Deckplans de naves espaciais

Naves espaciais podem aparecer de três maneiras em uma aventura de RPG: Narrativamente, quando o mestre descreve a nave, como ela funciona, o que ela vai fazer, quanto tempo dura a viagem nela, etc. Não são necessárias estatísticas de jogo ou ficha da nave, o mestre pode mostrar uma ilustração ou prop, mas é só isso; Como elemento do jogo, quando a nave tem efeito no desenrolar do jogo, ou seja, tem estatísticas próprias que são usadas como elemento do jogo, seja participando de combates, que são rolados pelos jogadores ou transportando o grupo, quando a velocidade, distâncias e meios de viagem FTL são importantes para o plot da aventura; e como cenário do jogo, quando o jogo se passa dentro da nave e a disposição física do seu interior é importante para o desenrolar do jogo, da mesma forma que o mapa da dungeon é importante para um dungeon-crawl.
Basta ver Alien, Star Trek, Firefly, Star Wars para ver que muitas vezes a nave serve como cenário da ação. Assim como uma dungeon, uma nave espacial é um cenário fechado, em que uma série de aposentos ou espaços se conectam e podem dar uma forma a uma aventura. O mapa de uma nave espacial é chamado de deckplan. A principal diferença entre um deckplan e uma dungeon é que esses espaços devem se conectar de uma forma lógica, e os jogadores já esperam mais ou menos o que encontrar, tendo uma boa noção pré-concebida de como se organiza uma nave espacial, com uma ponte de comando, uma área de máquinas, uma enfermaria, etc.
Dessa forma um deckplan deve ser planejado de forma diferente de uma dungeon qualquer. Em primeiro lugar ele deve caber dentro da nave espacial (com algumas exceções, como a Tardis de Doctor Who); ele deve ter uma organização lógica, com uma ponte de comando, dormitórios, área de maquinas próxima aos motores, área da carga com portas para o exterior, etc. Nem sempre uma nave vai ter tudo o que os jogadores esperam, por exemplo, talvez a nave não tenha área de máquinas ou enfermaria por que não se espera que ela opere longe de centros de serviços como espaçoportos ou bases estelares.
Entre os desenhistas de deckplans, algums valem a pena ser examinados em maior detalhe:
Deckplans de naves espaciais 1

Future Armada

Com certeza os melhores deckplans que eu já vi, cada um é uma obra de arte que dá vontade de pendurar na parede. Os deckplans da linha Future Armada tem uma inspiração na série Firefly (aliás são do mesmo autor dos deckplans do RPG lançado pela Margareth Weiss Studios, Ryan Wolfe) mas em alguns casos são inspirados em Star Wars (como o Venture) ou Star Trek (como o Cygnus). Todos seus Deckplans parecem realmente projetados para serem naves funcionais, não apenas uma coleção de salas. Junto com os Deckplans vem um pequeno módulo explicando a história da nave, algums NPCs e estatísticas para se usar a nave com o sistema D20 Modern.
Future Armada, da 0-hr Studios
Deckplans de naves espaciais 2

Star Wars

Fãs de Star Wars tem não apenas uma mas duas páginas dedicadas a gerar deckplans para naves icônicas da série de filmes e do universo expandido. Naves de Star Wars são bem conhecidas, mas que sabe como é uma Lambda-Shuttle por dentro? Ou melhor ainda, um Corellian Corvete? Claro que ninguém seria louco o suficiente de mapear um Imperial Star Destroyer (com 1600 metros e dezenas de decks, ele seria bem maior que Worlds Largest Dungeon), mas dezenas de naves de carga e de batalha podem ser encontradas nos arquivos dessa páginas.
Colonial Chrome
Star Wars Deckplans Alliance
Deckplans de naves espaciais 3

Traveller

Vários fãs de Traveller se dedicaram a reunir deckplans das naves icônicas do cenário. As naves de Traveller se caracterizam por ter grandes tanques de hidrogênio, que é necessário para os pulos no hiperespaço, e serem espaçosas, já que os passageiros passam mais ou menos uma semana na nave a cada pulo. Como Traveller é um dos RPG mais antigos os seus deckplans desenvolveram uma linguagem própria, sendo esquemáticos bem abstratos, mais próximos de uma planta de engenheiro do que de um tile mais artístico.
The Traveller Deckplan Page
Brook’s Traveller Lowport
Peter’s Traveller Page
Deckplans de naves espaciais 4

StarTrek

Fãs de Star Trek por sua vez tem uma grande coleção de esquemáticos das naves icônicas da série no LCARS Blueprints Database, infelizmente poucos desses esquemáticos incluem deckplans. Alguns notáveis são os deckplans da Enterprise NX-01, quase tão bonitos e detalhados quanto os da linha Future Armada, O USS Aachen, uma interpretação diferente de como seria uma nave da era da NX-01, a USS Botany Bay, a famosa nave de Khan, e a USS Nova da Strategic Design.
The Star Trek LCARS Blueprints Database
Não são apenas essas as naves disponíveis por aí, é possível encontrar em muitos fóruns e sites mais naves espaciais. Ora, até mesmo TWERPS vinha com uma mapa de nave espacial!
Com uma frota dessas qualquer um pode desbravar a fronteira final. Basta uma impressora, ou uma passada rápida em uma gráfica expressa que imprima banners em lona,  para ter as mais belas naves da galáxia na sua mesa de jogo.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Tesla disse:

    Caramba, esse Future Armada é muito profissa! hehehe

Deixe uma resposta