Ícone do site RPGista

Superpotência: Bardo

Já aviso: tornar o bardo uma máquina de bater é bastante inútil. Para começar, ele é a classe menos favorecida na lista de talentos do Tormenta RPG, não possuindo nenhum talento exclusivamente para ele. Ele é o único capaz de conjurar magias de ambas as listas, arcana e divina, mas apenas até o 6º nível, o que retira certas possibilidades bem interessantes.

O bardo em Tormenta RPG foi feito para ser o personagem de apoio do grupo, e também o mais apto a situações sociais no jogo, seja por seu alto Carisma, sua música de bardo ou suas magias. Caso não haja um ladino no grupo, o bardo pode assumir seu nicho com o uso da perícia Ladinagem (que faz parte das suas perícias de classe).

Habilidades

Para um bardo a habilidade mais importante é o Carisma, obviamente. Esta habilidade define pontos de magia, CD de testes de resistência de várias habilidades da música de bardo e o valor final das perícias sociais tão importantes para o bardo. Outras habilidades interessantes são Destreza e Inteligência. A primeira porque é interessante para o bardo tem uma CA maior e se concentrar em ataques à distância já que ele será um personagem de suporte. Já a segunda garante muitos idiomas e perícias treinadas adicionais, o que é uma parte importante do nicho do bardo.
Força e Constituição ficam com os valores medianos que você tiver, enquanto Sabedoria é desnecessária a menos que você procure por um bardo capaz de perceber armadilhas e desvendar mistérios (mas esse é um nicho do ladino, então não se importe a menos que seja necessário).

Raças

Sem sombra de dúvida a classe que melhor se encaixa com os bardos são os qareen. Eles possuem o modificador bom em Carisma, o médio em Inteligência e o redutor em Sabedoria, todas as habilidades importantes recebem bônus e a única desimportante recebe o redutor. Outras raças que dão bons bardos são elfos, halflings e humanos (que são bons em tudo que quiserem, de qualquer jeito). Minotauros, anões, goblins não dão bons bardos. Mas o verdadeiro desastre de powergaming é o lefou, neste caso. Seu redutor pesado em Carisma acaba com todas as suas chances como bardo.

Perícias

A sua função é ser a cara do grupo para situações sociais, então escolha perícias como Enganação, Diplomacia, Intuição e Obter Informação para fazer seu papel. Caso não haja no grupo um ladino as perícias Furtividade e Ladinagem ganham uma grande importância. Não se preocupe em treinar qualquer perícia de Conhecimento, graças a sua habilidade de Conhecimento de Bardo você realmente não precisa se preocupar com isso. Outras perícias importantes são Iniciativa, Acrobacia e Percepção.

Equipamento

Infelizmente não há muito o que fazer. A melhor opção para bardos é permanecer longe do combate. Então vista um camisão de cota de malha e compre uma arma de ataque à distância. A melhor arma neste caso são pistolas ou mosquetes. Apesar de que um bardo não poder usá-las inicialmente, são armas mortais, com dano alto, margem de crítico baixa e multiplicador de x3, e valem muito a compra de um ou dois talentos de Usar Arma Exótica. Em níveis mais altos uma armadura celestial é a melhor escolha para um bardo.

Talentos

Não existem talentos para melhorar a performance de suas músicas de bardo em Tormenta RPG, então você pode usar seus talentos exclusivamente para melhorar sua performance com magias e ataques a distância. Se pretender usar mosquetes ou pistolas, terá de gastar um talento com Usar Arma Exótica, os outros podem ser concentrados em talentos de magia como Acelerar Magia, Estender Magia e Poder Mágico. Se tiver talentos sobrando, talvez por ser humano, pode investir para conseguir o talento Na Mosca e adicionar o modificador de Destreza no dano, mas não vale tanto a pena quanto investir nas suas magias. Foco em Perícia (Atuação) é necessário para bombar algumas habilidades da sua música de bardo, e é apenas um talento, então não tenha medo de investir.

Magias

Bardos tem acesso a todas as magias de Tormenta RPG. É uma lista realmente grande, apesar de ir apenas até o 6º nível. As melhores são magias que não causam dano diretamente, mas causam condições, como leque cromáticosonosono profundoenfeitiçar pessoatoque da idioticeraio da exaustãodrenar temporárionévoa sólidarogar maldiçãoenfraquecer o intelectometamorfose tórridacampo antimagiarepulsãosugestão em massamatardoença plenapalavra de recordação. Caso não exista um clérigo no grupo, você pode assumir o papel dele escolhendo algumas magias de cura.

Exemplo

Todas as áreas cobertas, incluindo as magias, é hora do exemplo. A seguir temos Ahmed Al’allad, um qareen bardo que faz parte da corte de um importante líder tribal dos nômades do Deserto da Perdição, muito imprudente, ele está tendo um caso com a filha do líder e pode ser descoberto a qualquer momento.

Ahmed: qareen bardo 10; tendência N; 49 PV, 29 PM; deslocamento 9m; CA 24 (+6 armadura, +2 destreza, +1 escudo, +5 nível), desprevenido 20; Ataques: espada longa de adamante obra-prima +8 (dano 1d8+5, crit. 19-20), arco longo +2 +11 (dano 1d8+7, crit. x3); Qualidades Especiais: conhecimento de bardo, desejos, pequenos desejos, vôo 1/dia, música de bardo: fascinar, sugestão, fascinar em massa, inspirar coragem, inspirar coragem aprimorada, inspirar coragem maior, inspirar competência; Fort. +6, Refl. +9, Vont. +6; For 10, Des 14, Con 12, Int 18, Sab 8, Car 24.

Perícias e Talentos: Acrobacia +15, Atuação +24, Diplomacia +20, Enganação +20, Furtividade +15, Identificar Magia +21, Intuição +12, Ladinagem +15, Obter Informação +20, Percepção +12. Acelerar Magia, Estender Magia, Foco em Perícias (Atuação), Poder Mágico x2.

Magias Conhecidas: truques: detectar magiasmensagempasmarprestidigitação; 1º nível: alarmeárea escorregadiaataque certeirocurar ferimentos levesenfeitiçar pessoahipnotismoleque cromáticonévoa obscurecentesonoventriloquismo; 2º nível: padrão hipnóticoteiatoque da idiotice; 3º nível: lentidãosono profundovôo; 4º nível: assassino fantasmagórico.

Equipamentocota de malha de mithral +1arco longo +2, espada longa de adamante obra-prima, escudo leve obra-prima.

Ahmed pode usar suas magias para desabilitar a maior parte dos inimigos, a mais forte é assassino fantasmagórico, que pode matar o alvo. É interessante usar Estender Magia na magia vôo para ficar fora de alcance enquanto isto e contar com a habilidade racial de vôo para o caso da magia ser dissipada. Você pode usar o Acelerar Magia para soltar padrão hipnóticoteia ou névoa obscurecente de uma vez e tornar vida do grupo inimigo um inferno já na primeira rodada. Quando tudo o mais falhar ele tem uma CA boa e pode tentar enfeitiçar pessoahipnotismo.

A imagem que ilustra essa matéria pertence à Paizo Publishing e é de autoria de Wayne Reynalds.

Sair da versão mobile