Ícone do site RPGista

Elementais – Parte III

E aí pessoal, tudo certo? Você conheceu nos últimos posts sobre o universo da Light Novel brasileira Elementais, com as regras básicas para os jogadores se aventurarem no cenário, e algumas dicas e sugestões para criar suas próprias artes, que são os poderes dos Elementais. E agora, para finalizar com chave de ouro, você terá mais detalhes sobre Kenomianos e Pleromianos, as organizações Mônade e Nebro, e algumas fichas de personagem para incrementar ainda mais as campanhas.

Pleromianos e Kenomianos: a Ordem e o Caos personificadas

Um dos pontos altos de Elementais é a eterna luta entre a ordem e o caos. Quando um humano se torna um Elemental, ele é inclinado para um dos dois eixos, que pode afetar o desenvolvimento de seus poderes. Contudo, os Elementais não são os únicos seres existentes relacionados a ordem ou ao caos. Existem dois grandes grupos de criaturas escolhidas como os campeões máximos das duas forças: os Kenomianos, representantes do caos, e os Pleromianos, defensores da ordem.

Ainda não se sabe a origem de ambas as criaturas, mas é bem possível de que estejam em guerra há bem mais tempo que a própria existência dos humanos. Com os Elementais humanos crescendo em números com o passar dos séculos, os dois grupos passaram a fazer alianças com os humanos, levando a guerra para a Terra, embora os Kenomianos ajam com mais frequência sozinhos. Talvez o mais próximo da verdade que se tenha notícias sobre os Kenomianos é o misterioso Receptáculo do Caos, e sua relação com os Arquétipos Anímicos…

Kenomianos são feras extremamente selvagens, e os principais invasores do mundo dos humanos. Todos os Kenomianos possuem formas físicas terríveis, que amedrontam os mais incautos. O poder de cada Kenomiano varia, indo dos fracos Barghests aos perigosos Basiliscos, cuja presença é perceptível apenas por Elementais experientes. Alguns Elementais, geralmente aliados ao caos, conseguem trazer voluntariamente Kenomianos para a Terra, mas é pouco provável que consigam controlá-los. Não há registros conhecidos na Mônade sobre alianças Elementais e Kenomianos, embora não seja impossível que tal atrocidade ocorra.

Em regras, os Kenomianos funcionam como qualquer outra criatura, com o detalhe de que todos devem possuir a desvantagem Insano (escolha um tipo qualquer). Caso alguém do grupo possua o antigo Manual dos Monstros (ou o bestiário que o pessoal do Non Plus RPG atualizou, que você pode conferir na nossa 3D&Teca), pode usar as criaturas de lá como base para os kenomianos.

Já os Pleromianos são os maiores aliados dos Elementais. Criaturas essencialmente benignas e sábias, os defensores máximos da Ordem apenas entram no mundo dos humanos quando estritamente necessário, e nestes casos, quase sempre como aliados de algum Elemental Ordeiro. Existem tantas variedades de Pleromianos quanto de suas contrapartes caóticas, sempre com aparências belas e imponentes. Alguns até possuem uma segunda forma, mais amena e própria para manter-se disfarçados dos inimigos quando necessário. Nyaoh, o Pleromiano aliado de Syd Hiroshima, é um deles.

Pleromianos são construídos como monstros normais. Inclua vantagens mais defensivas, ou crie estratégias em que os defensores da ordem lutem apenas em último caso. Para efeitos de regras, seria ideal o uso de alguma desvantagem como Código de Honra (geralmente o da honestidade ou dos heróis, depende da criatura), Devoção (defender a ordem) ou Protegido Indefeso (seu aliado Elemental), mas evite colocar várias desvantagens ao mesmo tempo, para manter o desafio de jogadores que queiram enfrentá-los.

Vale lembrar que tanto Kenomianos como Pleromianos podem possuir a vantagem Elemental, criando assim criaturas ainda mais particulares e desafiadores para os personagens dos jogadores. Se o mestre quiser, as vantagens mágicas podem ser utilizadas pelos monstros, para delimitar a facilidade com que aprendem suas artes, mas tente manter os poderes das criaturas baseadas no elemento escolhido, para deixá-lo verossímil. Aqui vai uma dica valiosa para os mestres (os sádicos, em especial): quando existem Kenomianos poderosos por perto, os Elementais não sentem a presença nem da Barreira de Eridu (o mestre pode pedir testes difíceis, quase impossíveis, de Resistência para que possam perceber)…

Mônade e Nebro: Organizações da Ordem e do Caos

Não se sabe exatamente quando os Elementais começaram a surgir com mais intensidade. O fato é que, com o número crescendo de Elementais humanos exponencialmente, além do surgimento dos Kenomianos e Pleromianos e o perigo que estas criaturas poderiam trazer à humanidade, seria necessária uma organização que pudesse prestar auxílio a todos os Elementais, e por conseguinte ao mundo em geral. Assim surgia a Mônade, uma agência formada unicamente por Elementais Ordeiros, com o propósito de ajudar os Elementais a controlar seus poderes, e se manterem livres das ações de Elementais Caóticos, Kenomianos, e principalmente longe de sua agência inimiga, a Nebro.

Até agora na série, não há grandes informações sobre as duas organizações. Sabe-se que atualmente que tanto a Mônade como a Nebro possuem alcance mundial, com diversas sucursais espalhadas pelos continentes. Já sabemos que alguns Pleromianos auxiliam diretamente a Mônade, oferecendo seus poderes para manter ativo o grupo, e que a Nebro tem um perigoso plano à frente. Como sugestão de campanhas, o mestre pode incluir o melhor dos climas de espionagem, com os personagens atuando em um dos lados da disputa, para descobrir os planos da rival. Atrelado ao clima das histórias Shonen, você pode imaginar que tipos de investigação os heróis podem realizar…

Kits de personagem

Kits de Personagem são uma opção muito interessante para jogadores, pois permitem personalizar ainda mais seus personagens com opções divertidas. Embora o Manual do Aventureiro Alpha ofereça opções mais voltadas para cenários medievais, é possível utilizá-los no cenário moderno de Elementais, porém com duas ressalvas: a primeira é com relação aos kits de guerreiros mágicos, como o Senhor das Chamas, Rei da Montanha, entre outros. É recomendável para o mestre que não os utilize, devido ao fato da vantagem Elemental cobrir os efeitos destes kits. Se quiser, é preferível que utilize os poderes dos kits como Artes da vantagem Elemental, mantendo as mesmas regras (custo em PEs igual à uma quantidade determinada de Pontos de Magia).

A segunda ressalva é com relação aos kits de magos. Como recomendado na primeira parte desta série de posts, as vantagens mágicas estão proibidas, para manter o equilíbrio em jogo. Se o mestre preferir, ele pode permitir o uso de kits de magos, relacionando os poderes do kits às artes dos personagem (imaginem um Elemental da Mente com poderes do kit Ilusionista? Medo), e trocando os requisitos relacionados à vantagens mágicas pela vantagem Elemental. O mestre deve ser cauteloso ao permitir estes kits para os jogadores, avaliando as escolhas de cada um.

Fichas de Personagens

Aqui estão as fichas dos personagens principais de Elementais – O Receptáculo do Caos. As fichas são referentes ao início da história, em que nem todos os poderes dos personagens foram despertos. Caso o mestre ache melhor, os jogadores podem usar as fichas dos personagens, criando novas situações ou mudando completamente o enredo de O Receptáculo do Caos. Vamos às fichas!

Gabriel Schroder

Após investigar o misterioso jogo “Elemental” junto com o irmão Felipe e os amigos Léo e Sérgio, Gabriel acaba por se tornar um Elemental de verdade ao ser atacado por Kenomianos. Graças aos irmãos Hiroshima, Gabriel descobre não ser um Elemental comum, mas sim um Elemental da Linhagem das Sefirot, capaz de selar o Caos para sempre. Um adolescente que vive no bairro da Orla das Gaivotas, no Rio de Janeiro, Gabriel é ativo, efusivo e adora surfar. É irmão gêmeo de Felipe, com quem “briga” na maior parte do tempo.

Ficha de Personagem (7 pontos)

F1, H1, R2, A0, PdF0; 10 PVs, 10 PMs; Vantagens: Elemental (1 ponto; Fogo), Aliado e Ligação Natural (Felipe), Linhagem de Sefirot (Prometeu); Desvantagens: Assombrado (fica apavorado quando vê muito fogo), Código de Honra (da Honestidade); Artes Conhecidas: Braço do Paladino (Aumento de Dano, até 5 PMs).

Felipe Schroder

Assim como seu irmão gêmeo Gabriel, Felipe torna-se um Elemental durante um confronto com Kenomianos no Pier Élida, e fica sabendo através dos irmãos Hiroshima que é um Elemental da Linhagem de Sefirot. Mais calmo e menos inconsequente que o irmão, nem por isso Felipe deixa de partilhar com ele um grande gosto por surfe e música. Seus poderes elementais são opostos ao de Gabriel, o que denota um pouco a personalidade de ambos: Felipe calmo como água, Gabriel impulsivo como o Fogo.

Ficha de Personagem (7 pontos)

F0, H1, R2, A0, PdF2; 10 PVs, 10 PMs; Vantagens: Elemental (1 ponto; Água), Aliado e Ligação Natural (Gabriel), Linhagem de Sefirot (Epitemeu); Desvantagens: Código de Honra (da Honestidade), Maldição (leve; distraído: precisa fazer um teste de Habilidade antes de rolar a iniciativa, se não é o último no turno de combate); Artes Conhecidas: Torrente Exicial (Ataque Mágico, até 5 PMs)


Riko Hiroshima

Riko é uma adolescente australo-japonesa que, junto com seus irmãos e seu pai adotivo Robert, vinha procurando Elementais da Linhagem das Sefirot mundo afora, até chegar ao Brasil, onde depara-se com Gabriel e Felipe. Uma garota centrada, Riko é a principal fonte de explicações dos gêmeos Schroeder a respeito do mundo dos Elementais. Além disso, é uma Elemental poderosa, já dominando várias Artes, e um poder oculto que poucos conhecem…

Ficha de Personagem (10 Pontos)

F1, H2, R2, A1, PdF1; 10 PVs, 20 PMs; Vantagens: Elemental (1 Ponto; Luz), Aliado e Ligação Natural (Rumiko), Linhagem de Sefirot (Henera), Pontos de Magia Extras X1; Desvantagens: Devoção (encontrar todos os membros da Linhagem de Sefirot), Código de Honra (dos Heróis, da Honestidade); Artes Conhecidas: Centelha Branca, Centelha Branca Magna (ambos Ataque Mágico, com limite até 10 PMs), Resplendor dos Nephelim (Combinação das magias Voo e Armadura Elétrica com o Elemento Luz; Riko gasta 7 PMs no total para mantê-la. A arte custou 10 PEs).

Rumiko Hiroshima

Irmã gêmea de Riko, Rumiko é mais taciturna e fria, falando apenas quando julga necessário, mesmo durante explicações importantes a Elementais novatos, como os gêmeos Schroeder. Junto com seus irmãos e o pai adotivo Robert, ela vai ao Brasil à procura de Elementais da Linhagem de Sefirot. Apesar de fechada, compartilha da mesma visão que a irmã, se sentindo tão responsável quanto em sua missão. Em combate, suas artes são rápidas e mortais, eliminando seus inimigos com facilidade;

Ficha de Personagem (9 pontos)

F0, H2, R1, A0, PdF2; 5 PVs, 15 PMs; Vantagens: Elemental (1 Ponto; Escuridão), Aliado e Ligação Natural (Riko), Linhagem de Sefirot (Nix), Pontos de Magia Extras X1; Desvantagens: Devoção (encontrar os membros da Linhagem de Sefirot), Código de Honra (dos Heróis), Assombrado (quando confronta a morte do irmão); Artes Conhecidas: Raio Negro (Ataque Mágico, até 5 PMs), Bomba Quintessencial (Ataque mágico, de até 5 PMs com o extra Amplo, de Ataque Especial. A arte custou 10 PEs, e Rumiko gasta 7 PMs por ela), Graça de Azrael (Combinação das magias Voo e Armadura Elétrica com o Elemento Escuridão; Rumiko gasta 7 PMs no total para mantê-la. A arte custou 10 PEs).


Léo Resnik

Léo é um dos melhores amigos dos gêmeos Schroeder. Ele e Sérgio convidam os irmãos a irem ao famigerado Píer Élida, onde encontram-se com Riko e Dimitri, e uma confrontação com Kenomianos sobrevém, culminando no Despertar dos gêmeos. Um garoto otimista e pertinaz, Léo anima os outros ao seu redor e faz tudo com um sorriso no rosto. Em combate, usa duas adagas que criou ao despertar como Elemental, aproveitando-se de sua agilidade natural para vencer os adversários.

Ficha de Personagem (6 pontos)
F2 (corte), H2, R2, A0, PdF0; 10 PVs, 10 PMs; Vantagens: Elemental (1 Ponto; Metal), Ataque Múltiplo; Desvantagens: Código de Honra (dos Heróis), Maldição (Grave; Léo poderá morrer em uma semana caso não derrote um Kenomiano); Artes Conhecidas: Geri e Freki (duas adagas feitas do elemento Metal; Aumento de Dano).

Sérgio Mizrahi

Assim como Léo, Sérgio é um dos amigos mais íntimos de Gabriel e Felipe. Ele também os acompanha até o Píer Élida, onde os gêmeos Despertam devido ao surgimento de Kenomianos, além de ser um Elemental há algum tempo. Sérgio é uma pessoa serena e sensata, sempre destrinçando cada situação de forma lógica e buscando um resultado que agrade a todos. Em combate, Sérgio ainda é uma pessoa insegura, mas conforme a situação se agrava, seu potencial é elevado aos limites.

Ficha de Personagem (6 pontos)
F0, H2, R2, A0, PdF3; 10 PVs, 10 PMs; Vantagens: Elemental (1 ponto; Chi); Desvantagens: Código de Honra (da Honestidade, dos Heróis); Artes Conhecidas: Pérola de Inari (Ataque Mágico, Até 5 PMs)

Lavínia Pianalto

Lavínia é uma Elemental que, juntamente com Thadeu e Dimitri, realiza o treinamento que visa fortalecer Gabriel, Felipe, Léo e Sérgio para a batalha contra um poderoso Kenomiano que surgirá em uma semana, de acordo com a previsão do Olho do Apocalipse de Thadeu. Uma garota de poucas palavras e comentários ácidos, Lavínia demonstra pouca afinidade com todos os outros Elementais, a não ser Thadeu, com o qual parece estar sempre preocupada. Suas artes com o Elemento Lua visam a morte dos adversários lentamente, bem como artes de fuga para situações de emergência.

Ficha de Personagem (9 pontos)

F1, H2, R2, A1, PdF1; 10 PVs, 20 PMs; Vantagens: Elemental (1 ponto; Lua), Pontos de Magia Extras X1; Desvantagens: Código de Honra (dos Heróis); Artes Conhecidas: Passo de Diana (Teleportação, até 5 PMs), Névoa de Poeira Lunar (Combinação da magia Asfixia com o extra Amplo, da vantagem Ataque Especial. Lavínia gasta 4 PMs para utilizar esta arte, e pagou 5 PEs por ela).


Thadeu Lehrman

Thadeu é o Elemental que idealizou o treinamento dos gêmeos Schroeder, Léo e Sérgio para que estivessem preparados para enfrentar o Kenomiano cuja aparição ele previu com seu Olho do Apocalipse, uma Arte que ele é incapaz de desativar, que lhe permite ter visões do passado, presente e futuro. Seu pai é dono da casa de festas Dodecaneso, onde Thadeu realiza o treinamento com a ajuda de Dimitri, Lavínia e os irmãos Hiroshima. Ele é uma pessoa muito circunspecta e reservada, e um Elemental muito mais poderoso do que já aparenta ser.

Ficha de Personagem (11 Pontos)

F3, H2, R3, A1, PdF1; 15 PVs, 15 PMs; Vantagens: Elemental (2 Pontos – Estrela), Voo; Desvantagens: Maldição (grave; não consegue desativar o Olho do Apocalipse), Código de Honra (dos Heróis); Artes Conhecidas: Olho do Apocalipse (versão aprimorada de Visão do Passado Remoto, em que Thadeu também pode presenciar o futuro e ações paralelas no presente nas mesmas condições da magia original. Thadeu 4 PMs por utilização, em um limite de 20 PMs), Extinção Estelar (A Erupção de Aleph com o Elemento Estrela. Thadeu pagou 10 PEs pela arte), Talharia do Universo (Voo)


Dimitri Vitalis

Dimitri é o “líder” do grupo de adolescentes que frequenta o Píer Élida à noite para participar do misterioso jogo chamado “Elemental”. Repreendido por Riko, Dimitri não apenas se mostra indiferente aos avisos da menina, como também revela a Felipe e Gabriel o que é um Elemental de verdade, manifestando seu poder e enfrentando os Kenomianos que aparecem. Presunçoso e cínico, Dimitri faz o que tiver de fazer para conseguir o que quer.

Ficha de Personagem

F2, H2, R1, A1, PdF1; 5 PVs, 15 PMs; Vantagens: Elemental (2 pontos – Sol); Desvantagens: Devoção (recuperar a saúde da irmã), Má Fama (o infame líder do Píer Élida); Artes Conhecidas: Roda de Apolo (Ataque Mágico até 20 PMs, com a característica Preciso da vantagem Ataque Especial)


Ganchos de aventura

Fechando com chave de ouro, aqui vão dez sugestões para ganchos de aventuras para o universo de Elementais. Você vai notar referências que nunca imaginaria em um universo tão vasto como este. Divirtam-se!

. Um misterioso Pleromiano ferido aparece diante dos personagens, e recebem dele a missão de enfrentar um poderoso Kenomiano que vem matando vários Pleromianos e Elementais;

. Os heróis participam do misterioso jogo realizado pelo trio Lavínia, Dimitri e Thadeu, tornando-se Elementais contra a própria vontade. Cabe a eles decidirem o que vão fazer com os novos poderes;

. Um poderoso criminoso local recebeu poderes de um Elemental sob circunstâncias misteriosas. Os heróis devem prender este bandido antes que seus poderes ameacem ainda mais a cidade;

. Os maiores lutadores do mundo, incluindo os heróis, foram chamados para participar de uma competição especial, em que seus verdadeiros potenciais serão despertados. Mas o que os organizadores do torneio querem com isso?

. Os heróis viraram alvo das duas maiores organizações de Elementais do mundo! Ainda não se sabe o motivo, mas tanto a Mônade como a Nebro procuram os heróis!

. Em um momento de desespero (o mestre pode escolher à vontade =D), os heróis quebram seus limitadores, transformando-se em Elementais. Contando apenas com o auxílio uns dos outros, eles precisam entender a nova condição, enquanto enfrentam diversas ameaças;

. Uma invasão inesperada de Kenomianos se aproxima! O que os heróis irão fazer para impedi-la?

. A mônade pede ajuda aos heróis para resolver uma série de assassinatos que a polícia fora incapaz de resolver. Qual será o envolvimento de Elementais neste caso?

. Uma liga de vilões lideradas por um Kenomiano anunciou o segredo dos Elementais ao mundo. Cabe aos heróis que eles sejam impedidos antes que o mundo se torne um caos;

. Um par de gêmeos foi encontrado pelas duas organizações de Elementais! A mônade pede heróis que cuidem dos gêmeos, antes que a Nebro os pegue e desperte a Linhagem de Sefirot dentro deles.

Bem pessoal, espero que tenham gostado de nossa adaptação. E não deixem de acompanhar a série no site da Infinitum: além do livro, temos algumas promoções para vocês! Até lá!

P.S1: Pessoal, fiquem ligados: em breve o Defensores de Tóquio e a Editora Infinitum farão uma promoção valendo o livro do Elementais! Fiquem atentos às notícias!

P.S2: Como alguns puderam perceber, algumas das artes dos personagens de Elementais possuem pequenas alterações em suas funcionalidades com relação às magias que as originaram. Acompanhe na semana que vem a próxima série de posts, para personalizar suas vantagens e magias. Até lá!

Sair da versão mobile