No primeiro post, você conferiu os Persona-Users adaptados como uma vantagem, seguindo o modo que são apresentados no game.
Porém, os animês baseados na série Persona os mostram de forma ligeiramente diferente, que também pode interessar à mesa de jogo, por isso confira aqui uma expansão do artigo, com novas regras para as vantagens Persona-User e Wild Card, deixando-as semelhante a como os Personas são vistos nos animês.
Persona-User (2 pontos)
(confira a descrição completa da vantagem aqui)
Essa vantagem funciona de forma semelhante à Aliado; você pode invocar uma criatura, o Persona, construída com a mesma pontuação que o personagem, que só pode ser invocada em situações de combate e permanece até o fim do mesmo, sendo controlado da mesma forma que Aliados comuns. O Persona possui uma Armadura Extra e uma Vulnerabilidade, que devem ser escolhidas na construção da ficha e não podem ser modificadas posteriormente. Um Persona não possui Resistência própria; ao invés disso, ele utiliza os PVs e PMs do User (ou seja, caso o Persona sofra dano ou ative habilidades, são dos PVs e PMs do User que serão descontados), e evolui da mesma forma que um Aliado.
Wild Card (2 pontos):
Caso o mestre opte por essa versão dos Personas, a vantagem Wild Card também precisará ser modificada. Essa vantagem passa a permitir construir um segundo Persona, com a pontuação atual do personagem. Trocar de Persona durante o combate exige uma ação, e só pode ser feito uma vez por combate. Posteriormente, pelo preço de 1 ponto (10 PEs), o personagem pode adquirir mais um Persona extra. Sempre que você evolui seu personagem, pode escolher apenas um de seus Personas para evoluir proporcionalmente.
Versão do game x versão do anime, qual usar?
Agora, com duas versões da vantagem Persona-User, pode ter ficado confuso de qual é a que vale, não é? O mestre quem deve escolher qual se ajusta melhor em sua campanha.
A versão do game (vista no primeiro artigo), além de ser mais fiel ao original, é mais simples pois cada jogador fica responsável por uma
Outro detalhe que deve ser considerado, é que a versão do game dá mais destaque em combate aos próprios Users, enquanto a do animê aos Personas (afinal, é bem mais empolgante ver eles lutando do que estudantes armados…). Escolher a versão do animê transformará os Users em coadjuvantes durante o combate, bastando para eles sair do caminho e dar espaço para o Persona lutar por eles, o que pode ser frustrante para alguns. No fim, basta o mestre discutir com os jogadores quais regras preferem usar.
As imagens usadas nesse artigo são screenshots de Persona 4: The Animation.