Ícone do site RPGista

Blog Wars!

Então esses dias ficamos sabendo que o RPGista está em primeiro lugar no PopRank, o ranking de blogs de RPG organizado pelo pessoal do Paragons. Yay! Estourem as champanhes! Chamem as Marias d20s! Aguardamos vocês durante a semana na nossa mansão-sede na Nova Zelândia, enquanto degustamos na beira da piscina nossos caviares e escargots servidos por coelhinhas da Playboy, e curtimos o show particular do Neil Young que encomendamos…
Ok, ok, então ser o blog de RPG mais visitado do nosso pequeno gueto nerd não vai necessariamente nos deixar mais próximos da dominação mundial. Mas nunca é ruim saber que tem quem leia as bobagens e blasfêmias que escrevemos por aqui. A bobagem a seguir, enfim, foi algo que eu pensei apenas para marcar o fato, para que vocês também tenham a oportunidade de galgar os degraus até se tornarem os criadores de conteúdo mais populares da blogosfera!

Retirado de: http://musicanasalturas.blogspot.com/2011/05/blogs-blagues.html


Criando o Seu Blog
Para criar um blog você não precisa necessariamente se registrar no wordpress, blogspot ou qual seja o seu servidor favorito. Na verdade, tudo o que você precisa é de um Manual 3D&T Alpha e uma cópia da ficha de personagem (ou pelo menos uma folha em branco para anotar os números)! Ele pode ser criado com qualquer coisa entre 5 e 12 pontos de personagem, de acordo com o patamar de relevância que o grupo quiser que ele tenha no início da campanha. Não se esqueça também de adicionar todos aqueles detalhes de background e fluff, como o tema de preferência das suas postagens, blogroll de amigos, e etc. Enfim, construa-o exatamente como o seu personagem padrão de campanhas de RPG.
Dos cinco atributos tradicionais do 3D&T, um blog possuirá pelo menos quatro:
A Força representa a agressividade dos autores, e contundência e força das suas opiniões.
A Habilidade representa o seu conhecimento e entendimento propriamente dito do assunto abordado.
A Resistência representa a sua capacidade de suportar críticas e recursos gerais na hora de entrar em uma discussão séria, servindo de base normalmente para calcular os seus PVs e PMs.
A Armadura, enfim, representa a sua serenidade e paciência de maneira geral, que formam um primeiro escudo das suas opiniões contra as críticas recebidas.
Variando nos valores dos quatro atributos, você pode chegar a diversos blogs diferentes. Um blog com Força alta e Habilidade baixa, por exemplo, seria um blog raivoso e com pouco conteúdo de fato, que sobrevive apenas da polêmica gratuita. Um com grande Resistência e Armadura poderia ter um autor mais ponderado, cuja paciência lhe dá calma para responder todos os comentários sem cair na deselegância. E daí por diante.
E, claro, não se esqueça das vantagens e desvantagens! Elas podem representar recursos e características especiais diversas possuídas pelo blog – um Ataque Especial, por exemplo, poderia representar um crítica mais forte contra uma opinião contrária, que aumente a força dos seus argumentos; um Ataque Múltiplo, uma sequência de floods; Separação poderiam ser vários autores diferentes que participam do mesmo blog; e etc.

Tirinha clássica retirada de: http://xkcd.com/386/


Flame!
Os seus atributos e características irão ajudar a determinar o teor das postagens no blog – blogs com maior Força tenderão a fazer mais postagens polêmicas, expondo opiniões fortes e chamando abertamente os leitores para a discussão; enquanto aqueles que valorizarem mais a Habilidade farão postagens mais técnicas; e daí por diante. Eles entrarão em cena, é claro, quando algum outro leitor, que também terá a sua ficha de personagem, resolver questionar os seus escritos, dando início a um emocionante flame virtual!
Um flame é, essencialmente, um combate. Você seguirá normalmente todas as fases do turno de combate descritos no Manual 3D&T Alpha – Iniciativa, FA, FD, repete -, podendo usar vantagens, desvantagens, possuir aliados e inimigos a mais de cada lado, e etc. Cada “ataque” representa uma argumentação, uma tentativa de convencer o oponente de que a sua opinião é a correta em um comentário ou postagem-resposta; e cada “defesa” é uma resposta a esta argumentação, uma maneira de se justificar e desqualificar os ataques adversários. Um personagem que tenha os seus PVs reduzidos a 0 terá desistido do debate, ou então teve a sua opinião definitivamente derrotada pelos argumentos contrários.
O blog também recebe normalmente PEs ao fim de cada flame, representando a experiência adquirida para melhorar as suas postagens e debates futuros. O principal ganho com eles, no entanto, é na criação de uma reputação para ele e os seus autores.
Reputação
A Reputação (Rp) é uma nova característica, baseada na mecânica de Fama que eu havia criado para o 3D&T Rock Band. Essencialmente, é a mesma coisa: mede o reconhecimento geral das pessoas a respeito do seu blog, e o quanto elas o respeitam e consideram as suas opiniões.
Rp pode ser comprada normalmente com pontos de personagem ou PEs, pagando-se os custos normais. Um blogueiro, assim, pode acumular os PEs adquiridos durante as discussões para aumentar a sua Reputação, se tornando mais conhecido entre os seus semelhantes; ou então comprar alguns pontos já no início da campanha, representando a sua Reputação inicial.
O mestre sempre pode fazer um teste de Rp em segredo para determinar se um determinado personagem ou autor conhece o seu blog. Em caso de sucesso, você será reconhecido, o que pode alterar todo o desenrolar de uma cena.
Você também pode usar a sua Rp para influenciar a opinião das outras pessoas, facilitando a aceitação dos seus argumentos. Assim, você pode somar a Rp do seu blog em qualquer rolagem, seja em um teste ou em uma jogada de FA ou de FD. Você poderia, por exemplo, argumentar em uma rodada com FA = F + Rp + H + 1d; ou então se defender com A + Rp + H + 1d; ou ainda receber um bônus igual à sua Rp em uma rolagem de esquiva. A Rp também é multiplicada normalmente em acertos críticos – ou seja, você pode chegar a ter uma FA ou FD de até F/Ax2 + Rpx2 + H + 6!
Cada vez que fizer isso, no entanto, você perderá 1 ponto permanente na característica – apelar para a sua influência pessoal pode ser uma tática boa para encerrar uma discussão rapidamente, mas sempre deixará a impressão de um argumento mal resolvido. Outros pontos de Rp também podem ser perdidos ou ganhos em situações especiais, de acordo com o julgamento do mestre.
RELEASE THE TROLLS!
De resto, uma aventura na guerra dos blogs não vai diferir muito de uma aventura qualquer de RPG. Cabe ao mestre criar histórias, conflitos e NPCs que tornem as sessões divertidas, e sempre desafiar os blogs dos jogadores com discussões mais sérias dos quais participar. No fim, eventualmente, quem sabe eles não encontrarão aquele MacBook +5 no fim de uma masmorra de comentários, que os permitirá derrotar os magos malignos que querem conjurar os demônios SOPA, PIPA e ACTA para conquistar a blogosfera…
Mas aí, é claro, dependerá de cada um de vocês.
Até!

Sair da versão mobile