Ícone do site RPGista

Dicas de combate para novatos em TRPG!

Recentemente comecei um novo grupo de Tormenta RPG com vários novatos e logo notei uma deficiência que imagino seja algo comum para quem começou recentemente no RPG: falta de conhecimento de táticas militares básicas. Espera, RPGistas experientes tem conhecimento de táticas militares? Bem, sim, mais do que você imagina. Já vi gente sair do treinamento básico do Exército sem aprender as noções básicas de tática que RPGistas aprendem organicamente através da experiência acumulada em centenas de combates imaginários ao longo dos anos. Listar todas estas táticas seria difícil, a maior parte de nós nem mesmo pensa quando as realiza, mas você ficaria surpreso de reconhecer muito das suas práticas em qualquer manual militar.
Mas deixando isto de lado, quais são as táticas básicas que todo novato precisa aprender rapidamente para evitar apanhar feio de inimigos que o resto de nós consegue derrotar em duas ou três rodadas? Bem, três delas são as mais importantes, na minha opinião: cobertura, flanquear, concentrar fogo.
1. Cobertura. Esta vai para todos que usam ataques a distância e/ou magia: sempre procure por cobertura. Cobertura é qualquer objeto ou criatura que fique entre você e alguém atacando com uma arma a distância ou magia de toque a distância. Ter cobertura fornece +4 na CA. Se não houver objetos ou criaturas para usar como cobertura, deitar no chão já resolve, apesar de nesta situação não ser possível usar um arco, bestas e armas de fogo funcionam sem problemas.
2. Flanquear. Seu negócio é bater de perto? Posicione-se de maneira a ter um aliado do lado oposto do inimigo que você está atacando, ele vai ter que se defender de dois atacantes ao mesmo tempo e será mais fácil de acertar o safado. Flanquear fornece um bônus de +2 para os envolvidos, ou seja, você e seu amigo ganham o bônus.
3. Concentrar fogo. É um conceito militar simples. Há vários inimigos? Concentrem os ataques em um de cada vez. De preferência começando pelos mais perigosos ou taticamente importantes para o inimigo, como conjuradores.
E você, companheiro mais experiente do RPG, qual sua dica de combate para os novatos?

Sair da versão mobile