Ícone do site RPGista

Reloaded – Soul Eater

Esse post marca a estréia de uma nova coluna, Reloaded!! O objetivo será resgatar matérias antigas, indo desde a antiga revista Dragão Brasil até os nossos próprios posts, e atualizar com as regras do Manual Alpha ou de novos suplementos que surgirem. Já entrando nesse espírito, confiram aqui uma revisão da adaptação do animê/mangá Soul Eater, publicada quando ainda éramos Defensor³, mas agora usando as regras para equipamentos feitas pelo mestre Gustavo Brauner.

Atenção: para usar as regras desse post, você deve estar familiarizado com as regras para Equipamentos presentes na revista DragonSlayer nº32 e no futuro suplemento MegaCity.

Listen to the Beat of the Soul…

Soul Eater é um mangá vindo das páginas da revista ShounenGAN, da gigante Square-Enix. Iniciado em 2004, o mangá conta a história da Escola Técnica Shinigami para Armas e Artesão (Shinigami Buki Shokunin Senmon Gakkou no original), encurtado para Shibusen, organizada pelo próprio Shinigami-sama para treinar pessoas dispostas a proteger o mundo de indivíduos que corrompem suas almas e extraem poder da insanidade e de almas humanas. Para isso, os alunos formam duplas e aprendem a lutar através de técnicas que usam as Ondas de Alma; essas duplas são compostas por um Artesão (aquele que se envolve diretamente com o combate) e uma Arma (um indivíduo que nasceu com a capacidade de se transformar em uma arma). O enredo foca em Maka Albarn, artesã, e Soul, uma Arma, capaz de se transformar em uma foice.
O sucesso rendeu um animê de 51 episódios em 2008, e em 2011 um spin-off em mangá chamado Soul Eater NOT!, na própria ShounenGAN, que ocorre antes da série original e é mais focado na vida escolar dos alunos do que nas batalhas. Tanto no Japão quanto no Brasil, Soul Eater possui uma boa legião de fãs, devido ao estilo único do autor e o ótimo desenvolvimento da história.

Às Regras!!

Armas – aqueles que amplificam as Ondas de Alma

“A relação entre o artesão e a arma é parecida com a de uma guitarra e um amplificador. O som que se faz com apenas uma guitarra é muito pequeno, porém, quando ligado a um amplificador, este amplifica as ondas de alma e um grande poder nasce.”

— Shinigami-sama

As Armas, ou Armas Demoníacas, são pessoas que podem se transformar em algum tipo específico de arma. Quando estão nessa forma, conseguem amplificar ou mesmo manipular as Ondas de Alma de seu usuário, gerando diversos ataques. Outra capacidade notável das armas é a de absorver almas corrompidas e de bruxas.
Dizem que as Armas teriam surgido há 800 anos atrás, como o experimento de uma bruxa. Diversas pessoas foram transformadas em Armas durante o experimento, porém os poderes podem ser transferidos hereditariamente através de um gene recessivo, fazendo surgir uma boa população de Armas nas gerações que se seguiram. O fato da característica ser recessiva faz que muitas vezes uma Arma surja inesperadamente em famílias aparentemente normais.
No passado, muitas Armas sofriam discriminação, pois a transformação pode ser difícil quando os poderes são descobertos e muitas vezes acidentes ocorriam, porém atualmente, graças aos esforços do Shinigami-sama, essa situação mudou e as Armas são admiradas pelas pessoas comuns. Apesar de poderem transformar apenas algumas partes de seus corpos, é muito difícil para uma Arma conseguir lutar sozinha, apenas se transformando parcialmente. Outro motivo que faz com que muitas procurem um parceiro é que muitas almejam alcançar o estado de Deathscythe, atingido quando a Arma absorve 99 almas corrompidas e uma de bruxa, fazendo com que adquira poderes muito superiores aos de uma Arma normal.
Nova Vantagem Única — Arma (1 ponto):

 

Artesãos — aqueles que lutam através das Ondas de Alma

“Inacreditável… É como se os dois estivessem dançando…”
— Tsugumi Harudori (Arma), diante de uma demonstração das técnicas de Maka (Artesã) e Soul (Arma).

Novo Kit — Artesão:

Exigências: Aliado (veja abaixo), Patrono (Shibusen).
Um Artesão é alguém que recebe o treinamento para combater bruxas e pessoas que tiveram a alma corrompida, entrando no estado conhecido como Ovo de Kishin. Para isso, treinam o uso de suas ondas de alma, que são amplificadas através de seus parceiros, as Armas Demoníacas. Seu treino inclui técnicas para sentir presenças, atacar usando suas ondas de alma e ainda a técnica da Ressonância da Alma, que só pode ser alcançada se o Artesão e a Arma tiverem um avançado nível de sincronia. Artesãos e Armas geralmente são treinados em uma escola chamada Shibusen, comandada pelo próprio Shinigami-sama, onde também recebem suporte e são enviados em diversos tipos de missões. Essas missões incluem desde coletar a alma de um humano corrompido que esteja causando problemas numa comunidade, até eliminar uma bruxa maligna, resgatar um artefato mágico ou obter informações sobre uma organização rival.
O Artesão não pode usar qualquer Arma, devendo sempre ter como parceiro alguém que seja capaz de sincronizar suas ondas de alma, o que corre quando ambos possuem personalidades compatíveis ou se respeitam muito. Caso essa relação entre os dois seja conturbada, a dupla poderá ter problemas para sincronizar suas ondas de alma, atrapalhando técnicas como a Ressonância da Alma. Quando um Artesão e uma Arma possuem suas personalidades totalmente incompatíveis ou tiveram sua relação abalada por algum motivo (como uma briga, por exemplo), o Artesão deverá fazer um teste de R-1 ao tentar usar a Arma. Caso passe, apenas não conseguirá erguer a Arma, mas em caso de falha sofrerá 1d de dano e precisará de um teste de H-1 para não largar a Arma. Caso o mestre ache necessário, pode exigir mais testes além do primeiro.
Outro dos principais objetivos de um Artesão é transformar seu parceiro em uma Deathscythe, uma Arma superior as demais, que muitas vezes é usada pelo próprio Shinigami-sama. Esse estado só é alcançado quando a Arma come 99 almas corrompidas e uma de bruxa, marca só alcançada pelos Artesãos e Armas mais experientes.
Aliado (1 ponto): o Aliado de um Artesão é construído seguindo as regras normais da vantagem, porém deve obrigatoriamente possuir a vantagem única Arma.

  • Percepção de Almas: você pode sentir as ondas de alma, podendo assim localizar almas corrompidas e bruxas. Usando uma rodada para se concentrar e gastando 1 PM, você pode descobrir quantos humanos corrompidos e usuários de Magia existem em uma área com 50m de raio e suas localizações. Caso haja alguma pessoa conhecida nessa área, também descobrirá a sua localização. Além disso, se concentrando uma rodada e passando em um teste de H, você pode enxergar a alma de alguém com quem possa manter contato visual, descobrindo quantos pontos o alvo possui e sua escala.
  • Ameaça à Alma (Kon’i): você treinou suas ondas de alma a ponto de poder amplificá-las sem a ajuda de uma Arma, podendo usá-las para atacar, como se fizesse uma Ressonância com si mesmo. Ao atacar, você pode aumentar sua FA em um número igual aos PMs gastos, com um máximo igual a sua Habilidade. O dano causado por esse ataque é considerado mágico.
  • Ressonância da Alma (Tamashii no Kiyoumei): enviando suas ondas de alma para sua Arma, que a amplifica e devolve para o Artesão, vocês podem gerar um ataque muito poderoso. Você e seu Aliado podem gastar 5 PMs para conseguir um acerto crítico automático em um ataque. Tanto o Artesão quanto a Arma devem pagar o custo em PMs para que o poder possa ser ativado.
  •  

    Exemplos — os protagonistas

    “Isso não é maneiro…”

    —Soul “Eater” Evans

    Como exemplo de como utilizar a vantagem única e o kit, confira agora as fichas de Maka e Soul. Essas fichas equivalem ao começo do animê, logo depois dos três episódios-prólogo:
    Maka Albarn: F0, H3, R2, A0, PdF0, 20 PVs, 10 PMs; Artesã; Aliado (Soul), Patrono (Shibusen), Percepção de Almas (K), Pontos de Vida Extras, Ressonância da Alma (K); Código dos Heróis.
    Soul “Eater” Evans: F0, H2, R3, A0, PdF0, 15 PVs, 15 PMs; Arma Demoníaca (Foice: F3, H1, Ataque Especial), Aliada (Maka); Mau-Humorado (desvantagem publicada na revista DragonSlayer n°25), Protegida Indefesa (Maka); Instrumentos Musicais (Especialização de Arte).

    Sair da versão mobile