Ícone do site RPGista

Old Dragon – O Velho de Novo

O trocadalho do carilho que serve de título para esta matéria (e para meu veloz retorno rpgistico aqui no RP)  está tão próximo da verdade que não poderia ser mais oportuno. Old Dragon, o sisteminha desenvolvido pela dupla Fabiano Neme do Vorpal e Antônio Sá Neto do Paragons enfim ganhou asas nas mãos talentosas de Dan Ramos e vai pra gráfica muito provavelmente logo nesta próxima segunda feira.

Pra quem não entendeu muito bem, vou explicar qual é a idéia por detrás de OD. Há alguns séculos anos, em um tempo mais simples, você não ficava preocupado com os sentimentos e desejos por detrás das atitudes dos monstros perante uma sociedade injusta que os confinava em cavernas remotas ou túmulos abandonados. Você os decapitava primeiro e perguntava depois!

Meter o pé na porta, juntar o máximo de tesouro possível e fugir antes da dungeon explodir é o que se esperava de uma aventura clássica no passado. E é mais ou menos esse clima de aventura, essa simplicidade pelas motivações bem definidas dos personagens que remete as origens e a maturação do game em si – para  idos da década de 80 –  é o que os entendidos têm chamado de Old School, que, ao contrário do que possa parecer, não tem nenhuma relação com uma cerveja que ficou tempo demais na geladeira. É um estilo de fazer as coisas à moda antiga. Você pode ser old school de várias maneiras. Inclusive, jogando seu jogo favorito.

Old Dragon é a principal ação voltada pra esse tipo de jogo no país. Porém, ao invés de simplesmente retroceder todos as novas soluções que tornaram os RPGs atuais mais… mecanicamente corretos, por assim dizer; até  termos uma espécie de carro velho mas funcional, o que a turma envolvida buscou foi uma espécie de Advanced Dungeons and Dragons tunado. É o mesmo calhambeque de outrora, mas com um motor V8!

O Livro de Regras do Old Dragon, possui todas as regras e informações para uma campanha Old School de fantasia. As quatro classes e quatro raças básicas com evoluções até o nível 20, bem como regras completas e detalhadas de combate, mais de 200 magias, 100 itens mágicos e 150 monstros, tudo com uma apresentação moderna, ricamente ilustrado, numa diagramação elegante e funcional, unindo o feeling original dos jogos de RPG, com o jeito moderno de fazer livros de RPG, num formato prático, leve e fácil de carregar!

Old Dragon pode ser adquirido em pré-venda em seu site próprio, degustado em suas versões fast-play ou em algumas aventuras já lançadas feitas por colaboradores.  Além disso tudo, o Paragons trouxe agora a pouco uma palhinha de como ficou a capa, feita pelo cara do designer rpgístico do momento, Dan Ramos. Vale a pena conferir.

Ficha Técnica

Título: Old Dragon: Regras para jogos clássicos de Fantasia
Autor: Antonio Neto & Fabiano Neme
Páginas: 110, brochura
Formato: 21×14 cm – (A5)

Sair da versão mobile