Ícone do site RPGista

Resenha: DragonSlayer 34

Capa da DragonSlayer 34


Faz um tempo desde que escrevi uma resenha sobre a DragonSlayer, não? Vamos tirar a poeira aqui do .20 e retomar o trabalho, então. A DS deste mês traz uma porrada de novidades legais, especialmente se você não foi a RPGCon ou leu o nosso relato do evento. Mas vamos por partes, começando do começo.
O editorial fala sobre a atual conjuntura extremamente positiva do RPG nacional e de como as editoras de RPG (notei que eles não citaram a Devir, aliás) ajudam-se mutuamente em nome do hobby. As notícias do bardo trazem um pequeno apanhado de tudo o que saiu no período entre a 33 e a 34, e traz um artigo destrinchando as diferenças entre RPGs narrativos e simulacionistas que é do caralho a beça e vale muito a pena ler.
Os encontros aleatórios dessa edição achei bem engraçados, e com uma dica de que talvez a Paladina possa aparecer em Ledd. Será? O grimório de jade e as falhas críticas também estavam muito bons essa edição. Nos reviews temos o recém-lançado livro-jogo A Floresta da Destruição, o jogo indie nacional Busca Final e o excelente Crônicas da Tormenta. Nada de excepcional nessa parte, só achei que podia ter rolado sim uma nota pro Busca Final em vez de deixar ela em branco e dizer que “a nota é o quanto você gosta do RPG”.
Sir Holland estava do caralho essa edição, fiquei com pena do cavaleiro negro, maldita burocracia! As colunas do Leonel e do Gustavo ficaram muito boas essa edição. A do Leonel fala sobre criação de personagens, com um método bem interessante para criar um personagem marcante, enquanto a do Gustavo se concentra em descrição de cenas.
A adaptação de Final Fantasy XIII pode até parecer estar um pouco perdida já que o game saiu já há algum tempo, mas com o anúncio de Final Fantasy XIII-2 (pois é, a gente fala mais disso outro dia…) o jogo entra novamente no radar do pessoal. A matéria adapta o sistema de combate de FFXIII para 3D&T Alpha, de uma maneira bastante elegante e funcional, deixando o combate em 3D&T mais tático sem apelar para mapas de combate, miniaturas e outras quinquilharias. Se você é fã de 3D&T e quer dar uma turbinada nos combates do seu jogo você precisa ler esta matéria da DragonSlayer 34.
Em seguida temos o anúncio/prévia do Guia da Trilogia, com três novas classes de prestígio (Cavaleiro da Luz, Escapista e Mestre Armeiro, regras para as obrigações e restrições como vistas n’O Panteão, novos talentos e as fichas de Orion Drake, Trebane, Ingram e Ashlen como vistos no início d’O Crânio e o Corvo (todo mundo com nível entre 13 e 16, preparem-se para níveis épicos nas versão para O Terceiro Deus!). Se você não terá a oportunidade de comprar o Guia da Trilogia tão cedo a DS 34 traz bastante coisa legal para você ir brincando por um tempo (até porque um livro capa dura de 300 páginas vai custar um bocado, preparem os bolsos aí!).
A chefe de fase traz a equipe TODA dos Vingadores, mas todo mundo mesmo, até o agente Coulson! Além das fichas para 3D&T Alpha e M&M, a matéria traz os históricos dos personagens conforme vistos na versão clássica do universo Marvel (no caso, o 616). Em seguida temos uma prévia muito boa de Deus Máquina, próximo romance de Leonel Caldela que encerra a saga iniciada em O Caçador de Apóstolos, e além do texto genial ainda temos uma pequena surpresa no final: o que parece ser a capa do livro!
A gazeta do Reinado desta edição está bem saborosa, cheia de ganchos de aventura e pistas dos próximos passos da Liga Independente e da Guerra Civil Anã, incluindo a morte de um importante general de Doherimm! O fundo do baú traz o RPG de Tank Girl, HQ australiana doidona dos anos 80, produzido pela mesma West End Games que era responsável, na época, pelo RPG de Star Wars. A edição acaba com o final da HQ General Invencível. Foi um final meio brusco, mas confesso que gostei bastante desta história.
Numa avaliação final, a DS 34 vale o preço principalmente pela adaptação de Final Fantasy XIII, se você já pretende comprar o Guia da Trilogia e Deus Máquina, pode sentir que a revista ficou um pouco menor, mas não é nada muito grave.
DragonSlayer 34 (Editora Escala)
64 páginas em cores, capa mole, por R$ 14,90 ou R$ 13,40 na Loja Jambô
Sair da versão mobile