Ícone do site RPGista

É Hora da Aventura!

Que horas são? É Hora da Aventura!
Devo começar essa resenha com uma confissão: eu não adotei o D&D Quarta Edição. Sou um daqueles velhos carecas que simplesmente não gostou do estilo, das regras, dos conceitos, da estética, enfim, de tudo que tem a ver com a quarta edição de Dungeons & Dragons.
Aí um camarada da internet, mais especificamente, do Tumblr, montou um RPG completamente não oficial baseado no desenho animado Adventure Time (Hora da Aventura). Usando as regras do D&D 4. E aí eu fui obrigado a ler. E gostar. E fazer uma resenha a respeito. Éééééé…
O camarada em questão é Alexandre Ilitchev. O tumblr dele se chama Blood Ghost, onde ele coloca desenhos de suas própria autoria, e desenvolve RPGs (ele já tem um outro no forno, esse completamente original). Mas falemos de Adventure Time RPG. O jogo está completo, embora ainda esteja sendo considerado pelo autor como em fase de “beta”. Isso quer dizer que você ainda pode mandar sugestões de mudanças, até a versão “alpha” (se é que ela existirá).
E falemos do desenho Adventure Time (Hora da Aventura). Esse desenho animado do Cartoon Network mostra as aventuras de Finn, o Humano, e seu companheiro Jake, o Cão. Extremamente hilário, mas com vários toques sombrios, o desenho mostra a Terra de Ooo, um mundo cheio de coisas fantásticas e mágicas – um mundo que já foi a Terra, antes de um holocausto nuclear (a Grande Guerra dos Cogumelos). Não restam humanos, exceto por Finn; e há inúmeras aventuras esperando a cada canto. Um dos produtores da série já disse que uma das inspirações do desenho é Dungeons & Dragons. Ou seja, eles se encaixam com facilidade.
O livro está em formato pdf, gratuito. E o material está em inglês, é bom avisar. A apresentação gráfica está simplesmente de cair o queixo – completamente relacionada com a identidade visual da série. Muitas das ilustrações são originais, feitas pelo próprio Ilitchev – e mostrando de forma engraçada e precisa muitas das coisas do mundo de Hora da Aventura. O livro é dividido em capítulos bem à moda Dungeons & Dragons: Como Jogar, Criação de Personagens, Espécies (Raças), Classes de Personagem, Combate, Bestiário e uma aventura-exemplo (Encrenca no Reino das Bolhas) para colocar o mestre e os jogadores nos eixos – numa aventura de dar inveja a Finn e Jake!
Não sei até que ponto as regras estão “corretas” – já que houve uma boa série de adaptações para colocar a Terra do Ooo em termos de D&D – mas elas parecem sólidas o bastante. Experimentei a aventura-exemplo com estranhos no Roll20 e… bem, foi divertidíssimo. (Aliás, a vantagem de ter colocado a aventura no Roll20 é que eu agora tenho uma aventura que posso usar várias vezes como playtest por lá 😀
No geral, vale cada centavo do seu tempo, se você gostar de Hora da Aventura. Ou de Dungeons & Dragons 4e. Ou de experimentar coisas diferentes. Acho que é por aí. Eu sei que eu gostei.
O livro está disponível para download nesta página, onde você também pode oferecer algum feedback para o autor.
Vou deixar esse vídeo porque não sei mais o que dizer, exceto que Hora da Aventura é demais!
[youtube http://www.youtube.com/watch?v=3tMuTOYskhM?rel=0]
 
A imagem da capa é de divulgação do Cartoon Network.

Sair da versão mobile