Ícone do site RPGista

Eu quero XP!

wantedposterVamos ao que interessa, os jogadores não atravessaram pântanos fétidos, masmorras úmidas, cidades violentas e as imensidões galáticas por nada, não é? A aventura chegou ao final e agora eles querem a recompensa. Eles querem XP. Diferente de outros sistemas que são muito claros em quanto vale cada monstrinho derrotado em pontos de personagem, Gurps não é tão claro nesse ponto.
Vamos esclarecer, os jogadores querem ser recompensados, mas há vários tipos de recompensa. A maioria deles vai considerar como recompensa apenas o que for dado em pontos de personagem, já calculando quanto falta para comprar aquela vantagem especial ou subir o atributo que eles querem. Alguns vão se sentir recompensados com progressos do personagem, mesmo que não se reflitam em pontos na ficha: dinheiro, avanços nos interesses românticos, progresso na escala social, mistérios do cenário resolvidos, ou até o sincero agradecimento por parte dos NPCs. A minoria vai se sentir realizada simplesmente com o desenrolar da história da campanha. (Como eu, que tinha um PC que só se saia pior do que entrou na aventura, mas como jogador apreciava cada enrascada em que o PC se metia).
Tirando esses pormenores do caminho, voltemos aos pontos de experiência (ou XP, como são chamados em outros RPGs). Eles são uma recompensa, mas o quê exatamente estamos querendo recompensar? É baseado nisso que devemos distribuir os pontos. Se você valoriza interpretação, distribua pontos conforme a atuação dos PCs, se valoriza o jogo, de acordo com as vitórias do grupo, se valoriza a história, de acordo com o progresso da aventura. Agora vamos distribuir:
Participação:

Interpretação:

História:

Conflito:

Todos esses pontos são por aventura, ou sessão, um grupo que se envolveu em dez combates não ganha 10 XP no final da aventura!  Estabeleça também um valor máximo, como 5 ou 7 XP. Eu utilizo 5 XP, mas não sujeito os pontos de Grande Sucesso, Grande Imersão e Gênio a esse limite. Também nunca deixo de dar pelo menos um ponto mesmo para o pior jogador, desde que ele tenha jogado até o fim (na verdade isso é teórico, nunca vi alguém jogar sem justificar ao menos um ponto).  Você pode adicionar suas próprias categórias, é evidente, valorizando items que são importantes na sua campanha. Por exemplo:

Como sempre é o mestre que distribui os pontos. Mas cuidado com essa lista, os jogadores podem usa-la contra o mestre para extorquir pontos de personagem, argumentando que em tal e tal hora do jogo os seus PCs fizeram tal e tal coisa que se enquadra em tal e tal item (sempre positivo) da lista. Não deixe isso acontecer, a palavra do mestre é final. Diga algo como: “Isso não foi relevante o suficiente para justificar a recompensa” ou no meu caso: “Nem pensar! Não me venha com churumelas!”.
Publicado Originalmente no GurpsNation em 28/01/2010

Sair da versão mobile