Ícone do site RPGista

Do e o sucesso do crowdfunding

Do: Pilgrims of the Flying Temple é o novo projeto de Daniel Sollis e da Evil Hat Productions, se trata de um jogo sobre jovens viajantes com boas intenções e que vivem se metendo em confusão. Sim, é inspirado em produções da TV como Avatar: A Lenda de Aang e similares. Isto, claro, apenas faz dele outro daqueles jogos legais que talvez, um dia, cheguem ao Brasil. O que faz desta uma história que vale a pena ser contada é a forma como Sollis financiou todo o projeto: crowdfunding.
Certo, e o que é crowdfunding? É algo que nós já fazemos há milênios. Você o conhece usualmente por “impostos”. Calma, o Leão não vai aumentar a mordida para que a Evil Hat possa lançar livros. É preciso lembrar o que os impostos são em essência para entender o que é o crowdfunding: um conjunto de pessoas unidas em torno de um objetivo doando uma parte de seus recursos para conseguir algo que individualmente seria impossível conseguir. Escolas públicas? Crowdfunding. Exército nacional? Crowdfunding. Estradas? Crowdfunding. A idéia é, se podemos fazer isto para construir grandes coisas, porque não também com as pequenas coisas como financiar um filme, livro ou jogo?
O caso é que Daniel Sollis lançou, cinco dias atrás, uma iniciativa de crowdfounding no Kickstarter para financiar Do. O objetivo inicial era conseguir quatro mil dólares de financiamento para o livro. O objetivo foi alcançado no primeiro dia. Neste curto período de tempo, o projeto já conseguiu juntar $12,421 dólares de doações e virou notícia até na Wired, e ainda faltam 40 dias de prazo para o fim do período de financiamento do projeto. O que já garantiu o lançamento de um suplemento também, Do: The Book of Letters, que os doadores acima de $25 irão receber junto com o livro básico.
A experiência de sucesso está sendo observada com atenção por gente da indústria do RPG dos EUA e daqui, como Chris Pramas e o pessoal da Secular Games. Na verdade, cada um de vocês que pensar em lançar seu próprio cenário, jogo ou coisa do gênero deveria pensar com muito carinho sobre crowdfunding daqui para a frente. Uma dica é o site Catarse.me, um site brasileiro nos moldes do Kickstarter.

Sair da versão mobile