O artigo de hoje faz parte das colunas Improviso e Oficina. Em campanhas longas, hão de encontrar momentos em que um oponente que o mestre acreditasse não causar tantos problemas ao grupo, faz um estrago razoável, causando algumas baixas. A primeira solução seria reduzir os pontos do NPC de uma forma que os personagens consiga derrotá-lo sem causar muitos problemas. Mas isso acabaria por deixar os combates monótonos e cansativos com a talvez “fácil” vitória dos protagonistas. Já pensou em usar Grunts na sua aventura?
um monte em alguns MMORPGs.
Sabendo que em seu plantel de inimigos não há nenhum em que as vantagens, características e estratégias do grupo de personagens seja páreo para ele, você pode de certa forma “dividir” este inimigo em várias partes.
Assim como os Minions de D&D, os Grunts tem o papel de ajudar os personagens a se desenvolverem quando um desafio mais relevante pode ser um problema e tanto.
Faremos então um modelo — levando algumas características como base –, para que possa criar seus próprios grunts na campanha.
- Grunts só podem utilizar um tipo de ataque: Corpo-a-corpo ou à distância. Logo, ou Força ou PdF estarão zerados. Simplificar é essencial.
- O dano e a defesa serão sempre estáticos. Considere uma rolagem 3 para a FA e FD não tendo assim trabalho para rolagem de dados excessiva.
- Qualquer ataque que ultrapasse a FD de um Grunt destrói um Grunt. :'(
- Os Pontos de Experiência será sempre 1/3 dos pontos que um inimigo não-grunt poderia ceder.
- Em geral, Grunts podem possuir apenas uma vantagem.
- Considere o nível de seus personagens como revisão final para a pontuação.
Os Pontos de Experiência adquiridos ao detonar estas criaturas seria 3 (10 criaturas de menos de 10 pontos equivalem a 1 ponto cada. Divida por três e arredonde para baixo). Deu pra entender?
É bem básico, mas se usado de forma errada pode prejudicar o grupo.
Grunts são, de certa forma, lacaios de um personagem de maior poder. Então, se for usá-los em sua campanha, lembre-se de colocar por trás (ui!) alguma ameaça maior e mais poderosa para seu grupo.
Se seu grupo for daqueles que gostam de extrair informações de qualquer coisa que eles deixem com 0 PVs mas que esteja consciente, saiba que Grunts morrem automaticamente ao alcançarem os 0 PVs. Sem direito a Teste de Morte.
Você ainda pode acrescentar peculiaridades aos grunts, como invulnerabilidades, fazer com que todos tenham a vantagem Parceiro e unir suas forças para combater o grupo de “igual para igual”, isto é, com PVs normais, e não como Grunts.
Tem um app maneiro para a criação dos Minions, do D&D: http://dndminion.appspot.com/ e você pode usar para criar os grunts.
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LIPE SOARES acha que os grunts também são gente e merecem seus direitos!
As imagens deste artigo são screenshots de Power Rangers e Pokémon.