Olá. Lembra dos três personagens que criei com Fate Acelerado?. Como eles seriam se fossem personagens de Fate Básico? Bem, um tanto parecidos. Tanto que só precisarei rever façanhas, estresse e mudar de abordagens para perícias!
Pularei o trio de fases pois considero opcional para exemplo. E não deixe de conferir a versão acelerada dos personagens para saber sobre aspectos.
Perícias
Dizem o que se sabe fazer, como em muitos outros jogos. Porém, note que não há combinações clássicas de atributo e perícia. A perícia em Fate seria seu valor final ou um atributo amplo. Há 18 delas em Fate Básico, abrangendo uma grande gama de situações e ambientações. Diferentemente das abordagens, cada perícia não vem associada com todas as quatro ações, mas todas tem superar e criar vantagem por padrão. A maioria têm defender e apenas três tem atacar. Veja mais sobre diferentes formas de lidar com ações aqui.
Perícias são escolhidas através do modelo de “pirâmide”: uma em +4, duas em +3, três em +2 e quatro em +1. As outras ficam em +0. Reveja as abordagens dos personagens para se situar:
Guerreiro: +3: Poderoso; +2: Ágil e Estiloso; +1: Cuidadoso e Sorrateiro; +0: Inteligente. Porte e coordenação em combate. Não muito esperto.
Ladino: +3: Sorrateiro; +2: Ágil e Inteligente; +1: Cuidadoso e Poderoso; +0: Estiloso. Subterfúgio e sagacidade. Discreto.
Mago: +3: Inteligente; +2: Cuidadoso e Poderoso; +1: Ágil e Estiloso; +0: Sorrateiro. NERD. Não engana ninguém.
Então, escolho as perícias mais condizentes. Note o formato de “pirâmide”.
Guerreiro:
+4: Lutar
+3: Vigor, Atletismo
+2: Atirar, Condução, Provocar
+1: Contatos, Percepção, Recursos, Vontade
Ladino:
+4: Roubo
+3: Atletismo, Furtividade
+2: Enganar, Investigar, Percepção
+1: Atirar, Contatos, Ofícios, Lutar
Mago:
+4: Conhecimentos
+3: Contatos, Investigar
+2: Atirar, Recursos, Vontade
+1: Atletismo, Comunicação, Ofícios, Percepção
Façanhas
Hora de usar meus modelos. Acrescentei um para adicionar uma ação à uma perícia que não a possui (atacar/defender). Lembrando, cada personagem tem direito a 3 façanhas iniciais.
+2 ao [ação] com [perícia] quando (ou se) [circunstância ou condição]
[atacar ou defender] com [perícia] quando (ou se) [circunstância ou condição]
Uma vez por sessão, posso [algo incrível/exceção de regra]
Preciso lembrar que as ações são atacar, criar vantagem, defender e superar?
Guerreiro:
São só vocês?: +2 ao atacar com Lutar quando enfrentar 2 ou mais oponentes sozinho.
Bloqueio tático: +2 ao defender com Lutar quando usar escudo contra armas afiadas corpo a corpo.
Carga pesada: +2 ao superar com Vigor quando erguer objetos pesados.
Ladino:
Mão leve: +2 ao superar com Roubo quando furtar objetos.
Passos de gato: +2 ao superar com Furtividade quando andar silenciosamente.
Sabotagem: +2 ao superar com Roubo quando desarmar trancas, cadeados e fechaduras.
Mago:
Barreira arcana: +2 ao criar vantagem com Conhecimentos quando gerar uma proteção mágica num alvo.
Rajada arcana: +2 ao atacar com Atirar quando disparar uma rajada mágica através do cajado.
Bola de fogo: Uma vez por sessão posso atacar com Atirar e afetar a todos numa zona.
Detalhes
Cada personagem começa com 2 caixas de estresse físico e mental, e recebe caixas bônus de acordo com uma perícia relacionada: Vigor para estresse físico e Vontade para estresse mental. Um valor +1 ou +2 concede a terceira caixa. Um valor +3 ou +4 concede a quarta caixa. Consequências ficam como de costume ao criar personagens.
E também cada um começa com recarga em 3, garantindo pelo menos 3 pontos de destino no início de cada sessão. Você pode gastar até 2 pontos de recarga para comprar façanhas na base de 1 por 1.
Ei-los!
Guerreiro(a)
Aspectos
Conceito: Exército de um homem só
Dificuldade: Comigo ninguém pode
Outros: O forte protege o fraco (+ 2 aspectos)
Perícias:
+4: Lutar
+3: Vigor, Atletismo
+2: Atirar, Condução, Provocar
+1: Contatos, Percepção, Recursos, Vontade
Façanhas
São só vocês?: +2 ao atacar com Lutar quando enfrentar 2 ou mais oponentes sozinho.
Bloqueio tático: +2 ao defender com Lutar quando usar escudo contra armas afiadas corpo a corpo.
Carga pesada: +2 ao superar com Vigor quando erguer objetos pesados.
Estresse Físico [ ] [ ] [ ] [ ]
Estresse Mental [ ] [ ] [ ]
Consequências
O Suave (2) | O Moderada (4) | O Severa (6)
Recarga: 3
Ladino(a)
Aspectos
Conceito: Caçador de tesouros e afins
Dificuldade: Será que isso é valioso?
Outros: Faro para tesouro (+ 2 aspectos)
Perícias:
+4: Roubo
+3: Atletismo, Furtividade
+2: Enganar, Investigar, Percepção
+1: Atirar, Contatos, Ofícios, Lutar
Façanhas
Mão leve: +2 ao superar com Roubo quando furtar objetos.
Passos de gato: +2 ao superar com Furtividade quando andar silenciosamente.
Sabotagem: +2 ao superar com Roubo quando desarmar trancas, cadeados e fechaduras.
Estresse Físico [ ] [ ]
Estresse Mental [ ] [ ]
Consequências
O Suave (2) | O Moderada (4) | O Severa (6)
Recarga: 3
Mago(a)
Aspectos
Conceito: Discípulo da Ordem Arcana
Dificuldade: O mundo é bonito, segundo o que li
Outros: Devo ter lido sobre isso (+ 2 aspectos)
Perícias:
+4: Conhecimentos
+3: Contatos, Investigar
+2: Atirar, Recursos, Vontade
+1: Atletismo, Comunicação, Ofícios, Percepção
Façanhas
Barreira arcana: +2 ao criar vantagem com Conhecimentos quando gerar uma proteção mágica num alvo.
Rajada arcana: +2 ao atacar com Atirar quando disparar uma rajada mágica através do cajado.
Bola de fogo: Uma vez por sessão posso atacar com Atirar e afetar a todos numa zona.
Estresse Físico [ ] [ ]
Estresse Mental [ ] [ ] [ ]
Consequências
O Suave (2) | O Moderada (4) | O Severa (6)
Recarga: 3
Até.