Você sabe do que estou falando. No final dos anos 2000 e início dos anos 2010 era como se tivéssemos uma epidemia de blogs de RPG. Bons, ruins, medianos, para D&D, Mundo das Trevas, Tormenta, Mutantes & Malfeitores, old school, haviam blogs de RPG para todo tipo e gosto. Não por acaso, quando a revista DragonSlayer foi descontinuada pela Escala alguns anos atrás eu não fiquei tão triste quanto deveria porque, apesar do fim da revista, o RPGista brasileiro poderia encontrar nos blogs uma fonte de notícias e suporte para o seu jogo.
No entanto, nos últimos anos aconteceu um declínio perceptível no número de postagens dos blogs de RPG e dos blogs de RPG como um todo. O próprio RPGista é um exemplo: nascido da reunião de vários blogs de RPG (.20, Inominattus, Defensores, etc), nós hoje em dia podemos passar um mês inteiro sem novas postagens enquanto cinco anos atrás havia postagens todos os dias. E isso pode ser mortal para os nichos que cresceram graças a essa onda criativa dos blogs de RPG: o old school e o indie. Este último muito que o primeiro, que tem na Redbox uma empresa forte para cuidar da saúde do nicho.
Explico: embora os blogs não sejam absolutamente necessários para o processo criativo de desenvolvimento de qualquer jogo, eles são fundamentais como ferramentas de marketing para jogos indie. Onde mais um autor indie pode conseguir atenção para o seu jogo? Com tiragens de algumas centenas de unidades, é inviável pensar em festas de lançamento na Livraria Cultura, cobertura no Judão/Jovem Nerd/Omelete e qualquer ação de marketing do gênero porque, na prática, isto custaria ao autor mais do que ele gastou para imprimir toda a tiragem do seu livro (o que não é nem um pouco incomum para livros mainstream, papel é o menor dos custos envolvidos num best-seller vendido por R$ 50~80). Então onde o autor indie pode conseguir cliques e vendas para o seu jogo? A blogosfera de RPG.
Sem uma blogosfera de RPG estabelecida e forte, o autor tem que lidar com a necessidade de construir, ele mesmo, uma rede de divulgação nos moldes do que a Redbox fez. E isto custa dinheiro, tempo, habilidades de comunicação, marketing e uma estrutura empresarial para a qual o autor pode simplesmente não estar preparado e muito menos desejar se preparar para (afinal de contas, ele quer criar jogos, não virar um publicitário amador).
Mas então, o que podemos fazer? Bem, você pode começar a escrever mais sobre o seu hobby. Comprou um jogo legal de um autor indie? Escreva uma postagem no seu blog/medium/página do Facebook. Também comente mais nos blogs de RPG. A velha geração de blogueiros pode ter seguido em frente com suas vidas profissionais/pessoais/artísticas (muitos dos melhores blogueiros de sete, cinco anos atrás hoje são autores de livros de RPG, eu incluso!), e uma nova geração precisa se empolgar com seus blogs para continuar a tradição e isso só vai acontecer se eles perceberem que há pessoas que se importam com o que eles estão escrevendo. Seja elogiando, criticando ou sugerindo postagens.
Minha própria contribuição para esse objetivo é uma promessa que faço aqui a todos vocês e a mim mesmo: a partir de agora vou postar duas vezes por semana aqui no RPGista. Seja um artigo grande, uma notícia pequena de dois parágrafos, uma resenha, o que for. Você tem um projeto novo, um jogo, playteste ou que precisa de divulgação? Mande para o meu e-mail (jpf.programador@gmail.com), e eu vou divulgar no blog. Quem sabe, então, podemos evitar que a onda indie não perca força até desaparecer.