Ícone do site RPGista

Pocket Dragon – Cenário 071

Betraan – Luz e Escuridão
Nalla, a luz, e Numma, a escuridão, se enfrentaram durante séculos até que, cansada da batalha Nalla tentou trazer razão para a disputa. Numma, ainda cega pelo ódio e não percebendo as ações de sua irmã, desferiu um golpe mortal contra a luz e só tarde demais tomou consciência de seu erro.
Amor e ódio andam de mãos dadas e na tentativa de preservar sua irmã, Numma envolveu Nalla para dentro de si. No centro da escuridão, a luz persistiu e assim nasceu Betraan. Tal união gerou frutos e dez Deuses surgiram de Nalla e Numma. Estes, vendo a beleza intocada de Betraan, decidiram criar vida para partilhar o mundo e assim surgiram as raças que povoam todas as regiões.
Os Cinco Feudos
As aventuras de Betraan começam na grande região dos Cinco Feudos onde uma grande população de humanos ocupa a região. As terras fora desta área são desconhecidas por seus habitantes visto que, ao norte se encontra o Deserto Infinito, ao sul as Terras Congeladas, ao oeste o grande Mar de Derkeinn e ao leste a Cordilheira de Khiort.
Os Feudos são na verdade fragmentos de um grande império humano que englobava todos os feudos e grande parte das Terras Livres. Este ruiu há mais de cem anos, depois que o último imperador morreu sem deixar herdeiros diretos. Os Cinco Feudos se dividem da seguinte maneira:
– No norte Mergi-Lien comporta a região conhecida como ‘Terras Humidas’, uma grande região pantanosa que sofre com constantes enchentes durante o ano e corta toda a região desde o mar de Derkeinn até a cordilheira de Khiort.
– Ao centroeste está o Feudo Sedighi, uma próspera região que cresceu economicamente através dos anos graças ao comércio com anões e uma vasta quantidade de minas dentro de suas fronteiras.
– No Sudeste está o Feudo Shantar que foi durante décadas a última defesa dos Feudos contra as inúmeras Tribos Bárbaras invasoras. A região ainda sofre com os ataques, mas estes foram bastante reduzidos depois que tratados foram assinados entre líderes bárbaros e os governantes do feudo.
– O sudoeste é ocupado pelo Feudo Colthins, uma região que encontra-se dividida por uma guerra civil entre três grandes líderes. A guerra e o frio típico da região tornaram o feudo em um dos lugares mais perigosos da região.
– Ao Centro-oeste está o grande Feudo Capital, pérola da modernidade, vivendo ainda do residual status de império, é uma região onde os jogos políticos são comuns, geralmente terminam na morte dos mais fracos.
Raças e Espécies
Uma grande variedades de raças e espécies habitam a região dos Cinco Feudos e uma breve descrição destas pode ser encontrada a seguir:
– Ébanos – São os humanos que povoam parte do Deserto Infinito, as Ilhas de Fogos e grande parte das Terras Livres no extremo norte dos Cinco Feudos. Estes humanos possuem a pele, cabelos e olhos escuros, estatura mediana e grande resistência ao calor. Humanos desta espécie fazem Testes de Personagem contra calor e efeitos como se tivessem um nível a mais.
– Guaranes – Também chamado de povo moreno, estes humanos de cabelos e olhos negros, são os de menor estatura e se espalham pelo feudo de Mergi-Lien. Acostumados com os desafios da vasta fauna e flora da região, os Guaranes fazem Testes de Personagem para se movimentar em terrenos difíceis como se tivessem um nível a mais.
– Medanis – Estes humanos são a casta dominante. Descendentes do antigo império há mais de cem anos atrás, possuem um tom de pele e estatura medianos e tonalidades de olhos e cabelos variados. A espécie é dominante nos Feudos Capital, Sedighi e o norte do Feudo Shantar. Estes humanos, quando em situações de disputa social, fazem Testes de Personagens como se tivessem um nível a mais.
– Mensen – Descendentes dos povos bárbaros ao sudoeste dos Cinco Feudos, estes humanos geralmente possuem pele, cabelos e olhos claros e, em média, são também os mais altos da região. Eles habitam o Feudo Colthins e o sul do Feudo Shantar e até os dias de hoje ainda guardam muitos costumes dos povos de sua origem. Os membros desta espécie tendem a ser mais resistentes ao frio graças as condições climáticas da região. Por isso, realizam Testes de Personagens de resistência contra frio e efeitos como se tivessem um nível a mais.
– Elfos – A grande concentração da raça élfica se encontra na enorme floresta de Veeath-Ussih, ao norte dos Cinco Feudos, nas Terras Livres. A raça possui uma grande variação de tonalidades de cor de cabelos e olhos, mas sua pele é sempre clara. Grande parte da população é xenofóbica, principalmente em relação aos humanos. Por serem extremamente desconfiados os Elfos de Betraan fazem Testes de Personagem contra mentiras ou omissões como se tivesse um nível a mais.
– Anões – Os anões mantém uma boa relação comercial com os humanos dos Cinco Feudos, mas evitam misturar negócios com prazer. Suas grandes cidades se encontram dentro da Cordilheira de Khiort. Eles possuem a pele variando entre morena e acinzentada, mas seus olhos e cabelos são muito variáveis. Como grandes comerciantes, os anões fazem Teste de Personagens para avaliar produtos e bens como se tivessem um nível a mais.
– Halflings – Estes são a última grande raça predominante nos Cinco Feudos, os pequeninos variam grandemente em sua aparência. A raça não possui uma nação na região, eles preferem viajar e nunca estão em um lugar fixo por muito tempo. Por serem espíritos livres, todas as vezes que precisam fazer um Teste de Personagem para se livrar de prisões, amarras ou qualquer coisa que restrinja seus movimentos, o fazem como se possuíssem um nível a mais.
Invasão Silenciosa
Betraan como um todo vem sendo invadida aos poucos por criaturas do plano infernal das Entranhas de Harriet, o círculo do terror. Porém, muitos negam que esteja acontecendo algo de fato na região dos Cinco Feudos.
Os clérigos alegam que os Deuses estão fazendo o melhor para conter o avanço dessas criaturas mas, como uma praga de ratos, elas conseguem passar pelas defesas das divindades cabendo aos mortais assumirem as funções de ‘gatos’ e caçar tais bestas, porém eles também afirmam que são apenas isso; ratos sem maiores poderes para causar um mal real.
As grandes forças políticas dos Cinco Feudos também ignoram a dita “invasão silênciosa” visto que apenas pequenas vilas distantes e pessoas de nível inferior tem sido atingidas diretamente por estes monstros. Alguns aventureiros e guildas de renome vem tentado abrir os olhos dos governantes para o problema sem muito sucesso.
Conclusão
Com o conteúdo descrito neste pequeno manual, seus aventureiros estão aptos a entrar em Betraan e começar a investigar toda veracidade da chamada “Invasão Silenciosa”. Mas para tanto, um grupo de heróis precisa estar preparado para enfrentar guerras, disputas políticas e os desafios da própria natureza. Bem vindos a Betraan, sobreviva se for capaz.
mundo logo Pocket Dragon   Cenário 056
Gostou? Então visite a página do concurso, conheça os demais competidores e avalie positivamente o cenário CEN071 – Betraan

Sair da versão mobile