Ícone do site RPGista

Naves Espaciais em Miniatura

Já falei antes sobre Naves Espaciais e disse que além de servirem de cenário para aventuras, elas podem ter estatísticas também e participar de combates e até, por que não, precisar de miniaturas. Vários jogos de FC incluem combates de naves espaciais, e uma boa parte deles usa miniaturas e tabuleiro (normalmente hexagonal) para resolver esses combates. E claro que, se possível, você vai querer retratar fielmente sua nave espacial em miniatura, da mesma forma que seu personagem. Se você está jogando o RPG de uma série popular como Star Trek, Star Wars, Babylon 5 e Battlestar Galactica, é muito fácil encontrar imagens de naves espaciais. E algumas imagens são perfeitas para montar miniaturas. O melhor é procurar imagens com vistas ortográficas, ou seja: frente, topo, lado e parte de baixo da nave.
Por exemplo se você for procurar uma nave de uma série famosa:
http://images.lmgtfy.com/?q=star+trek+enterprise+ortho
Mas se você for um Trekker você vai digitar isso:
http://images.lmgtfy.com/?q=constitution+class+ortho
Ou se preferir o Picard ao Kirk:
http://images.lmgtfy.com/?q=galaxy+class+ortho
Tente outros termos para encontrar boas imagens:
http://images.lmgtfy.com/?q=galaxy+class+schematics
Essa busca já me deu boas imagens do topo e parte de baixo da Enterprise D:
Miniatura da Enterprise 1701 D
Decida qual escala você quer, redimensione as imagens GIMP, alinhe as imagens usando as réguas e imprima. Para dar um acabamento mais reluzente ao casco das naves vou imprimir em papel fotográfico, em uma loja que “revela filme” de câmeras digitais. Provavelmente a classe Galaxy vai ser a maior nave da campanha que vamos encontrar no campo de combate, então vou fazer a nave ocupar todo o papel, naves menores podem ser impressas várias por foto.

 
Pontos extras para quem souber quais as classes dessas três naves!
Para montar as naves fazemos de forma exatamente igual à montar miniaturas de personagens. Dobre a frente e o verso de modo que coincidam perfeitamente e cole. Recorte com um estilete e/ou tesoura. Eu descobri que estilete é muito bom para as partes retas como as naceles e a tesoura melhor para as partes curvas como os discos das naves.

Já servem como miniaturas para o combate tático. Mas não precisamos parar por aí, dá para com pequenas alterações fazer um bom efeito na mesa de jogo. Peguemos os clássicos oponentes de Star Trek, os Klingons. Naves Klingon tem asas agressivamente posicionadas como aves de rapina dando um bote. Podemos unir elementos da vista lateral da nave com elementos da vista do topo e construir uma miniatura quase 3D, digamos 2.5D, das naves Klingon.


Com alguma prática, é possível usar as ferramentas do GIMP para montar modelos verdadeiramente tridimensionais de naves espaciais em uma escala minúscula:

Sair da versão mobile