…ATCHIM.
Desculpem.
O inverno pode ser a estação de muitas coisas. Para alguns, é a oportunidade de ficar em casa, se enrolar em um cobertor aconchegante e tomar um bom vinho enquanto procura um filme bacana para assistir na TV ou em DVD. Para outros, é ter que sair de casa com pilhas de roupas sobre o corpo, ficando tão ágil e gracioso quanto um urso. Independente de qual seja o seu caso, uma coisa é certa sobre o que ele representa: é a est…
*ATCHIM*
Desculpem de novo.
Como eu dia dizendo, se uma coisa é certa sobre o inverno, independente de você gostar ou não dele, é isso: é a estação das gripes e dos resfriados.
O resfriado é uma doença respiratória causada por um vírus bastante comum e transmitida pelo ar ou pelo contato, direto ou indireto, com pessoas contaminadas. É uma doença de inverno, principalmente, cujo pico acontece durante os meses mais frios do ano. Existem duas formas, assim, pelas quais um personagem pode pegar uma gripe:
- Exposição prolongada a um frio intenso. Para cada 1dx10 minutos que o personagem passar exposto ao frio, sem proteção, ele deve fazer um teste de Resistência. Falha significa que um vírus incubado despertou, e o personagem passará a sofrer os sintomas da doença.
- Contato com pessoas contaminadas. Permanecer em um ambiente fechado com no mínimo uma pessoa contaminada também requer um teste de Resistência a cada 1dx10 minutos para evitar pegar a doença. Coloque um redutor de -1 no teste para cada duas pessoas além da primeira presentes no mesmo ambiente – se houverem troes pessoas gripadas, por exemplo, o teste é feito com -1; se forem cinco, -2; e daí por diante.
O personagem pode resistir ao resfriado por quanto tempo puder passar sem falhar no teste. No entanto, mesmo que ele falhe e pegue uma gripe, não pare de rolar os dados: caso falhe uma segunda vez, ele será infectado por uma gripe forte, que possui alguns efeitos mais complicados.
Os efeitos em geral começam a aparecer 1d-2 dias após o contágio. Eles incluem:
- Nariz entupido. Todo teste envolvendo o olfato do personagem passa a ser considerado uma ação Difícil, mesmo se ele possuir Faro Aguçado. Testes que já eram Difíceis passam a ser simplesmente impossíveis.
- Garganta seca. Uma sensação de secura na garganta torna difícil para o personagem utilizar poderes baseados na voz ou na fala, incluindo a maioria dos feitiços. Estes poderes passarão a precisar do gasto de 1 PM a mais do seu normal para serem utilizados.
- Espirros. A cada 1d+3 rodadas, o personagem deve involuntariamente gastará uma ação e um movimento para espirrar.
Uma gripe forte inclui todos os efeitos anteriores, e mais:
- Dor de garganta. Mais do que apenas uma garganta seca, um resfriado forte atrapalha fortemente o uso de poderes de voz e fala. Todos eles terão o seu custo em PMs dobrado.
- Febre. O personagem passa a ter dor de cabeça, pelo corpo e um mal estar geral, recebendo um redutor de -1 em todos os seus atributos enquanto estiver doente.
Pode parecer um choque, mas não existe uma cura propriamente dita para o resfriado, por mais fraco que seja. Tudo o que você pode fazer é esperar o seu próprio corpo produzir os anticorpos necessários para vencê-lo: em geral, 1d dias após o primeiro sintoma o personagem pode fazer um novo teste de Resistência e, se passar, estará curado. Se falhar, poderá fazer um novo teste no dia seguinte com bônus de +1, e assim sucessivamente para cada dia seguinte, até se curar em definitivo.
Existem, no entanto, alguns medicamentos que permitem aliviar temporariamente os sintomas de um resfriado. Cada dose destes medicamentos custa 1 PE, e elimina todos os seus sintomas durante 1d horas. Depois deste tempo, no entanto, eles voltarão a fazer efeito, até o personagem se curar.
Alternativamente, um resfriado também pode ser curado através do feitiço Cura Mágica. Usado com este fim, no entanto, ele não cura PVs, e segue as regras e custos apropriados.
E é isso por hoje. Não se esqueçam de levar um casaco quando forem sair para a rua, crianças!