Ícone do site RPGista

A Dependência No RPG

Dependência De Sistemas De Rpg

Sistemas de regras são conjuntos de fatores projetados de forma a tornar o jogo equilibrado ou divertido [às vezes as duas opções, mas nunca a ausência das duas]. É o sistema que rege o jogo, englobando como resolver quaisquer questões e disputas que os jogadores enfrentariam. Eles sempre servem para que o narrador / mestre / observador / etc [que eu chamarei somente de mestre] mantenha as coisas em ordem, fugindo de discussões onde os jogadores não teriam certeza de o que exatamente aconteceu.

Sem os sistemas de RPG estaríamos de volta aos bons tempos de “Polícia e Ladrão” onde o jogador se esconde atrás do poste enquanto o outro “atira” e diz que acertou. Depois começa a discussão, sobre quem está certo e errado e logo depois vem o que desagrada a todos. O fim da brincadeira, já que ninguém entra numa solução igualitária.

O sistema de RPG veio sanar essa carência dos jogadores que usam a imaginação para se divertir, para sair da realidade em que vivemos e terem um pouco de emoção e aventura no imaginário.

Porém existem jogadores e mestres que levam isso muito à risca. Não aceitam nunca uma crítica ao seu sistema de regras e passam a agir como trolls quando são questionados sobre isso. Discussão sobre a superioridade de um sistema em posts falando sobre as qualidades de um outro são muito mais comuns que deveria ser.

Sinceramente não sei o que torna difícil um jogador entender que se eu gosto mais de sistema X, eu vou ver nele mais vantagens que no sistema Y. Assim como o contrário também acontece.

Definitivamente não existe sistema de RPG melhor ou pior, mas existe sim aquele que supri as suas necessidades. Sistema de RPG melhor que outros por ser mais vendido é o mesmo que dizer que a Bíblia é o melhor livro do mundo [eu pelo menos o vejo como um livro de estórias, como vários outros, mas que teve uma divulgação enorme e bem feita!].

Entenda isso e pare de trolar os sistemas alheios.

Dependência De Material Oficial

Recentemente vi na Lista de Blogs [um grupo seleto, diga-se de passagem, de mentes doentias] um tópico falando sobre os Cenários de Papel, do Tiago Hackbarth. Durante a conversa um colega veio falar sobre os seus amigos de jogo que fazem questão de jogar com cenários oficiais, material da editora e que torcem o nariz para os materiais artesanais.

Isso é um baita problema ao meu ver. O RPG é um jogo que se faz na imaginação dos jogadores, algo que é para ser totalmente mutável de jogador para jogador. Depender sempre de materiais feitos pelas editoras é um grande erro de um grupo, já que a editora que publica as atualizações [se é que publicam!] nunca levarão em conta as alterações do cenário feitos nas mesas de RPG e sim as alterações que eles acham que farão história e que valem algum dinheiro para ser pago no novo livro lançado com as atualizações.

Imaginem que o mestre vem usando Arton numa campanha e que antes dos minotauros tomarem o poder oficialmente no cenário o seu mestre tenha matado o Rei Thormy [eu já fiz isso!]. Como fica a história da atualização do cenário, se o Rei Thormy passasse a ser um refém na última atualização?

Como ficaria Mystra se o seu grupo, de níveis altamente épicos, já a ressuscitou antes da atualização do cenário que diz que ela voltará à vida?

PS: Não sei se isso aconteceu ou acontecerá nos cenários citados. São só exemplos!

Onde fica a liberdade do seu grupo, de imaginar o que for melhor e mais divertido, se uma atualização do cenário diz que eles terão de refazer várias coisas?

Onde fica todo o trabalho de imaginação do mestre da mesa, que teve de repensar vários detalhes do cenário devido à grande alteração que ele fez no mundo de campanha dos seus jogadores?

Ai aparece o pior erro de um grupo de RPG: A dependência.

Acho que a melhor coisa do RPG é a estória que é criada conjuntamente, a evolução dos personagens e simpatia do jogador pelo seu personagem e todo o conjunto da obra que se cria. Cada mesa que começa a jogar com um mesmo cenário, vai ter um fim diferente. Às vezes os finais podem ser parecidos [se for uma aventura pronta], mas a aleatoriedade das mentes que estão participando da criação do roteiro vão fazer com que a sua mesa tenha uma aventura única.

Isso se perde totalmente quando o grupo passa a depender dos lançamentos de uma editora.

Então, resumidamente, você deve ter uma boa interação do o sistema e o cenário que você usa, mas nunca dependa deles. Se fizer isso, pode ter certeza de que a sua mesa vai deixar um pouco da diversão de lado.

Sair da versão mobile