Nipou (desde que comecei a curtir naruto, essas manias de fã “duente” se iniciaram xD)! Olá pessoal, tudo beleza? O meu post de hoje vai para os fãs de um dos mangás mais vendidos no japão, e um dos mais queridos por essas bandas. Sim, é o Naruto! Para quem ainda não sabe (e pode conferir na nossa 3D&Teca agora!), as histórias do mundo ninja foram adaptadas por “Tio Lipe” Cavaleiros, sendo uma das melhores feitas por fãs (existem várias adaptações na internet, mas…), e nós da galera do defensores fomos escalados para realizar a atualização e revisão deste material! Aguardem mais novidades desta empreitada. Enquanto ela não chega, eu apresento um pouco do que está por vir: alguns kits de personagem inéditos para as histórias no mundo ninja.Quase todos os kits aqui representam vários ramos que um shiobi no mundo de naruto pode possuir, de investigadores a combatentes, de médicos a professores. Mais kits aparecerão na adaptação, então não se espante caso não veja algum que possa fazer falta no momento, certo? Então paremos com a enrolação e vamos aos nossos arquétipos ninja!
Ninja Básico
Requisitos: H1; Crime; Código de Honra (dos Ninjas e o de sua vila)
Função: Atacante
Os ninjas das vilas ocultas são a maior força militar presente no mundo conhecido. Através das vilas espalhadas pelos países, os ninjas treinam arduamente para servir ao Kage e ao Lorde Feudal com lealdade e boa conduta absolutas. Cada Vila Oculta possui seu código de lealdade, podendo ser shinobis honrados e bondosos (como a maioria dos ninjas da Vila Oculta da Folha) ou mais sinistros e malévolos (como alguns da Vila Oculta da Névoa e da Chuva).
Seja lá qual for sua vila de origem, o shinobi possui todo o treinamento básico, recursos e outros serviços de sua vila, sendo difícil haver ninjas que não são das vilas: estes geralmente são mercenários com treinamento próprio, ou os perigosos Nukenins, os shinobis renegados e mais procurados pelas vilas ocultas. De qualquer forma, mesmo entre os ninjas mais traiçoeiros, eles seguem o seu código de honra à risca: sempre cumprir sua missão, mesmo que ao custo de sua própria vida.
Shinobis conhecidos: Kotetsu, Izumo, Sarutobi Asuma, Genma, Akatsuchi, Temari, Tenten, Uzumaki Naruto.
- Queda Lenta: Ninjas são experientes em percorrer distâncias em grandes alturas sem sofrer grandes danos em quedas. Você sofre o dano mínimo em quedas (4 em 4d por exemplo), e com um teste de Habilidade, não sofre dano algum.
- Movimento Rápido: Shinobis são velozes, percorrendo sua trajetória muito mais rápido que um humano comum. Sua velocidade normal é de Hx20 Km/h ou Rx20 Km/h, aquele que for maior. Além disso, ele pode-se manter um número de horas extras igual à sua Resistência em movimento sem cansar-se.
- Manipulação de Chakra: Você recebe Pontos de Magia (chakra) Extras x1, e pode escolher 3 técnicas do chakra além dos jutsus iniciais.
- Evasão: Ninjas são lutadores evasivos, sempre espreitando a presença do inimigo. Ninjas recebem um bônus de +2 em esquivas, e podem fazer de testes de Habilidade para não serem pegos de surpresa. Condições em que você não recebe esquiva impedem o uso deste de poder.
Médico
Requisitos: Kit Ninja Básico; Técnicas do Chakra; Medicina
Função: Baluarte
Os shinobis médicos são os que demoram mais tempo para serem formados. No geral, levam de 6 meses a até 3 anos para se especializarem, pois devem ter um alto controle do seu fluxo de chakra. Quando formados, são mandados para missões como membros de suporte para ajudar outros shinobis feridos, nunca estando na linha de frente no combate.
Shinobis Médicos costumam ser fracos fisicamente, agindo de verdade como doutores. São muito reclusos e dedicados ao seu trabalho, tratando todos em missão como pacientes em potencial. Costumam levar equipamentos para antídotos e outros remédios, para casos extremos de ter de fabricar uma nova poção para um veneno ou doença desconhecida.
Shinobis conhecidos: Haruno Sakura, Yamanaka Ino, Tsunade, Inuzuka Hana, Rin, Chiyo, Yakushi Kabuto, Shizune.
- Paramédico: com um teste bem-sucedido de Medicina, você pode recuperar 1 PV e despertar um personagem Muito Fraco, Inconsciente, ou Quase Morto; ou prolongar a vida de um personagem morto (menos de meia hora) por mais 1d horas.
- Shinobi Médico: Escolha três ninjutsu médicos que saiba utilizar; você gasta metade dos Pontos de Chakra para utilizá-los.
- Olhar Clínico: ninjas médicos possuem alto controle de seus chakras, e observando com atenção, conseguem também reparar as ondas de chakra do inimigo. Você precisa ficar durante uma rodada completa observando um alvo. Na rodada seguinte, você sabe suas características, vantagens e desvantagens. Para outros alvos, você é considerado indefeso, e este poder não consome pontos de chakra.
Combatente
Requisitos: Kit Ninja Básico; F1, H1; Taijutsu, Ataque Multiplo; Chakra Bruto
Função: Atacante
Combatentes, ou especialistas em Taijutsu, são shinobis completamente voltados para a arte do combate físico. Não costumam ser bons em outras áreas shinobi como Genjutsu ou Ninjutsu, usando sua força física para ajudar seus colegas de esquadrão. Apesar de fortes, muitas vezes são menosprezados por outros shinobis, sendo considerados “cabeças de músculos”.
Contudo, mesmo sendo focados em apenas uma área da arte dos ninjas, os combatentes demonstram imensas capacidades com o uso bruto do chakra, como o uso de fortes ataques especiais e facilidade na abertura dos oito portões do Chakra, aumentando ainda mais seus poderes. Seus inimigos só compreendem o poder de um combatente quando já foi derrotado por um deles (Hoshigame Kisame que o diga…).
Shinobis conhecidos: Maito (Mighty) Gai, Rock Lee
- Técnica secreta: Especialistas em Taijutsu sempre possuem uma técnica avassaladora, usando o máximo do poder de seus músculos. Escolha uma técnica de Taijutsu. Sempre que utilizá-la, seus efeitos são dobrados (crítico x3, dobro do bônus original na FA, etc.).
- Abertura dos portões: Shinobis combatentes são especialistas na abertura dos oito portões do chakra, aguentando uma quantidade maior de tempo antes de terem os músculos definhados pelos seus efeitos. Quando faz a abertura de qualquer um dos portões do chakra, você gasta metade dos PVs (arredondando para cima) necessários para mantê-lo ativo.
- Ataque Múltiplo Aprimorado: Você gasta apenas 1 PC para usar Ataque Multiplo, independente da quantidade de ataques que fizer. Você ainda deve seguir as demais regras desta vantagem.
- Técnica Secreta Suprema: Sua capacidade de utilizar o chakra para fins de combate superou os limites normais, realizando uma técnica ainda mais poderosa. Escolha um ninjutsu ou taijutsu (com custo máximo igual a sua Hx 15 PMs). Você gasta metade dos PCs para utilizá-la. Você pode utilizar esta técnica um número de vezes igual à sua Rx2 por dia, e deve possuir o poder Técnica Secreta antes.
Invocador
Requisitos: Kit Ninja Básico; Aliado (veja abaixo); Animais.
Função: Atacante ou Baluarte
Os raros shinobis invocadores são os ninjas especializados e focados no Kuchiyose no Jutsu, a famosa técnica de invocação de animais e outros objetos (como o Hasshoumon). Geralmente, invocadores fazem contratos com um ou mais animais, e pelo menos um com quem possuem afinidade, sendo seus parceiros ideais.
Em combate, os invocadores confiam muito em seus aliados, preferindo usar estratégias que melhorem seus atributos ou que possam atacar em conjunto, sendo muito parecidos com os Titereiros neste sentido. Apesar de dependerem de seus aliados, não deixem de ser ninjas habilidosos.
Shinobis Conhecidos: Pain (Caminho dos Animais)
- Aliado (1 ponto): seja ele uma invocação pelo Kuchiyose no Jutsu, ou um aliado “normal” (como os ninken do Clã Inuzuka), você possui um aliado animal, vital para o desempenho de sua função como ninja. Você pode construir seu aliado com a mesma quantidade de pontos que a sua, e não um grau menor como diz a vantagem. Ele obrigatoriamente deve possuir Sentidos Especiais (faro aguçado, audição aguçada e visão aguçada) e Modelo Especial.
- Amigo dos Animais: Shinobis invocadores estão em constante contato com os animais (e os monstros…), por isso para eles é como estar em casa com os bichos. Você recebe H+2 em testes da perícia Animais.
- Comandar Invocação: Invocadores nem sempre podem ser dar bem com seus aliados animais, mas com um esforço mútuo, ambos tornam-se uma dupla (ou grupo) imbatível. Gastando e mantendo 5 PCs, o invocador pode usufruir dos efeitos da vantagem Parceiro com seu aliado e qualquer invocação feita pelo Kuchiyose no Jutsu. Caso já possua a vantagem, a dupla (ou o grupo) recebem um bônus de +2 na FA ou na FD à sua escolha.
- Aliado Aprimorado: Seu aliado animal evolui naturalmente com você. Sempre que gastar 2 pontos de personagem com sua evolução, recebe 1 Ponto extra para gastar em seu aliado.
Titereiro
Requisitos: Kit Ninja Básico; Aliado (veja Abaixo); Máquinas; Ponto Fraco (veja abaixo); disponível apenas para os ninjas da vila areia (veja descrição abaixo)
Função: Dominante
Exclusivos da Vila da Areia, onde foi criada por Chikamatsu Monzaemon, estes Shinobis conseguem transformar marionetes em poderosas e eficazes armas de batalha. As marionetes são “construtos” e possuem diversos tipos de armas, dentre elas lâminas, gases venenosos, agulhas, shurikens, além de poderes únicos como realizar alguns jutsus (como a marionete feita a partir do Terceiro Kazekage), tudo isso controlado através de linhas de chakra criadas pelo Shinobi.
É muito comum um titereiro possuir mais de uma marionete, principalmente se for um ninja de alta graduação. No entanto, eles costumam controlar apenas uma por vez. Devido a esta dependência. o titeireiro é fraco em combate corpo-a-corpo, evitando sempre o combate nessas circunstâncias, geralmente mantendo uma marionete para defesa.
Por ser uma arte exclusiva e secreta da Vila da Areia, qualquer membro de outras vilas capaz de usar este tipo de técnica é sumariamente caçado e executado pelos membros da vila do País do Vento.
Shinobis Conhecidos: Chikamatsu Monzaemon, Chiyo, Akasuna Sasori, Kankurou.
- Aliado (1 ponto): O aliado de um titereiro é e sempre será sua marionete, com suas inúmeras habilidades e funções. O titereiro pode comprar uma marionete com a mesma quantidade de pontos que a dele (ao contrário do que diz a vantagem), ou comprar duas por uma graduação de pontos menor, ou três ao número mínimo de pontos (um personagem de 10 pontos pode comprar uma marionete de 10 pontos, duas de 7 pontos, ou 3 de 5 pontos, por exemplo). Obrigatoriamente, ela deve possuir H0 e Monstruoso. Marionete são consideradas aliado Mecha.
- Ponto Fraco (-1 ponto): uma vez que estão focados no seu Kugutsu no Jutsu (a técnica de controle de marionetes), titereiros são presas fáceis para shinobis que lutam corpo-a-corpo. Qualquer um que perceba esta fraqueza recebe H+1 quando luta com o titereiro.
- Melhorias: Você recebe dois pontos de personagem para serem gastos somente nas melhorias de sua marionete, podendo ser inclusas efeitos de Armas e Armaduras Especiais (Espiritual, venenosa, veloz…) e Jutsus (com autorização do mestre).
- Armadilheiro: Titereiros são bons em emboscadas. Com um movimento e 2 PCs, você pode tentar atrair seu alvo para uma posição ruim. Se ele falhar em um teste de Habilidade, ficará indefeso no próximo turno.
- Fios de Ferro: O kugustu no jutsu (veja no Tomo Jutsus) é uma técnica quase invisível aos olhos de um shinobi, mas pode ser desfeita caso descoberta. O titereiro é capaz de aprimorar ainda mais seu jutsu, estando permanentemente conectado a qualquer um com seus fios de Chakra. Gastando 3 PCs a mais, o Kugutsu no Jutsu não pode ser desfeito.
Sensitivo
Requisitos: Kit Ninja Básico; H2; Sentidos Especiais (Qualquer);
Função: Dominante
Ninjas Sensitivos, ou sensores, são shinobis especializados em detectar grandes fluxos de Chakra. Diferente dos Espiões, que geralmente possuem outras especialidades além de rastreamento, o Sensitivo é capaz de detectar emoções, fluxos de um determinado elemento (e se há alguma Kekkei Genkai nele), discernir chakras em meio à multidão, e outras habilidades relacionadas ao mesmo.
Geralmente, sensitivos possuem um alto controle de seu chakra, realizando os jutsus básicos com facilidade, economizando grandes quantidades de energia. Não costumam ser bons lutadores, estando em esquadrões de rastreamento junto com espiões, ou dando suporte à ninjas médicos ou especialistas em Taijutsu, identificando as quantidades de chakra do adversário ou quebrando Genjutsus, onde não são pegos com facilidade.
Shinobis conhecidos: Karin, Ao, Fu, Mu, Yamanaka Inoichi, Yamanaka Santa, Zaji, Chukichi
- Vislumbre do Chakra: Shinobis do tipo Sensitivo conseguem identificar quaisquer Chakras ao seu redor, sendo vitais em grupos por isso. Você pode identificar a quantidade de PCs e quaisquer outras vantagens relacionadas ao Chakra de um número de alvos coberta pela área de seus Sentidos Especiais (1 Km de raio, geralmente). Este poder não consome PCs e é necessária uma ação padrão para utilizá-lo. Para aumentar o alcance de percepção (cobrindo um diâmetro de 2 Km, por exemplo), são necessários 1 PC por rodada.
- É tudo uma ilusão: Por dominar seu chakra completamente, um sensitivo é mais capaz de resistir a genjutsus. Sempre que cair vítima de Genjutsus, um sensitivo recebe um bônus de R+2 para resistir aos seus efeitos. Caso falhe no teste, você um bônus extra de +1 na rodada seguinte.
- Fluxos variados: Gastando 3 PCs por rodada, o Ninja Sensitivo pode realizar os seguintes efeitos através de seu poder Vislumbre do Chakra:
- Dom da Verdade. O ninja sensor pode identificar se uma pessoa está mentindo ou não, embora não saiba no que está mentindo;
- Emoções Alheias. O sensitivo pode saber se a pessoa está feliz, raivosa, tensa, ou qualquer outra forte emoção;
- Poderes Ocultos. Sensitivos gastam 5 PCs para este uso. Ele permite ao shinobi perceber se uma ou mais pessoas não estão sob efeito de um jutsu, técnicas de influência ou se irão realizar um.