Ícone do site RPGista

FATE ultra-light

Ou “o sistema inteiro em duas páginas”. O FATE é um animal estranho — em teoria é um sistema simples e leve, mas não há título para esse sistema com menos de 300 páginas. O que raios eles tanto põem nesses tomos? Em geral é material de cenário, exemplos, re-skins específicos (Diaspora, com seus sistemas de conflito), stunts (Spirit of the Century e os poderes do Dresden Files), sub-sistemas de magia (Dresden, Legends of Anglerre).
Mesmo despido dos mini-games de personal combat, platoon combat, starship combat e social combat, o Diaspora, encarnação do FATE mais condensada até agora, tem 121 páginas — um bocadinho, mesmo para a conhecida tolerância RPGística a textos longos.
Então o pessoal do fórum da RPG.net resolveu criar um documento com as regras do FATE com apenas duas páginas, como se fosse um panfleto de regras que se encontra em jogos “normais” (aqueles em que as regras não vêm em livros inteiros). Os participantes se empolgaram e contribuíram com diversas versões. Algumas delas são:
FATE Focused, do usuário The Mouse; formatação bem feijão com arroz, mas foi ele quem começou isso (.pdf);
FATE Basics, do Brad, um dos criadores do Diaspora (.pdf);
Bite-sized FATE, em que a escala de valores usa cores de maneira interessante (.pdf);
Streamlined FATE, (Google docs);
Mini LoA, diferente dos demais, é uma versão condensada do Legends of Anglerre, e traz mais informações que os outros, específicas desse título. Aqui temos stunts (um passo mais complexas que o modelo do Diaspora, mas anos-luz mais leves que as do Spirit of the Century) e outros elementos específicos de fantasia.
Excetuando o Mini LoA, estes documentos não trazem regras de stunts e tampouco uma lista de perícias — assume-se que o usuário vai criar a sua de acordo com o cenário usado. Foram incluídas duas regras incomuns — avanço/evolução de personagem e uma que eu desconhecia, mas que parece bem bacana, os locked Aspects ou “Aspectos trancados” — quando se “tranca” o Aspecto, perde-se, naquela sessão, o direito de usar o Invoke normalmente em troca de um benefício menor, mas sempre ativo (o Compel continua disponível normalmente).
Por enquanto, só em inglês. Talvez seja interessante uma versão traduzida, talvez com a adição dos stunts do Diaspora — apesar de simples, já dão um crunch interessante. (E possibilitam ter um sistema de magias.) Quem sabe isso não dá um bom presente de data-do-comércio-de-fim-de-ano (ou “Natal”).

Sair da versão mobile