Ícone do site RPGista

Miniaturas Magnéticas

Está na hora de magnetizarmos nossas miniaturas de papel e leva-las ao próximo nível: articuladas, desmontáveis, configuráveis, graças a pequenos truques de montagem.
Miniaturas de papel tem algumas vantagens sobre miniaturas tradicionais de metal e plástico: são mais baratas e se pode modificar elas usando programas de desenho. Veículos, robôs, e outras unidades grandes então são ainda mais competitivos, podendo ser modelos 3D perfeitos para encher uma mesa a uma fração do custo de um veículo de plástico. E com o uso inteligente de imãs de terras raras, podemos fazer com que sejam muito mais versáteis.
O que são imãs de terras raras? São imãs feitos com uma liga de neodímio que são muito mais fortes que imãs normais, de ferrite. Um imã de neodímio do tamanho de uma moeda de 1R$ pode segurar um martelo bem pesado, já meus outros imãs mal conseguem segurar um desenho de criança na porta da geladeira. É possível comprar esses imãs em sites especializados ou em qualquer site que venda tranqueirinhas tecnológicas e científicas. Comprei meus imãs no Deal Extreme, mas levaram uns quatro a seis meses para chegar, em compensação foram muito baratos. Os grandes (20mm x 2mm) usei para alguns brinquedos que precisariam de mais resistência como fixar o topo da Torre da Rapunzel em escala Polly Pocket/Playmobil. Os menores (10mm x 1mm) são perfeitos para colocar dentro de miniaturas de papel.

Colando imã na miniatura de papel


 
O que podemos fazer com imãs? Uma das primeiras coisas que pensei em fazer é usar os imãs para trocar peças de miniaturas conforme a necessidade. podemos construir um ou dois desses caminhões do Mel Ebbles/Genet Models e trocar a caçamba dele conforme a necessidade. Transporte de tropas? Caminhão de combustível? com um pequeno imã no caminhão e outro na caçamba, é só questão de aproximar as duas peças e elas se encaixam automaticamente!

Caminhão com caçamba intercambiável


 
Outro uso em que podemos empregar imãs é em articulações. Tanques de papel sempre tem um ponto fraco na sua articulação que permite que a torre gire para mirar o canhão. No lugar de soluções enjambradas que se desgastam e são difíceis de montar, como usar um cilindro de papel ou um palito de dente ou outro eixo na articulação, que tal colocar um imã no carro e outro na torre. Os imãs formam uma articulação perfeita que gira 360 graus sem causar estresse me nenhuma peça de papel.

Tanque com torre móvel


 
E podemos combinar os dois sistemas, como substituir diferentes torres conforme o veículo que se quer por na mesa. Ou melhor ainda, construir várias peças que podem ser intercambiáveis entre si! E por que não colocar vários conjuntos de imãs em um único modelo. dessa forma construindo um Mecha com cintura e membros articulados e intercambiáveis. Assim posso trocar os pernas do Mecha pelas lagartas do tanque, colocar lança mísseis no lugar dos canhões e assim sucessivamente!

Peças de Robô Modulares.


 
Sair da versão mobile