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Artigo da Forbes critica Wizards

Em artigo publicado ontem na sua versão online, a revista Forbes criticou duramente a Wizards of the Coast, apontando uma perda de valor de mercado de Magic: The Gathering de 11.1% devido ao serviço de atendimento ao cliente ruim da filial da Hasbro. Entre outras coisas, o artigo descreve algumas situações bastante familiares para nós do RPG, especialmente os que se decepcionaram com a 4e de D&D.
Os problemas da Wizards se concentram no front digital de Magic Online, que representa atualmente entre 30 e 40% da receita com Magic (em 2007, podendo ser ainda maior hoje em dia), uma fatia nem um pouco desprezível. O sistema online vinha recebendo críticas há anos, mas recentemente elas chegaram ao pico com o desastre do Magic Online Championship Series, que terminou com todos os jogadores sendo desconectados quando o sistema travou. Isto criou uma onda de jogadores descontentes e mesmo celebridades criticando o jogo como no caso de Brian Kibler, jogador do Hall da Fama de Magic, que sugeriu recentemente que os jogadores deveriam deletar sua conta de Magic Online.
Que a Wizards não se dá bem com quem compra seus produtos digitais não é novidade para os fãs de D&D, claro. A gigante estadunidense prometeu desde o lançamento do D&D Insider uma série de características nunca entregues e cuja mera esperança de um dia serem lançados desapareceu por completo com a queda da 4e de D&D.
O artigo também cita que isto é preocupante para a Wizards porque, segundo a própria Hasbro, Magic é a principal razão da divisão de jogos deles estar dando dinheiro apesar de quase todos os seus jogos estarem perdendo dinheiro. O que provavelmente deve incluir D&D, que está sangrando a olhos vistos nos EUA e já caiu para o terceiro lugar entre os RPGs mais vendidos, lista que dominou absoluto por décadas. E aí a Forbes segue com críticas fortes como “Para resumir, a incompetência da Wizards of the Coast tem prejudicado todo o seu negócio” e, onde a similaridade com o caso de D&D atinge o ápice, “Entendam isto como uma lição sobre como não administrar um negócio. Transformar seus fãs fanáticos dos últimos 20 anos nos seus maiores críticos vai machucar Magic durante anos“. Troquem Magic nesta última frase por D&D e você terá um déjà vu das críticas que rolaram em 2008 sobre a 4e.

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