Ícone do site RPGista

Condições climáticas e seus problemas em combate

Saudações amigos! Todos nós sabemos o quanto é difícil lutar contra o clima. Todos os dias criamos aquela briga. “Se eu sair sem guarda-chuva, chove. Se for com ele, o sol não descansa”. É cansativo isso. E quando você opta por ir sem “proteção”, e o tempo arma aquela cilada… Andar molhado por aí é bastante desagradável. Sem contar a dificuldade que é de se mover, enxergar, ou mesmo se proteger nesses casos. Agora imagine tudo isso em um campo de batalha, um guerreiro com seu pesado colete de couro totalmente encharcado por conta da tempestade, ou o nobre cavaleiro assando como um forno dentro de sua armadura completa num calor de 43°. É nesse ponto que quero chegar.

Ê, minhas “rôpa” no varal…

O mestre, como bem sabemos, tem o “controle remoto” da sessão. Ele bem pode criar coisas inimagináveis na hora em que seus personagens acreditam que tudo vai ocorrer da maneira deles. Usar o fenômenos climáticos podem render um bom efeito complicação no cenário. Bem em lembrar também que complicações e/ou dificuldades para os seus jogadores nunca são demais. O RPG não é nada sem desafios, e propor novas tomadas um tanto inovadoras podem agradar muito os jogadores que ficam acostumados a somente lutar em torneios em busca de experiência para cada vez se tornar mais forte. Mas isso não nos vem ao caso agora.

Agora, imagine o seguinte clima:

[…] A situação era desvantajosa para qualquer um que estivesse em meu lugar. Cercados por revolucionários do Ducado de Prydderkh, portando suas armas de pólvora — tecnologia avançada, pelo menos para nós, do Leste. Meu martelo de ferro não seria nada eficiente contra eles, nem mesmo os companheiros, com suas armas brancas pouco eficazes na situação. No entanto, os ventos do Leste vão a qualquer lugar.

Num lufada repentina de ar, uma chuva torrencial atingiu o campo de batalha. As roupas de ambas as partes, encharcadas ante a um conflito inevitável. Ao se preparar para dispararem, os revolucionários foram surpreendidos pelo estalar de suas armas. Úmidas, não seriam perigo algum para os poderosos martelos do Leste.

Os ventos do Leste nunca nos abandonam.

— Trecho da carta de Linus Aguabrava, durante a Guerra do Centro, em Elendris.

Como podemos ter notado, uma simples intervenção do clima de combate definiu os traços da batalha. São exemplos assim, que, com o devido cuidado do mestre, podem render situações em que os jogadores se sintam com um obstáculo a mais para resolver, ou mesmo sentindo aquilo que o Capitão Linus Aguabrava sentiu ao ver as armas de fogo do inimigo serem “estaladas” antes de serem alvejados. Aquela feixe de esperança.

O Mago do Tempo!

Então o mestre tem o poder de controlar o tempo. O clima, melhor dizendo. É certo que você pode criar quaisquer eventos climáticos que você queira, de acordo com o cenário, é claro. Mas já imaginou como seria legal ver alguns fatores climáticos causarem mudanças no combate que não sejam somente de caráter narrativo? Pensando nisso, abaixo vai um selecionado de fatores que podem acontecer durante um combate:

Roupas molhadas e um clima perigoso

Condições como neve e chuva, ou mesmo lutar perto de um terreno com água por perto (riachos ou mar) podem deixar um personagem sob essas condições. Bem sabemos o quanto se torna complicado a movimentação nesses casos. Sem contar que ainda molhado, e com frio, podem render complicações graves de saúde.

Costumo utilizar freqüência um redutor de Habilidade quando os personagens estão com as vestes ensopadas, para realizar ataques a curta distância. Caso o personagem queira se livrar desse redutor de Habilidade, ele pode se livrar das vestes mais pesadas, aplicando então o redutor na característica Armadura. Interessante, não?

Em questões de frio, imagine um grande cavaleiro se dando mal em um combate por conta de uma gripe. “Ah! Mas é um grande herói, não tem como ele pegar gripe!”, nem sempre. Colocar esse tipo de condição preocupante pode causar alguns “perigos” para os personagens. Tá, não é tão perigoso como se estar envenenado, ou queimado, mas nem tão menos importante.

Podemos fazer com que o personagem que esteja “gripado” tenha modificador de -1 para testes de Resistência — levando em consideração a baixa imunidade, e também de o gasto de +1PM ao utilizar magias ou habilidades extras. Cansamos bem rápido quando estamos nessas condições.

 “Ô calor, hein?!”

Agora imagine seu personagem atravessando um grande deserto. Se lhe faltar algum tipo de líquido para hidratação podem lhe ocorrer problemas graves de condicionamento físico e psicológico. Exceto claro, se for um morto-vivo :D.

Bem sabe-se que o sistema já dispõe de regras para um personagem com sede, mas e para outros efeitos como ensolação? Toda vez que lembro de um deserto, recordo também das miragens. Introduzir ilusões perante os personagens em meio à tanto Sol na cuca pode render um momento único na mesa. Pode ser feito através das magias Ilusão Avançada (ou Total, se quiser confundi-los de verdade) ou ainda Mundo dos Sonhos, que é uma magia pouquíssimo explorada pelos mestres, e que inclusive explanei sua abrangência neste artigo aqui.

Caso a atmosfera do cenário que estiver jogando seja um tanto diferente da comum, entra o fator de dano por ensolação e/ou queimaduras. O efeito da ensolação é bastante grave, e ocasiona desmaios, deixando o personagem inconsciente caso o mesmo falhe em um teste de Resistência (lembre-se de aplicar os redutores caso o personagem esteja com sede).

Agora, digamos que a atmosfera do seu planeta seja semelhante a Butcher Bay — aquela cidade prisão onde Riddick consegue escapar, onde o mínimo contato com a luz do Sol causa queimaduras bastante graves, ou nem tanto :P, mas que seja realmente um pouco mais quente que o normal. Danos por exposição ao Sol podem ser aplicados ao personagem, diretamente, a menos que estejam bem protegidos do Sol. O dano fica por conta do mestre. Lembre-se, você é o senhor do tempo…

Fica a dica então pessoal, sintam-se livres para comentar aí embaixo situações em que o clima causou um efeito diferente em sua mesa.

E desculpem o sumiço, em breve teremos novidades de alguns projetos para vocês!

Imagens: Rayph, Google Images
Sair da versão mobile