Olá, amigos RPGistas! Vocês já conheciam o Palavras Picadas?!
Ora, mas é claro que não conheciam!
Projeto de meu amigo de longa data Denis Figueiredo ( @nerdwhore no Twitter) é um blog que iniciou faz pouco tempo suas postagens e é voltado para a publicação narrativas curtas de literatura fantástica em geral.
A série GRIMM possui até agora três contos. Os dois primeiros Até nunca mais e O chacal do vale são parte de um mesmo arco de história. Eles introduzem o misterioso protagonista homônimo, um bruxo andarilho que vaga por um cenário medieval sombrio em busca de macabros ingredientes mágicos.
O terceiro conto A cabana da bruxa é um “prequel”, e se passa anteriormente na mesma cronologia.
No mundo habitado por Grimm a magia foi há muito tempo influenciada por um grande poder maligno e passou a ser atraída pelos desejos mais baixos da raça humana. Isso levou a uma grande e violenta inquisição nos reinos do leste, onde seu uso foi banido e apenas alguns tipos de misticismo sancionados pelos governo passaram a ser permitidos.
A escatologia, o bizarro, e principalmente uma forte dose de erotismo e perversão estão presentes nas histórias e são seu grande diferencial.
(expressamente não recomendadas para menores de 18 anos!).
Os contos lembram muito a sensação de estar lendo um mangá. Quem conhece BASTARD!!! irá encontrar muito do seu clima, embora o enredo seja completamente diferente. Há também uma grande influência dos contos épicos originais de Robert E. Howard, onde várias narrativas diferentes compartilham um mesmo personagem central, no melhor estilo Conan, o Cimério.
Outro destaque é o conto de piratas Nadando com Tubarões que abre a série Perfume Carmim. Ela traz as histórias da atípica tripulação do navio Céu-Carmesim e a sua capitã amaldiçoada Carmem. Originalmente pensada pensado para o cenário Tormenta os piratas foram deslocados para o mesmo mundo sem nome onde se passam as histórias de Grimm.
Todos os contos do blog embora pensados como parte de um enredo maior, a ser continuado, funcionam como narrativas e episódios fechados em si mesmo.
Afinal, vale a pena apostar na possibilidade remota de um autor iniciante concluir uma longa narrativa? Não.
Mas essa é justamente a idéia do Palavras Picadas. Fornecer boas histórias curtas que não dependem de uma continuação. Por que após um bom conto, onde o autor cala nossa imaginação entra em ação.
E só esse estímulo já vale a pena.