Olá. Anteriormente criei três personagens de exemplo para demonstrar o jeito Fate. Eram todos personagens humanos. E como se faz para jogar com um elfo, anão ou outra espécie? Darei algumas sugestões. E sim, o termo “raça” é comum mas é péssimo, o correto é espécie.
Sugestão 1: Aspectos
Se todos no grupo tem um consenso sobre as características marcantes de um elfo, crie um aspecto Elfo. Pode invocá-lo para enxergar melhor com pouca iluminação, detectar portas secretas (old school), resistir a efeitos de sono e saber sobre a natureza. Claro que nem todos os elfos são iguais. Ter um aspecto Elfo – ou contendo a palavra elfo – lhe dá permissão para fazer coisas que humanos não podem.
Sugestão 2: Façanhas
Um aspecto Anão lhe daria permissão para umas façanhas como:
Visão na penumbra: +2 ao superar com Cuidadoso quando observar com pouca iluminação.
Estômago de aço: +2 ao defender com Poderoso contra efeitos nocivos ao organismo através de ingestão.
Orcs!: +2 ao atacar com Poderoso quando combater orcs com uma arma tradicional dos anões.
Sugestão 3: Abordagens
Aviso que essa é a que menos aconselho pois aspectos e façanhas devem lhe bastar. Aumente em 1 a abordagem favorável e diminua em 1 a abordagem desfavorável como Halfling: Sorrateiro +1, Poderoso -1. Note que isso pode levar a ter uma abordagem com valor negativo. Se isso não lhe agrada, segue uma alternativa: o jogador coloca seu maior valor de abordagem na que for favorável e o menor valor na desfavorável, como Halfling: Sorrateiro em +3, Poderoso em +0, duas em +2 e duas em +1.
Sugestão 4: Nenhuma das anteriores
Deixe que a espécie fique em segundo plano, apenas dando uma cor. Ou se tiver mais tempo, torne um Extra, explicado no Fate Básico (por vir). Confira aqui em inglês.
Até.