Ícone do site RPGista

Pocket Dragon – Cenário 009

As Quatro Forças

Imagine um mundo devastado por uma guerra secular, onde quatro grandes impérios, controlados por magos elementais, utilizam seus exércitos, diplomacia, espionagem e influência para controlar outras nações, entrar em confrontos diretos e disputar a supremacia: bem-vindo à Nexuri.
Império do Fogo
É, sem dúvidas, a nação com as maiores forças armadas, situado ao Norte em uma região com muita atividade vulcânica. Ele é composto originalmente por nove cidades que possuem suas próprias legiões que atuam de forma autônoma. Vivem da escravidão, saques e do pagamento de tributos dos seus vassalos. Talvez por ser a nação mais extensa do mundo, esse Império já apresenta alguns sinais de super-crescimento. Vassalos ameaçam se libertar, rebeliões de escravos são freqüentes e mesmo as numerosas tropas não conseguem estar ao mesmo tempo em todos os locais de conflito. Para piorar os grandes Mestres da Guerra, como são conhecidos os líderes (quase todos magos do fogo) de cada uma das nove cidades do fogo, não confiam plenamente uns nos outros.
Império da Terra
Entre as cordilheiras rochosas do Leste, encontra-se o próspero Império da Terra. Seu principal poder está no dinheiro. Este é proveniente das pedras e metais preciosos encontrados em suas montanhas, dos verteis campos situados em seus vales e de sua capital Montoro. Tal cidade, certamente a maior do mundo, possui artesãos e armeiros aos montes, além de um movimentado porto, as guildas mercantes mais influentes e o poderoso Banco Imperial. Todo esse dinheiro permite que a dinastia de magos da terra mantenha um exército regular profissional, não muito numeroso, mas bem disciplinado e equipado. Além disso, eles contratam mercenários, mantém seus aliados fieis e promovem intrigas e traições nas fileiras inimigas.
A Luz e as Sombras
Antes de descrever o próximo Império é preciso explicar as divindades que atuam sobre esse mundo. Existem duas forças antagônicas, o Senhor da Luz e o Senhor das Sombras. Esse último se alimenta da morte, do sofrimento e da destruição e a cria mortos vivos, demônios das profundezas e a Sombra, uma espécie de névoa escura que não se dissipa com o tempo ou o vento. Tudo dentro da Sombra acaba morrendo e dela saem criaturas que aterrorizam o mundo. Existem regiões inteiras cobertas permanentemente por ela. Há aqueles que adoram o Senhor das Sombras em busca de poder: necromanticos, bruxos, demonicistas, cavaleiros das sombras entre outros. Esses são perseguidos e caçados pelos quatro impérios, por quase todas as nações menores e, principalmente, pela Igreja da Luz. Sacerdotes, clérigos e paladinos devotos do Senhor da Luz tem como principal objetivo destruir a Sombra e suas criaturas. Mas enganasse quem pensa que eles são puros e imaculados. Por vezes se valem de tortura e violência para identificar os adoradores das sombras. A Igreja da Luz está espalhada por quase todas as cidades, com maior ou menor presença é verdade, mas é bem difícil não encontrar pelo menos uma capela dedicada à iluminação. Seus fieis mais experientes e fervorosos conseguem dissipar a Sombra com as suas rezas.
Império da Água
Voltando a tratar dos grandes impérios, nos arquipélagos do Sul, até o Mar do Gelo, se espalha o Império da Água, cuja força emana justamente da religião. Nele se encontram a Grande Catedral da Luz, o alto clero dessa religião e suas Ordens Guerreiras. Os magos da água deram muito suporte à Igreja durante séculos e tem o combate à Sombra como um dos seus objetivos. Por outro lado, o apoio da Igreja da Luz a esse império é um tanto delicado. Para não ser banida das outras nações, nelas seus membros se dedicam, pelo menos oficialmente, ao combate às forças das sombras e a cativação dos seus fieis. Por debaixo dos panos, sabe-se que eles também servem como uma poderosa rede de informações, além de captarem recursos financeiros e humanos para as Ordens Guerreiras. Certamente existem aqueles governantes que gostariam de expulsar a Igreja de seus domínios, mas o medo de revoltas de fieis e da Sombra os impede. Dentro do Império da Água, o apoio da Igreja é bem mais explicito, participando inclusive das fileiras de combate em terra. Há contos que afirmam que até anjos já foram vistos. Fora o poder religioso, o Império da Água conta com uma excelente frota de combate, formada por numerosos e robustos navios tripulados por experientes e fieis marinheiros.
Império do Ar
Por fim, mas não menos importante, existe no Oeste o Império do Ar, que conta com a sabedoria e o conhecimento como principais armas. Nele pode-se encontrar as três das mais belas, refinadas, avançadas e, talvez, peculiares cidades de Nexuri. Elas se encontram em três ilhas voadoras que pairam no céu a centenas de metros do solo onde se encontram as vilas de camponeses e pescadores. Nessas cidades estão universidades, grandes bibliotecas, sofisticados laboratórios alquímicos, oficinas de dirigíveis, jardins botânicos e tudo o que é princípio para fazer com que a ciência progrida. O acesso a elas é, evidentemente, difícil e bem controlado. Apenas os magos do ar, uma diminuta aristocracia e alguns selecionados trabalhadores podem transitar nelas. No caso dos trabalhadores, a perda do emprego na ilhas voadoras, significa o banimento delas. Ainda que exista uma família real composta por magos do ar, essa não possui grande poder político. Essa nação é governada por um Senado, composto e eleito exclusivamente por uma aristocracia que representa uma minoria da população. O Império do Ar costura as suas alianças a partir da troca de conhecimentos e, mais especificamente, dos produtos que esse acumulo teórico proporciona. Poções alquímicas, armas de pólvora e serviços especializados em vários campos (como engenharia e medicina) são trocados pela fidelidade e a participação na guerra. Na verdade, são poucos os soldados que lutam pelo Império do Ar que são provenientes do seu reduzido território original. Seus aliados lutam por eles.
Além dos quatro impérios, existem muitas outras nações dignas de nota. Cidades estado, repúblicas, reinos, nômades e bárbaros que funcionam como vassalos, aliados, territórios ocupados (com resistência ou colaboracionismo), territórios contestados e fronteiras dessa guerra que ainda está bem ativa. Inclua aí os elfos que voltaram para a floresta central e vivem de forma isolada e os “verdadeiros” anões que nunca deixaram as profundezas e dizem estar lutando a “verdadeira guerra” com demônios que lá existem. Mas tudo isso, só na próxima fase, conto com o seu voto.

Gostou? Então visite a página do concurso, conheça os demais competidores e avalie positivamente o cenário CEN009 – As Quatro Forças.

Sair da versão mobile