Ícone do site RPGista

Cosa Nostra: como criar seu hack pessoal

Em Cosa Nostra, o baralho da lei existe para forçar os jogadores a incluir na narrativa os mais famosos clichês e cenas clássicas dos filmes de máfia, mas é impossível incluir todos elas em apenas 52 cartas. Além disto, filmes de máfia continuam a sair todos os anos, e mais e mais cenas clássicas vão sendo adicionadas ao gênero conforme isto acontece. Desta maneira, é pouco provável que o baralho da lei se mantenha atualizado por muito tempo, e ainda menos provável é que ele continue interessante após algumas dezenas de partidas quando cada carta já tiver sido sacada algumas vezes por cada jogador do grupo.
A maneira mais fácil de ultrapassar este problema é sentar e esperar por novos suplementos e matérias como a que publicamos recentemente aqui no RPGista com novas tabelas para o baralho da lei. Ou você pode fazer um hack pessoal de Cosa Nostra e criar seu próprio baralho da lei totalmente personalizado as necessidades do seu grupo. Criar um baralho da lei parece uma atividade relativamente simples, você pensa em clichês e cenas clássicas que lhe agradam e adiciona estas cenas a uma tabela representando o baralho, isto pode ser feito de maneira aleatória ou você pode seguir a lógica usada no livro básico e em minhas próprias tabelas.
Esta lógica é relativamente simples: os números das cartas representam quão ruim é a situação e o naipe representa a ligação daquela carta com cada uma das Funções Narrativas de Cosa Nostra, além disto, as cartas não numeradas representam personagens específicos dentro de uma família. Assim, espadas tem ligação com a função narrativa Músculos, ouros tem ligação com Negócios, copas com Legitimidade e paus tem ligação com todas as três funções narrativas. Já para as cartas não-numeradas, o valete é ligado ao herdeiro da Família, seja ele um filho ou o atual Sotto Capo. A Dama é ligada a uma mulher de importância para a Família, seja ela uma esposa, amante ou importante associada ou mesmo chefe da máfia (a Cosa Nostra era uma organização tradicionalmente machista, mas ei, se você está fazendo hack, mudar algumas coisas fazem parte da diversão!). O Rei é ligado, obviamente, ao chefão da máfia, o Don. Já o Às é normalmente, mas não necessariamente, ligado ao alto escalão, sendo alguém importante para o futuro da Família, pode ser um capo especialmente talentoso, um consiglieri ou tesoureiro, ou talvez uma operação em particular (a rede de contrabando no porto, por exemplo, a partir da qual todas as demais operações da Família dependem).
O baralho da lei é um dos pontos mais fáceis de se alterar para obter resultados visíveis nas suas partidas de Cosa Nostra, mas ele não é o único. É possível ir um pouco mais fundo e alterar a Estrutura Narrativa. Neste casos, não existe muita lógica com que você possa contar, exceto que toda a Estrutura Narrativa de Cosa Nostra é baseada em O Poderoso Chefão e sua história de nascimento, ascensão e queda da Família Corleone. O trope da ascensão e queda é bastante real, como o mafioso Vincent Basciano já admitiu: “No fim do dia todos nós vamos morrer na cadeia”.
Mas se essa estrutura é baseada num trope real, ela não é a única trope disponível para histórias sobre a máfia. Mais de um mafioso já passou por toda a sua vida sem jamais ser condenado por um crime ou acabar assassinado por concorrentes, embora filmes sobre estes tipos sejam raros. Afinal de contas, onde está o drama em uma carreira perfeita? Por isto é necessário pensar bem no tipo de hack que você quer fazer e no tipo de drama que você quer instigar na sua partida antes de alterar a Estrutura Narrativa. Faça com que tudo seja uma brisa, e seus jogadores ficarão entendiados rápido, transforme tudo numa tormenta, e seus jogadores ficarão desmotivados e irritadiços ainda mais rápido.
Um bom exemplo de uma Estrutura Narrativa diferente costumam ser as histórias orientais envolvendo máfia. Elas raramente falam sobre a queda de uma organização, que são mostradas como estruturas sólidas. Em seu lugar, o foco costumam ser as relações de um ou mais membros específicos de uma Família com o mundo da máfia local, normalmente começando com uma burrada desses personagens e sua jornada para sobreviver retaliação e retornar a um status quo anterior.
O que é Cosa Nostra?
Cosa Nostra é um jogo narrativo sobre a Máfia onde os jogadores, juntos, controlam uma organização criminosa e criam uma memorável história de ambição, violência e glamour nos anos 20 e 30 dos Estados Unidos.
Você pode adquirir o livro básico na loja da Redbox por preços que variam entre R$ 5,00 (apenas o PDF) até R$ 22,90 (combo livro físico + PDF).

Sair da versão mobile