Faz um tempo já que ele tem publicado quadrinhos diversos em um site próprio, chamado Vida Submarina, todos eles muito bacanas e originais. Era Pra Ser é uma dessas histórias, a maior delas, na verdade, que ele selecionou para esta publicação impressa independente. E ela já impressiona no próprio acabamento da edição, bem mais cuidadoso e profissional do que o seu fanzine médio de fundo de quintal: o papel é especial, e a capa é cartonada e tem mesmo orelhas.
E do que a história fala? O dia-a-dia de um casal após uma perda irrecuperável, e a forma como eles tentam refazer a sua rotina e retornar à normalidade. Suas conversas, suas brigas, suas formas de relaxamento e de tentar aliviar a tensão que os ronda – um roteiro bem mundano na sua superfície, desenvolvido principalmente através de ação e diálogos, sem grandes discursos filosóficos ou questionamentos intelectuais.
Por baixo dessa aparência, no entanto, escondido nos quadros e entre eles, há um mar de coisas não ditas e pensamentos invisíveis. A silhueta de um fantasma que os acompanha em suas rotinas, os delírios auto-destrutivos causados pela culpa, tudo deixado subentendido de forma brilhante pela linguagem visual dos quadrinhos.
Enfim, um quadrinhos muito legal. Se tiver como, visite o site do autor e tente entrar em contato para ver se ainda há exemplares para encomenda. E quem sabe ele até não faz um desenho exclusivo legal pra você também…