Ícone do site RPGista

CdP: Mestre Cego

CdP: Mestre Cego 1

MESTRE CEGO
A visão é o principal sentido, não apenas do ser humano, mas da maior parte dos seres conscientes. Ela permite reconhecer o mundo ao redor e interagir com ele de forma rápida, precisa e detalhada. Quando alguém perde a visão, precisa aprender a interagir com o mundo com seus outros sentidos. Apurar sua audição para saber a direção de onde vem cada som, assim como perceber a distancia e movimento. Prestar atenção nos cheiros pode servir para encontrar uma criatura silenciosa, ter noção do ambiente que o cerca ou simplesmente identificar coisas. O tato permite sentir texturas, ambiente, e obstáculos no seu caminho, e assim por diante. Um cego normal já apura ao máximo todos os seus sentidos, mas um Mestre Cego, vai além. O Mestre Cego é alguém que domina sua energia de tal forma que é capaz de ampliar seus sentidos de forma sobre-humana. E não ficando limitado ao seu próprio corpo, ele aprende a sentir a energia do mundo ao seu redor percebendo tudo de uma forma que sua visão nunca poderia fazer.
O primeiro mestre cego foi um monge chamado Takeshi Shimozawa que em idade já avançada perdeu sua visão devido a uma doença. Ele então se dedicou exclusivamente a aprimorar sua energia ki (ou chi) e com o tempo percebeu como poderia usá-la para complementar seus sentidos. Ele ensinou alguns monges e samurais que também haviam perdido a visão a dominar a técnica e esta lentamente foi se espalhando entre mestres e discípulos. O caminho do mestre cego não se trata de um estilo de arte marcial em si, e sim uma série de ensinamentos e disciplinas que podem ser adotados por qualquer um com o domínio necessário de seu ki. A maior parte dos mestres cegos são de fato cegos, mas em alguns raros casos se trata de pessoas que abriram mão voluntariamente de usar sua visão (estando perpetuamente de olhos vendados ou fechados) para adotar este caminho.
Pré-requisitos:
BBA: +5
Tendência: Leal
Talentos: Lutar as cegas, Foco em Pericia (Intuição).
Pericias: Treinado em Percepção (8 graduações) e Intuição (8 graduações)
Habilidades de classe: Deve possuir alguma habilidade de classe que utiliza ki, como o grito de kiai do samurai ou ataque de chi do monge.
Especial: Deve ser cego, ou viver como um (como ter os olhos permanentemente vendados ou fechados)
Características de Classe:
Pontos de Vida /nível: 4 (+ modificador de Constituição)
Habilidades de Classe:
Sexto Sentido: O Mestre Cego soma seu bônus de Sabedoria na classe de armadura, no 5º e 10º níveis ele também recebe um bônus adicional de +1 na CA. Caso já possua esta habilidade de outra classe, seus níveis se somam para determinar o bônus adicional na CA.
Esta habilidade exige liberdade total de movimento; você não pode usá-la se estiver imobilizado, ou usando qualquer tipo de armadura ou escudo.
Sentidos Apurados: O Mestre Cego desenvolve continuamente sua capacidade de perceber o mundo ao seu redor e recebe um bônus igual ao seu nível nesta classe em seus testes nas pericias Intuição e Percepção.
Zona de Ki: A partir do 2º nível, o Mestre cego é capaz de perceber a energia ao seu redor de tal forma que ele sabe exatamente a localização de objetos e criaturas. Ele efetivamente deixa de ser considerado cego contra qualquer criatura dentro de sua Zona de Ki, e não pode ser flanqueado. Ele também sabe a localização exata de todas as criaturas e objetos (ignorando camuflagem, escuridão, ou magias de deslocamento e similares), de forma que não pode ser pego de surpresa. Para propósitos práticos considere que ele enxerga tudo em todas as direções dentro de sua Zona. A Zona de Ki também não é visão real, não permite enxergar cores, perceber iluminação ou ler, por outro lado não torna seu usuário vulnerável a ataques visuais. A Zona é de 1,5m no nível 2 e aumenta em 1,5m a cada nível par.
Armaduras, especialmente de metal, atrapalham na fluidez do ki. Usar armaduras leves diminui a Zona de Ki em 1,5m, médias em 3m e pesadas em 4,5m, se alguma delas for de metal, adicione 1,5m adicional na penalidade. Usar escudo cria uma penalidade adicional de 1,5m.
Encontrar Fraqueza: O Mestre Cego Consegue perceber frestas, aberturas ou rachaduras nas defesas do oponente e sabe aproveitar isso para tornar seus ataques mais certeiros. A partir do 2º nível o Mestre Cego consegue ignorar a CA de qualquer inimigo dentro de sua Zona de Ki em uma quantia igual ao seu bônus de sabedoria. A CA ignorada deve ser proveniente de armadura, escudo ou armadura natural, mas nunca destreza, sorte, nível, ou outro bônus que represente a capacidade de desviar ataques.
Encontrar Armadilhas: A partir do 3º nível você pode usar a perícia Percepção para encontrar armadilhas.
Sentir Tendência: A partir do 4º nível, você pode realizar um teste de Intuição contra Enganação ou CD 20 (o que for maior) para saber a tendência parcial de uma criatura (se é boa/má, ou se é caótica/leal, a escolha do mestre, ou se é neutro puro). Se passar no teste por 5 ou mais pode saber a tendência completa da criatura. Se falhar no teste por 10 ou mais você pode ser enganado e acreditar que a criatura possui uma tendência diferente da real.
Evasão: A partir do 5º nível, quando sofre um ataque que permite um teste de Reflexos para reduzir o dano à metade, você não sofre nenhum dano se for bem-sucedido. Você ainda sofre dano normal se falhar no teste de Reflexos. Caso já possua essa habilidade de outra classe, você ganha Evasão Aprimorada.
Esta habilidade exige liberdade de movimentos; você não pode usá-la se estiver imobilizado, ou usando armadura média ou pesada.
Sentir Armadilhas: No 5º nível, você adquire um sentido apurado contra armadilhas. Você recebe +1 na classe de armadura contra ataques feitos por armadilhas, e em testes de Reflexos contra armadilhas. A cada dois níveis seguintes esse bônus aumenta +1.
Atingir Ponto Vital: No 10º nível a capacidade de percepção do Mestre Cego já é tão alta que ele consegue atingir mais eficientemente qualquer inimigo que enfrentar. Seus ataques dentro de sua Zona de Ki tem a margem de ameaça aumentada em 1. Este bônus se acumula com outras habilidades que aumentam a margem de ameaça da arma, mas é o último a ser aplicado (ex: uma Katana Afiada teria margem de ameaça 16/20)

Mestre Cego
Nível BBA Habilidades de Classe*
+1 Sexto Sentido, Sentidos Apurados
+2 Zona de Ki 1,5m, Encontrar Fraqueza
+3 Encontrar Armadilhas
+4 Zona de Ki 3m, Sentir Tendência
+5 Sentir Armadilhas +1, Evasão
+6 Zona de Ki 4,5m
+7 Sentir Armadilhas +2
+8 Zona de Ki 6m
+9 Sentir Armadilhas +3
10º +10 Zona de Ki 7,5m, Atingir Ponto Vital

*Se usar seus olhos (caso já não fosse cego) por mais de 1 minuto no mesmo dia, o Mestre Cego perde todas suas habilidades de classe. Ele precisa deixar de enxergar por pelo menos uma hora para recuperar suas habilidades. Se perder sua tendência leal ele também perde suas habilidades e não pode continuar adquirindo níveis nesta classe a menos que volte a ser leal.

Sair da versão mobile