Ícone do site RPGista

A hora de mandar as regras para o inferno

Esta semana um usuário da comunidade do Orkut de Tormenta RPG levantou uma dúvida que me levou a descobrir um pequeno detalhe nas regras do companheiro animal do druida/ranger que causa uma situação um tanto quanto absurda: seguindo as regras a risca, um druida/ranger só poderia ter uma águia comum como companheiro animal no 11º nível, enquanto um singelo peixinho dourado só estaria disponível no 17º nível.
Isso acontece por causa de um mecanismo inserido nas regras para equilibrar o companheiro animal: todos os animais usam a mesma ficha-base, e recebem habilidades extras da mesma forma que o druida recebe na sua forma selvagem. Equilibra o companheiro animal? Sim, mas também gera um problema que é a impossibilidade de possuir certos animais muito populares como a águia (tamanho Pequeno e habilidade de voo, só estando disponível, portanto, no 11º nível) ou mesmo o macaco (tamanho Pequeno e habilidade de escalar, só disponível no 11º nível).
Espera, impossibilidade? Não exatamente. Este é um caso clássico de mandar as regras para o inferno em nome da verossimilhança e, principalmente e acima de tudo, da diversão dos jogadores. Afinal, a função do mestre de jogo não é seguir as regras a risca, é tornar o jogo divertido para seus jogadores, e se para isso ele tiver que torcer as regras, que assim seja.
Mas sejamos justos, não estou falando de desequilibrar o jogo, estou falando de mudar as regras para permitir aos jogadores que se divirtam. Neste caso por exemplo, eu permitiria a águia, mas mudaria algumas coisas na ficha padrão do companheiro animal: pode ter tamanho Pequeno e deslocamento de voo no 1º nível, claro, mas perde 2 pontos de Constituição e Força, e não tem deslocamento terrestre normal. O que não pode rolar, de jeito nenhum, é você colocar o equilíbrio, o cenário ou qualquer outro elemento do jogo acima da diversão dos seus jogadores. Porque aí, muito em breve, eles não serão mais seus jogadores, já que vão largar de mão o jogo para fazer outras coisas mais divertidas com seu tempo livre.
Roubei a imagem da águia daqui.

Sair da versão mobile