Ícone do site RPGista

Música de taverna

RPG e música combinam. Pelo menos, isso é o que mais de 50% dos mestres dizem, numa pesquisa fantasma patrocinada pela Associação Fictícia de Estatísticas de RPG. Eu pelo menos tento criar um clima para algumas cenas – principalmente as mais épicas, as de combate, e claro… as cenas de taverna (ou bar, ou estalagem, ou seja lá o que for).
Isso já me criou problemas, claro. No ano passado, cometi o erro terrível de colocar esta faixa, extraída de um jogo de computador, como música de taverna:
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=nlFwe0t1-ng?rel=0]
 
A música em si não é ruim para música de taverna, aliás. O problema é que, repetida ad infinitum, ela se torna extremamente desagradável. Extremamente. Desagradável.
Mas, aprendi minha lição. Música de fundo de taverna, só se for relevante para a história. Ou seja, se estiver acontecendo algo realmente digno de nota. Como acabei fazendo meses depois. Na verdade, acabei fazendo meses depois simplesmente porque ouvi esta música abaixo, e ela me fez imaginar uma cena de RPG.
A faixa se chama “The Fiddling Ladies” (As Damas Violinistas), e pode ser encontrada no álbum Tears of Stone, da banda de música irlandesa tradicional The Chieftains. O álbum em si é especial, já que traz participações especiais de outras bandas e artistas, que tocam com eles. Nessa faixa em específico, temos a participação de quatro violinistas mulheres, uma mais incrivelmente habilidosa que a outra: Eileen Iverson, Natalie MacMaster, Máire Breatnach e Annbjorg Lien.
A cena que imaginei envolve quatro donzelas halflings, numa competição amigável para descobrirem quem é a melhor. O evento em si pode ser a causa de uma curta aventura; talvez seja a cena final de uma história de tramoias, trapaças, truques e traquitanas envolvendo as quatro competidoras, seus fãs talvez fanáticos demais e um item mágico poderoso (violinos mágicos são 20% mais legais que outros instrumentos musicais encantados, gente).
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=oMyBA6BZw9A?rel=0]
 
Agora ouçam a música aqui em cima. Sim, vocês já conseguem imaginar uma cena final ocorrendo ao som desse música? É o que eu esperava. E o que vocês estão esperando para fazê-la acontecer? Se o fizerem mesmo, contem como foi nos comentários 😉
Música bônus: Não é de taverna, mas eu sempre toco antes de começar a sessão pra dar uma empolgada na galera 🙂
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=54VJWHL2K3I?rel=0]
 
 
A imagem de capa aparece no produto Skull & Shackles, da Paizo (não pude localizar o autor).

Sair da versão mobile