Ícone do site RPGista

Papercraft para crianças

Sendo pai e um aficionado por miniaturas de papel, invariavelmente eu aplico meus dotes artísticos para benefício das minhas crianças. E miniaturas de papel, eu aprendi logo, são um atrativo considerável para criaturas pequenas com grande imaginação.

Um feito pelo pai outro pela filha.


 
Antes de começar, umas palavras de aviso: lâminas afiadas e cola de ciano-acrilato não são itens que se podem deixar livremente ao alcance de crianças. Tenha muito cuidado com crianças próximas do material em que você está trabalhando, elas podem facilmente querer pegar “os brinquedos do papai” enquanto você está concentrado dobrando e colando meticulosamente aquela abinha pequena. E guarde tudo em um lugar seguro quando não estiver usando o material, ou os pequenos podem querer terminar alguma coisa que você deixou pela metade e colar a asa do grifo na mesa e ao mesmo tempo colar os dedos juntos com super bonder.

Sim, a Gilda está na escala dos pôneis.


 
Ainda bem que eu tinha asas extras no kit.
Existem vários sites com miniaturas que podem não ser de uso imediato para RPG, mas que servem muito bem para as brincadeiras das crianças, como:
Canon Creative Park lar dos papercrafts para crianças e modelistas da fabricante de impressoras Canon.
Seite 42 onde se arquiva scans dos modelos que vinham nas revistas Mickey Mouse da Alemanha de 1970, com castelos da Disney e até uma maquete de Patópolis!
 Fidleers Green, loja conhecida pelos excelentes modelos de aviões, tem uma excelente seção de casas e castelos de contos de fada.
Gawang Papel  é um blog de papercraft que fez os prédios que aparecem no jogo Pokemon.
Paper-Replika tem uma seção de papercrafts simples que são bem fáceis de montar.
Papermau é um blog que reúne vários papercrafts, inclusive alguns feitos na escala de playmobils!
Kna tem uma página no Deviantart com dezenas de personagens da série My Little Pony.
Papercraftmuseum é uma excelente página que reúne modelos de todos os tipos: de jogos, animes, desenhos, filmes…
Explorando esses sites é fácil encontrar modelos para qualquer coisa que as crianças gostem de brincar e maquetes fáceis para elas mesmo montarem. Se quiser, pode fazer como eu e montar seus próprios projetos com peças de outros. A primeira coisa que fiz foi uma Torre da Rapunzel, usando pedaços do Castelo de Nottinghan, do Castelo da Cinderela e de casinhas de D&D e outros modelos medievais.

Torre da Rapunzel


 
Claro que qualquer modelo para RPG pode ser montado para crianças. Nesses casos é importante reforçar bem os modelos colando as impressões em caixas de cereal e reforçando as abas por dentro dos modelos com cartão ou com cola quente. Miniaturas de papel também são muito boas para habitar essas criações, as preferidas aqui em casa são as Imperfect People de Dryw Caraley, já que ele não faz apenas heróis e monstros, mas todo tipo de NPC: fazendeiros, mineiros, músicos, madeireiros, crianças, até o bêbado da taverna.

Pegasus, princesas elficas, cavaleiros e robôs…


 
Atualmente estou construindo o Castelo de Nottinghan do Seite 42 para as crianças pararem de pegar meus castelos do Fat Dragon. Claro que tudo que consegui foi fazer com que as miniaturas morem no Castelo de Nottinghan (fadas e elfos) na Winterhank Tower (humanos e anões) e no Great Hall of Laketown (orcs e goblins)…

Pensando bem, daria para mestrar um bom combate nesse castelo…

Sair da versão mobile