Ícone do site RPGista

Uma questão de escala

Você já deve ter notado que as miniaturas de RPG não são todas do mesmo tamanho, e não estou falando de hobbits e gigantes. As miniaturas de RPG são uma representação em escala de um personagem, mas essa escala varia de acordo com o fabricante. As vezes o mesmo fabricante tem miniaturas de escalas diferentes ou miniaturas completamente fora de escala.
O RPG tem suas origens nos wargames de miniaturas, e em suas primeiras encarnações usava miniaturas de wargame. Essas miniaturas costumavam ser principalmente de duas escalas: 15mm e 25mm. Essa medida representa a altura de um soldado desde o chão até a altura dos olhos. Por que até a altura dos olhos e não a altura total do soldado? por causa disso:
Shako é um chapéu militar do tempo napoleônico, alto e com penachos.
Isso é um shako, um chapéu típico dos exércitos da era napoleônica. Desde suas origens essa é uma das eras mais comumente retratada nos wargames, e por conta das miniaturas terem na maior parte das vezes chapéus elaborados e de alturas variadas na cabeça, era mais prático medir as miniaturas até a altura dos olhos.
Devido à maior ênfase nos personagens do que em unidades, embora as miniaturas de 15mm fossem mais populares para wargames, as miniaturas de 25mm se tornaram mais populares no RPG, afinal permitiam que mais detalhes fossem esculpidos nos personagens. Com o passar do tempo essas miniaturas foram crescendo para possibilitar que fossem mais detalhadas e impressionantes de modo que hoje em dia miniaturas de RPG costumam ser na escala de 28mm e até 30mm (as Miniaturas de Star Wars são de 34mm!).

Isso é completamente ilógico Spock! O mesmo Capitão Kirk, por várias companhias diferentes.

Claro que esses termos são aproximações, escala é uma proporção entre o objeto representado e o real, em qualquer mapa você pode ver a escala indicada, mesmo tiles de RPG tem uma escala. A dos tiles de D&D, onde cada quadradinho representa um quadrado de 1,5 metro (ou melhor, jarda) é uma escala de 1:54. Ou seja para cada 54 unidades do objeto real (sejam centímetros, polegadas ou metros) é representada uma unidade. Logo uma mesinha de 54cm de raio é representada por um desenho de uma mesa com 1cm de raio. Isso corresponde a miniaturas de 30mm, afinal multiplicados por 54, esses 30mm dão 1,62m, mais ou menos a altura dos olhos de uma pessoa mediana. Gurps, por outro lado usa mapas bem maiores, já que cada hexágono representa um metro, a escala resultante é de 1:36. Curiosamente o livro recomenda usar as mesmas miniaturas de 25mm nos mapas de 1:36, que pediriam miniaturas com o dobro de tamanho. Olhando os mapas de perto dá para perceber que essa escala é uma abstração para termos de jogo, e no final das contas os edifícios retratados nos mapas de combate sempre são menores do que seriam na realidade caso a escala fosse acurada. Afinal um mapa de combate com duas ou três casas ou uma fortificação pequena seria grande demais para representar na escala de modo a caber em uma mesa de jogo.

6mm 1:300 Escala “Micro”. Usada em wargames em que figura representa uma unidade, normalmente mais focado em veículos como tanques e mechas.
10mm 1:160 Uma escala mais nova que permite colocar muitas unidades na mesa, retratando grandes batalhas, popular com Ficção Científica e Campanhas Militares Modernas
15mm 1:100 Escala mais tradicional com wargames, principal escala usada com exércitos Napoleônicos e outras batalhas antigas
25mm 1:64 Escala mais popular com RPGs e também usada pela Games Workshop para as miniaturas de Warhammer e Warhammer40K, entre outras
28mm 1:58 A maior parte das minis ditas 25mm hoje em dia na verdade são 28mm, para fazer miniaturas com mais detalhes e mais impressionantes.
30mm 1:54  Verdadeira escala das miniaturas mais “heroicas” e dos mapas de D&D.

 
Quando usamos miniaturas de papel, nós temos mais controle sobre a escala das miniaturas, afinal é só alterar a escala da miniatura na hora de mandar para a impressora. Se prefere miniaturas de 28mm, é só imprimir as de 25mm a 110% de escala. Se quer miniaturas de 15mm uma boa ideia é imprimir as de 28mm em duas páginas por folha. O dobro de miniaturas! É importante ter uma ideia da escala das miniaturas quando for desenha-las. Para a impressora escala é uma medida de resolução e é denotada pelo DPI da impressão. DPI significa dots per inch e é a medida de quantos pontos de imagem são impressos por polegada. O padrão para imprimir miniaturas é 300dpi, ou seja 300 pixels na tela equivalem a uma polegada no papel (aproximadamente 25mm). Dessa forma um miniatura de 25mm deve ter 300 pixels da sola dos pés até a altura dos olhos se ela estiver de pé. Fácil!
Fontes:
http://en.wikipedia.org/wiki/Miniature_figure_(gaming)#Scales
http://theminiaturespage.com/ref/scales.html
http://en.wikipedia.org/wiki/Miniature_wargaming#Scale
 

Sair da versão mobile