Ícone do site RPGista

United Earth Defense: Jogo de RPG e Miniaturas

Um dos projetos nascidos do RPGenesis 2012 está se materializando graças à Unza RPG, uma editora que até o momento tinha como foco publicar material para Old Dragon: suplementos de regras, aventuras, etc. UED: United Earth Defense vai ser o primeiro RPG original publicado pela Unza, e aém de ser um dos poucos RPGs de Ficção Científica brasileiros já publicados  (dividindo a distinção com Millenia e Space Dragon), será o primeiro jogo tático de miniaturas brasileiro a ser publicado.

UED se define com um jogo de ficção científica, sobrevivência e glória. No universo de UED a humanidade já perdeu a guerra contra forças invasoras alienígenas, vivendo como ratos vivendo entre os escombros da sua antiga civilização, enquanto os invasores exploram as riquezas do planeta sem dar muita bola para as pragas que tentam sobreviver roubando pequenas amostras de sua tecnologia superior, durante a invasão toda tecnologia elétrica da humanidade foi inutilizada e mesmo hoje nenhum meio de transmissão de dados funciona. Tornando a situação ainda pior uma nova era glacial tomou o planeta, ninguém sabe se naturalmente ou provocada pelos invasores. Em meio a essas circunstâncias desesperadoras uma organização, a UED,  começa a estabelecer comunicações por meio de correio entre os aglomerados humanos e organizar uma resistência contra a invasão. Os jogadores são os membros da UED, Runners, responsáveis por lutar pela sobrevivência humana na Terra, enfrentando a falta de recursos, o clima inclemente, os animais ferozes que retomaram o mundo e os invasores alienígenas.

As regras são simples e a principal característica delas é adicionar mais emoção ao jogo pelo risco constante de perda de recursos. Os jogadores além de terem que cuidar dos próprios recursos como armas e energia, também tem que cuidar dos recursos do aglomerado onde estão: coragem, o apoio dado à UED pelo aglomerado; Evolução, o quão avançado o aglomerado é e que tipo de ajuda e equipamento ele pode prover; e Energia, os suprimentos que permite que o aglomerado sobreviva. Caso os jogadores descuidem do aglomerado e permitam que, por exemplo, a energia dele fique baixa, os próprios membros do algomerado pode se levantar contra os Runners! Essa luta constante contra a escassez é que dá a motivação para o heroísmo do jogo. o aglomerado só evoluí (e provê melhores equipamentos para os Runners)  quando eles ganham Glória em missões bem-sucedidas.

Tudo isso está nas regras do jogo da versão Beta 2.0. A versão definitiva do jogo vai sair com uma novidade. As regras vão ser expandidas  para se tornarem também um jogo tático de miniaturas. Para esperar o lançamento do jogo (cadastre-se na fanpage para receber notícias) que tal uma lista de miniaturas para preparar sua mesa para um jogo tático de miniaturas com armaduras blindadas, feras, sobreviventes e máquinas de guerra alienígenas?

O primeiro lugar para se abastecer para um futuro pós apocaliptico é a loja do Genet Models (antigamente conhecido como Mel Ebbles): acesse a loja antiga para ter acesso à trajes de combate, trajes robóticos, sondas invasoras e sentinelas de combate. Assim como veículos, desde jeeps até tanques e tranportes para terrenos inóspitos.

Para as forças da UED mesmo, a recomendação fica para as miniaturas da One-monk Games, a linha Terra Force tem tropas básicas em uma variedade de camuflagens, algumas para o ártico, e dois modelos diferentes de tropas com trajes robóticos bem mais fáceis de montar que os do Genet Models.

Já os melhores cenários de devastação urbana e ruínas podem ser encontrados na Dave Graffan Models, uma variedade de estruturas colapsadas e bunkers futurísticos. Na mesma linha de um futuro em ruínas e com uma grande variedade de veículos de combate apropriados para Runners temos o Finger and Toe Models.

Então, prepare sua mesa para quando UED chegar já estarmos prontos para estrear o primeiro jogo tático de miniaturas legitimamente feito no Brasil.

Sair da versão mobile