Ícone do site RPGista

Imprimindo Miniaturas em Fotos

Fazer suas próprias miniaturas de papel é experimentar constantemente. Testar colas diferentes, diferentes métodos de construir bases, de recortar as bordas, etc. E diferentes métodos de imprimir as miniaturas também.
Comecei imprimindo em papel ofício normal, em uma impressora laser, a impressão fica muito fiel. Depois passei a imprimir em papel 180gsm (gramas por metro quadrado) as miniaturas ficam muito mais resistentes. Agora encontrei o meio de imprimir as miniaturas de forma barata e com acabamento perfeito. Em quiosques em Shopping Centers e Hipermercados tem lojas especializadas em imprimir fotos de câmera digital, no mesmo formato e com material muito semelhante às fotos reveladas das câmeras de antigamente.
Pilha de fotos com miniaturas para colar e recortar
As miniaturas impressas como fotos tem uma fidelidade à arte original impossível de se conseguir com papel normal para impressora, uma resistência muito maior do que a do papel 180gsm e com a vantagem de que a impressão não se danifica se arranhada e as miniaturas ficam resistentes a acidentes com refrigerante na mesa de jogo. Além disso, em grandes quantidades as fotos custam centavos cada uma, e em cada foto dá para colocar um punhado de miniaturas. Eu consigo colocar de 4 a 8 miniaturas de tamanho humano por foto, ou até 12 goblins ou um monstro grande.

Como fazer: Abra o GIMP e escolha abrir uma nova imagem. Vá em Advanced Options e marque a X resolution e a Y resolution para 300 pixels/in (pixels por polegada), essa é a resolução com que são criadas as imagens, normalmente. Ou use Unidades Internacionais no lugar de Unidades Imperiais utilizadas somente por povos bárbaros ao redor do mundo  e marque a resolução de 12 pixels/mm. Coloque as dimensões da imagem igual à das fotos. Eu acho que todos quiosques imprimem em 15cm x 10cm, então coloque Width 150mm e Height 100mm. Isso dá uma imagem de 1800×1200 pixels.
Ou aproveite que eu fiz todas as contas para você no parágrafo acima e abra uma nova imagem de 1800×1200 pixels direto.
Agora abra seus arquivos de miniaturas no GIMP na resolução de 300dpi (ou seja, 12 pixels por mm, aproximadamente) copie cada miniatura com a ferramenta Rectangle Select e cole na imagem nova de 1800 x 2000. Quando encher a imagem de miniaturas, salve e faça de novo, e de novo… Eu já tenho mais de 300 fotos salvas assim para imprimir, a maioria dos serviços de impressão dá descontos por volume, aproveite!
 

Sair da versão mobile