Ícone do site RPGista

Avatar 3D&T – Os Na'vi

Continuando nossa adaptação de Avatar, de James Cameron para nossas mesas de jogo, apresentamos agora os Na’vi, habitantes locais de todo bioma de Pandora. Aqui você vai conferir tanto modelos de NPC como também a Vantagem Única para poder habitar pela natureza de Pandora.

Parte 02 – Os Na’vi, os habitantes nativos

O Na’vi são as únicas espécies conhecidas fora da Terra a ter inteligência do tipo-humana. Embora a sua sociedade seja essencialmente neolítica, eles desenvolveram uma cultura vibrante e complexa baseado em uma conexão espiritual profunda com sua lua, para um com os outros, e para com a divindade que eles chamam de Eywa. Eles são excelentes artesãos que celebram a interconectividade da natureza através de histórias, música, dança e artesanato.

Em muitos aspectos, o corpo Na’vi é quase humano-como (e até mesmo pelos padrões humanos bonito). A cintura é estreita e alongada. Os ombros são muito largos, criando uma forma de V nas costas da parte superior. O pescoço é o dobro do como um humano normal e pode girar, similar a uma coruja, quase 180 graus.

O corpo dos Na’vi é mais fino do que a média humana e é uma reminiscência de um Massai ou Watusi. Mas a musculatura é bem definida, não dando a sensação de magreza apesar das proporções finas (eles têm cerca de quatro vezes a força do ser humano normal). Seus olhos de gato, em forma de amêndoa, são grandes e hipersensiveis a vários espectros de luz. Para equilibrar o seu tronco longo e pernas, os Na’vi tem uma cauda de lemure longa e preênsil. Eles podem viajar sobre a superfície, bem como de galho em galho.

A abundante flora e fauna de Pandora tem assegurado uma população estável de Na’vi; Há uma hipótese de que houve uma pouca pressão darwiniana para adaptar-se novas características. De fato, estudos indicam que o número de Na’vi permaneceu notavelmente o mesmo ao longo das eras. O acesso generalizado aos recursos naturais também ajudou a limitar (mas não eliminar) a guerra entre os vários clãs Na’vi. Tirei daqui.

Jogando com um Na’vi

Vantagem Única: Na’vi (5 pontos).

– Tamanho é documento: Nascidos num mundo com gravidade inferior à da Terra, os Na’vi são bem mais altos que os humanos; têm em média, 3 metros de altura. Têm Modelo Especial.

– Camuflagem: A cor de pele azul ajuda os Na’vi a se camuflar contra os predadores, sobretudo à noite, quando todas as criaturas vivas de Pandora emitem luz fluorescente branca-azulada. Concede a Especialização Furtividade.

– Força Interior: Os Na’vi têm musculatura bastante resistente, mas sua maior força vem da estrutura óssea: reforçada com com fibras de carbono, ela é muito difícil de quebrar. Ganham F+1 e A+1.

– Polegares, onde estão? Embora os Na’vi tenham apenas 4 dedos em cada mão e pé, contra os 5 dos humanos, nas mãos há a presença do polegar opositor, que permite fácil manipulação de ferramentas.

– Olho Grande: Com excepcional visão, os Na’vi possuem pupilas com grande capacidade de dilatação. Isso significa que eles podem enxergar bem em ambientes de baixa luminosidade. Os Na’vi ganham Visão Aguçada e Infravisão automaticamente.

– Orelha Grande: A audição também é forte entre os Na’vi. Com sua aparência ligeiramente felina, eles têm orelhas mais altas e com formato que facilita a captação de ruídos mais baixos. Ganham Audição Aguçada automaticamente.

– Rabo-de-Gato: A cauda é percebida e controlada ativamente pelos Na’vi. Não chega a ter grande utilidade, mas ajuda no senso de equilíbrio e de localização espacial dessas criaturas. Na’vi ganham Membros Extras (cauda).

– Respiração: Os Na’vi conseguem eliminar com facilidade as grandes quantidades de gás carbônico e cianeto de hidrogênio presentes na atmosfera de Pandora. Esses gases são tóxicos para humanos. Conseguem também ser grandes rastreadores em conjunto com a natureza. Faro Aguçado grátis.

– Porta USB: Talvez a característica mais exótica das criaturas de Pandora: todas têm uma terminação de nervos exposta, que pode ser usada para conectar seres vivos diferentes uns dos outros. No caso dos Na’vi, essa terminação nervosa está localizada na ponta dos cabelos, que normalmente são conservados em tranças. Quando um Na’vi se conecta a um animal de Pandora, automaticamente estabele relação de Parceiro com o animal conectado.

***

Aqui você confere então alguns exemplos de Na’vi selvagens:

Na’vi Comum
F1-2, H3-5, R3-4, A2-3, PdF2-3.
Membros Extras (Cauda), Audição Aguçada, Faro Aguçado, Infravisão, Visão Aguçada.
Perícia: Sobrevivência (Ambiente de Pandora).

Este tipo de Na’vi são representados pelos meros cidadãos, jovens Na’vi e esposas de outros Na’vi. Normalmente cuidam da Árvore-Lar e da natureza.

Banshee, o parceiro alado dos Na'vi

Na’vi Caçador Alado
F2-3 (contusão), H4-7, R4-6, A3-4, PdF4-6 (perfuração).
Membros Extras (Cauda), Arena (O Céu de Pandora), Audição Aguçada, Faro Aguçado, Parceiro (Banshee), Infravisão, Visão Aguçada. Código de Honra dos Caçadores.
Perícia: Sobrevivência e Animais.

Parceiro (Banshee)
F4-6, H7-11, R5-7, A6-8, PdF0.
Vôo, Audição Aguçada, Visão Aguçada.
Banshees podem fazer dois ataques por turno, um com as garras (FA=F+1d) e com uma mordida (FA=F+H+1d).

Na’vi caçadores são os guerreiros da tribo. São responsáveis por proteger os habitantes da Árvore-Lar. São altamente treinados para conhecer todos os caminhos secretos de Pandora, e contam com um parceiro voador, seu Banshee. Em sua maioria são homens.

Na’vi Xamã
F1-3, H3-4, R5-6, A3-4, PdF2-3.
Membros Extras (Cauda), Audição Aguçada, Clericato, Faro Aguçado, Infravisão, Magia Elementa (Branca), Ver o Invisível, Visão Aguçada, Xamã.
Perícia: Sobrevivência, Medicina.

Na’vi Xamãs são os místicos dentre os habitantes. São eles quem fazem a conexão direta com Eywa, e que são responsáveis pelo elo Natureza-Na’vi. Podem também fazer curas através dos poderes da natureza.

***

sem o manual do aventureiro em mãos, em casa disponho os NPCs com Kits, também.

***

Por hoje é só aí pessoal. Na próxima, a invasão dos humanos em Pandora.

Sair da versão mobile