Ícone do site RPGista

Regra Alternativa – Perícias

No meu ver, as perícias em 3D&T nunca foram muito exploradas. A maioria dos personagens nem as possuia; até a edição Alpha reformular os kits e elas se tornarem pré-requisitos de diversos kits, dificilmente um personagem récem-criado teria uma perícia. Ainda assim, são caras e seu uso não permite tantas opções quanto um combate. Vamos mudar isso de figura, trazendo uma regra familiar à outros sistemas ao 3D&T!

Comprando Perícias como Características

Para começar as mudanças, ao invés de comprar as Perícias como se fossem Vantagens, pagando 2 pontos por elas, compraremos como se fossem Características, tendo que gastar no mínimo 1 ponto para possuí-las, e podendo ser aprimoradas normalmente com PEs. Nesse sistema, desconsideraremos as Especializações, que ficarão como alternativa (veja abaixo).

Agora, ao invés de um teste ser feito rolando 1d contra uma Característica, será feito rolando sua Perícia+Característica relevante (decidida pelo mestre de acordo com a situação)+1d (sim, como uma FA) contra uma Dificuldade. Caso o valor alcançado seja igual ou maior que a Dificuldade, você foi bem sucedido no teste. Um resultado 6 no dado dobra o valor da sua Perícia. Um personagem sem nenhum ponto em uma Perícia exigida ainda pode tentar o teste, rolando apenas Característica+1d, porém não poderá fazer testes considerados difíceis (com Dificuldade acima de 14).

Os níveis de dificuldade são:

Fácil: Dificuldade 7;

Médio: Dificuldade 10;

Difícil: Dificuldade 14.

Exemplos de testes: o mestre pede um teste de fuga para um personagem que tenta fugir de uma emboscada, e decide que Resistência é a Característica relevante para uma corrida. O personagem rola Esportes+Resistência+1d contra Dificuldade 8. Porém, no meio do percurso seria necessário passar por um terreno acidentado, e o personagem poderia cair, por isso o mestre exige um teste de Esportes+Habilidade+1d contra Dificuldade 8 para evitar cair.

_

Memória Expandida, Genialidade… Como é que ficam?

 As vantagens Memória Expandida e Genialidade, que trabalham diretamente com as Perícias, precisam ter sua mecânica modificada para funcionar bem com o novo sistema. Para Memória Expandida, considere que fornece um bônus de +2 em testes de Perícias que o personagem não possua, mas já tenha visto outro personagem usar.

Já Genialidade é substituída pela Vantagem abaixo:

Vantagem: Maestria em Perícia (1 ponto)

Você é excepcional no uso de uma perícia, muitas vezes conseguindo um desempenho melhor que outras pessoas. Por 1 PM, você pode receber um bônus de +2 no valor de uma Perícia (escolhida no momento da compra dessa vantagem, não podendo ser alterada depois) para um teste. Essa vantagem pode ser adquirida mais vezes, para cada perícia que voce possui.

E as Especializações?

Ah, você quer usar as Especializações? Ok… Para isso, ao invés de permitir comprar as Perícias completas, ignore-as e considere que, por 1 ponto, você adquire o equivalente a um valor de perícia 1 em três especializações. Por exemplo, por 1 ponto, um personagem poderá aquirir Armadilhas 1, Furtividade 1 e Rastreio 1. Para evoluí-las, deve-se gastar 10 PEs (ou 1 ponto de personagem); isso permite subir até três Especializações de uma só vez.

Essa alternativa torna as perícias mais realistas, não permitindo que os jogadores sejam bons em toda uma área com facilidade como o sistema visto acima permite. Verifique qual é o mais adequado à sua campanha antes de usar.

Esquivas – uma alternativa

Essas regras permitem uma alteração na regra de Esquiva, tornando-a mais realista. Ao invés de fazer um teste de H com redutor igual a F ou PdF do atacante, role um teste da perícia Esporte com Dificuldade igual a FA do atacante. Dessa forma, não será todo personagem que conseguirá realizar uma esquiva com facilidade, mudando o que muitos consideram ser uma falha do sistema 3D&T.

Conflitos!!

Você com certeza já percebeu que esse sistema permite Conflitos entre dois personagens com muita facilidade, fazendo uma disputa entre as perícias de dois personagens diferentes (como um debate, ou uma corrida). Para isso, considere que cada personagem possui um número de Pontos de Conflito (ou PCs) iguais a sua Rx5. Para “atacar”, role um teste de Perícia (como FA) contra um teste do defensor (como FD). A diferença entre o teste do atacante com o teste do defensor é recebido como dano aos PCs do defensor.

Espero que aproveitem essas regras da melhor forma possível, até mais!

Sair da versão mobile