Ícone do site RPGista

Evolução do Logo de Meliny

De certa maneira, a identidade de um cenário de RPG está tão ligada ao texto que o compõe quanto às imagens que o ilustram. Não preciso sequer citar os exemplos de como um desenho passa o ambiente do mundo de jogo de forma tão expressiva que, em alguns casos, pessoas que não curtem determinado estilo de desenho (alguém aqui leu mangá?) passam automaticamente a não gostar do mundo como um todo, ainda que sequer tenham tido contato real com as ideias expostas nas páginas de um livro de campanha.
Dentre toda a variada gama de imagens que compõe um livro – desde as tabelas de armas, passando por imagens de raças exóticas até meramente as bordas nas páginas – nenhuma delas possui tamanha ligação com o todo do projeto quanto o logotipo. Posso estar exagerando aqui, é claro, pois não sou exatamente versado no assunto. Mas, pelas obras de longa duração que pude acompanhar, em geral ela serve como um termômetro do estágio em que o próprio se encontra. Começa tímida, amadora até. E pouco a pouco avança até seu estágio mais recente (que no caso, claro, continua amadora haha).
Em Meliny não foi diferente. Desde a primeira versão até a atual, cada nova etapa do projeto recebeu uma imagem-título própria. Comparando-as agora podemos ver de que maneira avançamos ao longo desta década. Porém, apesar do projeto em si ser de 2001, até fins de 2003 éramos ainda parte do mundo de Arton, veiculados ao cenário de Tormenta. A primeira logo de um mundo próprio surgiu apenas em 2004…
Evolução do Logo de Meliny 1

Modelo de 2004 por Bruno “Sky”

Dentre todas as logos utilizadas até então esta foi a única efetivamente votada pelo grupo. Naquela época o grifo (animal símbolo da Justiça e de Yius) representava o mundo como um todo. A cor azul igualmente trazia a idéia da Eternidade, o “lado dos heróis” pelo domínio do mundo em contrapartida ao vermelho do Esquecimento. A outra grande batalha de forças do cenário – o dia e a noite – é representado também pelo sol e pelas estrelas. Pra completar a idéia, há algumas runas aleatórias que lembram a era arcana e a Guerra da Magia.

Modelo de 2007 “Árabe” por Marlon “Armageddon”

Em 2007 tive a oportunidade de remodelar a página de trabalho do mundo de Meliny e precisava de uma logo mais estreita para tanto. Por isso usando meus parcos conhecimentos em Corel desenvolvi uma imagem temporária misturando várias fontes prontas, inclusive, um trecho que simula tipos árabes (ou algum outro idioma muito bonito mas ilegível para mim) com o símbolo “E3”, resumo veloz de “Entre a Eternidade e o Esquecimento”. Era uma brincadeira com o nosso até então inovador sistema “F3”, um mod de 3D&T que nunca viu a luz do dia devido o retorno do Alpha.

Modelo de 2008 por Marlon “Armageddon”

Um ano depois, todos os enfeites se perderam e ficamos apenas com o nome do cenário usando um efeito básico do Photoshop. Este era um logo que sempre achei muito bonito, apesar de simples. Infelizmente, algo que nunca havia me ocorrido até então é que de certa forma todas as fontes gratuitas encontradas na internet tem uma origem qualquer. Esta em questão é utilizada nas logos do game Neverwinter Nigths. Só soube disto após comprar o jogo em si. Como a idéia era divulgar o cenário, abandonamos novamente esta e partimos para a próxima…

Modelo de 2009 por Marlon “Armageddon”

E chegamos a última logo feita por mim (pra alegria de todos). Regressaram os dizeres “Entre a Eternidade e o Esquecimento” e o desenho geral das letras lembra muito mais a versão de 2004 do que as suas antecessoras. Porém, vários outros elementos ficaram pelo caminho, além disso a falta de cor aparente faz falta para um mundo mágico e colorido como Meliny.

Modelo de 2012 por Bruno “Sky”

Conversando com nosso amigo Tiagão Oirebir, optamos por trazer de volta o modelo original criado em 2004 por ter um vínculo único com o mundo e também por ter sido desenhada ao invés de utilizar alguma fonte pronta. Usamos este por um tempinho, mas acabamos mudando novamente um pouco depois.

Modelo de 2014 por Tiago Oriebir

Esse é o logo que será utilizado para as crônicas de Meliny. Ele lembra as artes de outrora, mas é mais simpático e menos poluído.
Até que se prove o contrário, é a logo atual do mundo de Meliny.

Sair da versão mobile