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"Roll a d6": melhor marketing viral de D&D

É engraçado como quando se trata de marketing viral raramente empresas, sejam com grandes ou pequenas marcas, são bem sucedidas. Se gasta pequenas fortunas com marqueteiros, diretores de comerciais, atores e o circo todo para se atingir graus bastante variáveis de sucesso e fracasso, então é muito divertido ver que os maiores sucessos virais da internet são feitos pelos próprios consumidores.
Aqui no Brasil, temos o exemplo daquela garota que fez uma música paródia de uma artista teen estadunidense falando sobre um Crossfox. Até hoje me lembro de ter visto a moça ganhando o tal carro num programa de TV e agradecendo ao representante da fabricante, que prontamente devolveu algo como “Não, nós que agradecemos a você. Gastamos uma fortuna para colocar nosso produto na mente das pessoas, e você fez isso para nós de graça“. Aposto que o carro não chega a 1% do valor que a empresa gastaria para uma propaganda de 30 segundos em um bom horário na TV que atingisse o mesmo público que a garota de uma cidade do interior conseguiu sem nunca ter pisado em um set de verdade.
Bem, acho que a Wizards of the Coast deveria considerar com seriedade prover uma assinatura vitalícia do DDI e um carregamento de livros para o pessoal que produziu a paródia da música Like a G6 chamada “Roll a d6”, lá estão alguns jogadores de D&D muito empolgados que com uma câmera na mão e bastante criatividade conseguiram que o clipe de 4 minutos fosse assistido por dezenas de milhares de pessoas, talvez centenas de milhares, e ainda colocaram D&D na mídia não especializada sem estar ligado a nada polêmico, mas sim como algo cool, até mesmo pop graças a ligação com a música. Aliás, curtam o clipe, é muito legal.

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