Ícone do site RPGista

De ilustração para Miniatura de Papel

Então, ainda interessados em Miniaturas de Papel? Então vamos continuar com os tutoriais para fazer suas miniaturas e ter uma mesa de jogo com minis customizadas para a sua aventura!
Ok, você já sabe onde encontrar suas minis (Caramba, como esse artigo está desatualizado! Existem muito mais artistas desenhando hoje em dia. Prometo escrever um update outra hora.) e não tendo a miniatura que você quer, até mostrei como desenhar e colorir suas próprias minis. Mas com tantas ilustrações legais por aí precisamos mesmo desenhar as miniaturas na mão? Não dá para pegar uma ilustração legal e fazer a mini sem passar tanto trabalho? Claro que dá!
Vamos achar uma ilustração que sirva. Se estiver de perfil, com os pés alinhados e com a borda bem definida, já é um bom começo. Por exemplo as ilustrações do Manual dos Monstros de AD&D2E. Vamos pegar o Aurumvorax, acho que ninguém fez mini dele até hoje!
Primeiro passo: como em todos meus tutoriais, abrir a figura no GIMP.

Arquivo do Aurumvorax aberto no GIMP


Essa é a melhor figura que consegui: em primeiro lugar ela é praticamente plana, virada de lado, não vou precisar criar as costas da figura, espelhar ela já vai ser suficiente.Infelizmente ela é um pouco pequena mas depois podemos resolver isso.

Passando Selective Gaussiam Blur


Dá para ver que a figura está meio granulada, no lugar de uma pelagem laranja o animal tem uma hachura de amarelo e avermelhado. Para corrigir pequenos defeitos nas texturas, principalmente com imagens scaneadas, uso Filters > Blur > Selective Gaussian Blur. Esse filtro só mistura áreas da imagem que tem cores próximas uma das outras, preservando detalhes do traçado mas deixando áreas mais uniformes.

Alinhando com Rotate


Se a figura vai ser espelhada, então ela deve estar alinhada corretamente. Dá para ver que as patas estão em um ângulo as de trás estão mais para cima que as da frente. Vamos colocar uma guia, clique na régua horizontal e arraste uma guia de referencia até a linha dos pés da figura. E agora vamos usar a Rotate Tool até os pés ficarem paralelos com a linha.
Está na hora de deixar a figura na escala correta. Eu quero uma base de 40mm para essa figura então vou medir o espaço da base dela, 170 pixels. Quantos pixels dão 40mm? Eu padronizei minhas figuras na escala de 30mm, sendo que as imagens tem 400 pixels do pés aos olhos, então uma regra de três:
400px -> 30mm
  ?   -> 40mm
400 x 40 / 30 = 533,333...

Ok, então aproximadamente 500px dão 40mm. Qual é o fator de ampliação para ampliar 170px para 500 px? De novo regra de três:

170px -> 100%
500px ->  ?
500 x 100 / 170 = 294,117...

Ou seja, aproximadamente 300% de ampliação.

Ampliando a figura


A figura já está devidamente preparada, chegou a a hora de lidarmos propriamente com a borda da figura. Vamos usar a Magic Wand para selecionar todo a área branca ao redor da figura. Até poderíamos simplesmente recortar a área branca mas então a figura ficaria com um recorte branco dentro da borda preta, como se fosse uma aura, ou como se fosse caspa. Não queremos isso.

Selecionando a área a ser tornada transparente


O truque é depois de selecionar toda a área ao redor da figura, dar um Select > Grow > Grow Selection para aumentar a área selecionada, vamos aumentar em uns três pixels. E agora , vamos recortar? Não! como dá para ver, a área selecionada agora também inclui partes da figura, recortar essa área agora deixaria a figura sem pedaços da borda. temos que recortar somente o que faz parte da área branca sem tocar na imagem da figura. Então vamos fazer Layer > Transparency > Color to Transparency, vamos converter tudo que é branco em transparência, para apagar o fundo sem tocar na imagem da figura, que não é branca.

Transformando o fundo em transparência


Agora a figura está sem fundo, vamos colocar uma nova camada (Layer > New Layer) branca, para ser o novo fundo da figura. Nesse fundo podemos novamente selecionar toda a área branca. Mantenha na caixa de configuração da Magic wand a opção Merge Selected, para a ferramenta levar em conta a imagem da camada de cima quando selecionamos a área da camada de baixo.

Selecionando o perímetro para traçar a borda


Agora a parte importante, na camada de baixo da imagem, branca, vamos traçar a borda, usando o Edit > Stroke Selection, vamos colocar um traçado de 10px de largura na figura.

Traçando borda de 10px de largura


O traçado ficou pequeno ainda? Corrija com Select > Shrink para diminuir a área de seleção em uns 4px e Edit > Stroke Selection de novo. Ou simplesmente aumente o valor do Stroke Selection.
 
 
Figura com borda

Ainda tem áreas brancas na figura? Você pode corrigir qualquer ponto branco com a ferramenta pincel. Se você pintar em uma camada transparente acima da figura não vai perder nada da figura se errar a mão na pincelada.

Pintando um espaço que ficou branco


Para montar a figura, crie a base. Na camada mais de baixo selecione uma área logo abaixo da linha de referência dos pés, com uns 50, 60 pixels de altura (e no caso, 500px de largura), para fazer a base. Então preencha de preto (Edit > Fill with FG Color)

Miniatura com borda e base


Está feita a metade da miniatura. E a outra metade? Tem que fazer isso tudo de novo? Claro que não!
Salve agora, para guardar todas alterações feitas, então salve a figura de novo com outro nome, por que o passo seguinte não pode ser desfeito.
Una todas as camadas com Image > Merge Visible Layers. Recorte o fundo branco com Magic Wand, agora não é mais necessário usar Color to Transparency. Duplique a figura em Layer > Duplicate Layer. Inverta uma das camadas em Layer > Transform > Flip Vertically. Arranje as duas figuras espelhadas de modo a poder dobra-las na base, fazendo os dois lados da miniatura de papel coincidir. É um bom momento para traçar mais uma borda só na figura de baixo, para aumentar a borda e dar margem a pequenos desalinhamentos na hora de colar e recortar.

Miniatura pronta para imprimir, colar e recortar


Coloque uma camada de fundo branco, um traço vermelho no meio para saber onde dobrar a mini para colar e pronto!
Sair da versão mobile