Ícone do site RPGista

Os mais vendidos: D&D de volta, por enquanto

Hoje saiu o ranking dos mais vendidos no 4º trimestre de 2010 do prestigiado site ICv2, e depois do incrível resultado do 3º trimestre de 2010, quando D&D 4e teve um histórico empate com o Pathfinder RPG, as coisas parecem ter voltado ao normal, com D&D no topo da lista no 4º trimestre. O que, com a ínfima lista de lançamentos para 2011 da Wizards*, pode não continuar por muito tempo conforme a subsidiária da Hasbro cada vez mais foca seus esforços no mercado online com seu D&D Insider.
Isso tem gerado certas adaptações das lojas de RPG nos EUA. A Black Diamond Games, por exemplo, fez um post muito interessante no seu blog sobre como estão deixando D&D de lado e tentando diversificar suas vendas de outros RPGs para se manterem no negócio. São medidas que poderiam ser utilizadas pelas lojas nacionais, como reservar um dia do mês para demonstração de jogos não-D&D.
O resto da lista dos mais vendidos inclui os jogos da linha Warhammer 40k da Fantasy Flight Games (Dark Heresy, Rogue Trader e Deathwatch) em terceiro, enquanto Dragon Age RPG e DC Adventures (o M&M 3ª edição) da Green Ronin Publishing ficaram em quarto e quinto colocados. O detalhe, inclusive comentado pelo editor-chefe da Green Ronin, Chris Pramas, no twitter, é que Dragon Age RPG ficou em quarto tendo apenas o lançamento de uma coletânea de aventuras, a Blood em Ferelden, sendo lançada no período. Quão bem ele poderá vender quando o 2º conjunto finalmente sair?
* ? Ínfima para os padrões de D&D lá fora, cerca de um título por mês, o que é um ritmo alucinado aqui no Brasil, como é o caso do que a Jambô vem tentando fazer com Tormenta RPG.
A imagem deste post é de propriedade da Paizo Publishing. Eu só a roubei.

Sair da versão mobile