publicados pela primeira vez nos anos de 2013 e 2014 podem participar. Não existe taxa de inscrição e o vencedor receberá tradução do conto para inglês e contrato de publicação na IGMS, com pagamento padrão da revista.
Sobre Orson Scott Card’s Intergalactic Medicine Show
Fundada em 2005 pelo multipremiado escritor Orson Scott Card, e editada desde 2006 por Edmund R. Schubert, IGMS é uma revista online bimensal premiada que publica contos ilustrados de ficção científica e fantasia, histórias, entrevistas, resenhas e muito mais. Autores vão de profissionais conhecidos como Peter Beagle e David Farland até autores fazendo sua estreia profissional. O site da revista é www.intergalacticmedicineshow.com.
Sobre The Elephant and Macaw Banner
A Bandeira do Elefante e da Arara (The Elephant and Macaw Banner) é uma série internacionalmente premiada de fantasia situada no Brasil do século XVI. As histórias contam as aventuras de Gerard van Oost e Oludara, uma dupla improvável de heróis que se encontram em Salvador. Notícias, arte e informações sobre as referências culturais e históricas podem ser encontrados no site www.ABandeira.org.
Sobre o Universo Insônia
O site Universo Insônia publica artigos, notícias e conteúdo sobre a Cultura Fantástica de forma geral, com destaque especial para a literatura fantástica. O principal objetivo do site é divulgar e apoiar os profissionais da área da cultura fantástica brasileira, mas também trazer conteúdo sobre as diversas produções internacionais. www.universoinsonia.com.br
Dúvidas, esclarecimentos e contato com a organização:
Tiago Castro – concurso.hydra@gmail.com

Sair da versão mobile