Ícone do site RPGista

Personagens bêbados – OPERA RPG

Muitos jogadores divertem-se colocando seus personagens para beber durante a sessão [principalmente na noitada antes da peleja], fazem umas graças dizendo que seus personagens estão bêbados, mas na hora que começa a ação, a sobriedade é imediatamente recuperada, afinal, o jogador não está embriagado.
Para simular isso na mesa de jogo, não é necessário, e muito menos recomendado, o consumo de álcool nas mesas de RPG. Basta que as regras se modifiquem para que o jogador sinta as dificuldades de um personagem alcoolizado.
Já no RPG, as regras “Pisando na Jaca”, para OPERA RPG [e facilmente adaptadas para o seu sistema], cumprem bem essa função, aplicando várias penalidades e características psíquicas que personagens bêbados devem enfrentar.

PISANDO NA JACA

O uso de certas substâncias pelos personagens pode gerar algum tipo de boa sensação temporária, porém, enquanto está sob o efeito desta substância, o personagem fica enfraquecido de alguma maneira. Além disso, o consumo frequente pode trazer a Característica Psíquica Vício para o personagem.
Não existe uma quantidade determinada para agravar os efeitos ou gerar o Vício. Cabe ao Observador [Mestre/Narrador] julgar as ações dos personagens e cobrar um Teste de Físico para tentar evitar os efeitos do consumo em excesso e um Teste de Vontade para tentar evitar o Vício por consumo excessivo.
A utilização destas regras é muito útil para parar com aquelas palhaçadas de jogadores que ficam fazendo graça com seus personagens, tentando esculachar a aventura logo na taverna. Quando eles olharem as suas penalidades, eles vão ver quem é que está esculachado a ponto de apanhar de ‘botequeiros’ de carteirinha…

BEBIDAS

Uísque: Bebida muito forte que relaxa o corpo e dá a característica Excesso de Confiança (leve). O uso em excesso dá sonolência (-3 para resistir ao sono em Teste de Físico), diminui a quantidade de Ações do personagem para a sua metade menor e deixa o personagem com tremedeira, dor de cabeça e -1 em todos os atributos durante o dia seguinte se ele falhar em um Teste de Físico ao acordar.
Energético: Bebidas com guaraná, taurina, cafeína e outras ‘inas’ da vida que desperta o personagem, deixando-o com Percepção+1 e bônus de +1 para resistir à Testes de  Físico contra sono. Causa também a Característica Psíquica Impulsividade (leve).  O uso em excesso impede o sono causa alucinações leves e rápidas.
Cerveja: Bebida que dá a Característica Psíquica Excesso de Auto-Confiança e diminui em -1 os Atributos Destreza e Percepção. O uso em excesso diminui todos os atributos em -2 pontos e deixa o personagem muito alegre ou muito triste (decida no dado).
Vinho: Bebida que esquenta o corpo. O uso em excesso dá dor de cabeça que diminui em -1 todos os Atributos.
Licor: Bebida que tem gosto agradável. O uso em excesso dá sonolência (-3 para resistir ao sono em Teste de Físico), diminui a quantidade de Ações do personagem para a sua metade menor. Causa dor de cabeça e -3 em todos os atributos durante o dia seguinte se ele falhar em um Teste de Físico ao acordar.

EFEITO BLEARGH

Caso o personagem passe da dose com as bebidas sem estar bem alimentado, ele ficará enjoado e vomitará, se falhar em Teste de Físico. Caso ele vomite, existe a possibilidade dos efeitos da bebida não se agravarem; a não ser que ele volte a beber…
Se o personagem estiver bem alimentado ou tiver Físico alto, ele terá uma tolerância maior aos efeitos da bebida.

*****************

E para deixar tudo mais animado [pois bebedeira tem que ter animação!] segue a lista que mais gosto, como mestre.

 CARACTERÍSTICAS PSÍQUICAS DESFAVORÁVEIS

 Vício (variável) (-2, -4 ou -6 PC)
É a dependência psíquica e até mesmo física de algo.
As regras apresentadas aqui estão generalizando todos os tipos de vício para uma solução imediata durante um jogo, mas uma pesquisa específica sobre o tipo do vício do personagem é recomendada para uma melhor descrição de seus efeitos.

Esses efeitos podem durar por toda a vida do personagem se não forem saciados ou tratados.
Podem ser exemplos de Vício Leve: Sexo, Bebidas, Cigarros, Conversar com alguém, etc.

Se durante uma semana o vício não for atendido, as dores e o mal-estar se agravam, Características Físicas Desfavoráveis como Fúria ou Alucinações podem surgir e os Atributos diminuem em -2 ao invés de -1.
Esta situação pode se arrastar por até 1 mês, quando vão gradativamente diminuindo por D6 meses, sendo que alguns de seus efeitos se apresentarão aleatoriamente pelo resto da vida do personagem. Mesmo nesse ponto, o personagem precisará de tratamento pelo resto da vida para evitar recaídas.
Podem ser exemplos de Vício Grave: Bebidas, Cigarros e Drogas.

Inteligência, Percepção, Vontade e Mente se não saciar seu vício pelo menos 1 vez a cada 12 horas.
Se durante 2 dias o vício não for atendido, as dores e o mal-estar se agravam, Características Físicas Desfavoráveis como Fúria ou Alucinações podem surgir e os Atributos diminuem em -2 ao invés de -1.
Esta situação pode se arrastar por até 1 mês, quando vão gradativamente diminuindo por D6 meses, sendo que alguns de seus efeitos se apresentarão aleatoriamente pelo resto da vida do personagem e algum Atributo pode ser diminuído em -1 de maneira permanente. Mesmo nesse ponto, o personagem precisará de tratamento pelo resto da vida para evitar recaídas.
Podem ser exemplos de Vício Grave: Bebidas, Cigarros e Drogas.

 *****************

Faça o download gratuito dessas regras em PDF, na seção de downloads do site OPERA RPG ou diretamente aqui.

Para levar essa missão adiante, organiza a Oficina Lúdica dentro do projeto Escola da Família e coordena o desenvolvimento de novos jogos no site OPERA RPG.

Sair da versão mobile