Ícone do site RPGista

Desenvolvimento Reação: Reputação

Olá pontovinteiro! Neste diário de desenvolvimento do Re.Ação! vou comentar sobre o novo sistema de Reputação, que não é mais baseado no nível do personagem, e sim no seu histórico e contexto.

Graus de Reputação

Conforme as ações e histórico do personagem, ele pode ser conhecido e influente numa área ou segmento da sociedade. Durante uma cena, o mestre determina qual o grau de reputação do personagem em relação aos outros presentes, a chance dele ser conhecido e respeitado (ou temido). Este grau irá determinar o bônus (ou penalidade) que o personagem recebe em testes de perícias de Interação com os envolvidos. O jogador deve anotar a Reputação atual de seu personagem nos segmentos ou instituições em que ele é conhecido (seja de forma positiva ou negativa), em graus. Estes graus serão usados para realizar diversas tarefas de Reputação, ou causar penalidades ao personagem.
Um Grau (+2 ou -2): O personagem é muito conhecido, a ponto de poder pedir favores ou ter de evitar contato para não se incomodar. Reputação local.
Dois Graus (+5 ou -5): O personagem adquiriu status e respeito dos membros da área de influência de toda a cidade ou localidade, e pode movimentar boa parte de recursos e “mão-de-obra”. Reputação municipal.
Três Graus (+10 a -10): Personagem altamente importante ou conhecido pelo segmento ou instituição, sendo que muitos lhe devem favores importantes ou foram arruinados por causa do personagem. Reputação estadual.
Quatro Graus (+20 ou -20): Controla o segmento ou instituição, ou é o principal motivo de procura e vingança dos mesmos (o que é extremamente raro). Reputação nacional.

Usando a Reputação

Um jogador pode usar a influência do seu personagem para adquirir bônus em testes sociais ou para realizar tarefas e pedir favores em áreas de influência (veja a seguir). Conforme o tipo de uso da reputação, o personagem pode tê-la reduzida ou anulada, de acordo com a grandeza da utilização. Ao ter sua Reputação reduzida, o personagem pode recuperá-la realizando ações e tarefas que ajudam determinada área de influência, adquirindo novamente seus status.

Interação

Tanto o bônus quanto uma penalidade são automaticamente aplicados aos testes de Interação do personagem, sem gastar a Reputação. O mestre tem a palavra final de quando a reputação e influência do personagem são determinantes durante a cena, ou quando os mesmos irão alterar as reações de outros personagens.
O personagem usa o modificador como um bônus quando sua reputação o ajudará a interagir com os presentes. Ele é bem visto na polícia, um político famoso e que já conseguiu vários cargos e licitações como “favores”, ou um membro de um grupo ou organização, que já fez coisas importantes em prol da causa ou objetivo dos mesmos, por exemplo.
O personagem usa o modificador como uma penalidade quando sua reputação o atrapalhará. Ele é um criminoso conhecido tentando passar despercebido num aeroporto, um político famoso lidando com um grupo protestante, ou o líder de uma empresa tentando negociar com uma empresa rival, que já foi muito prejudicada pelo personagem, por exemplo.

Arruinar Alguém

O jogador pode escolher baixar sua Reputação em um ou mais graus, e usá-los como penalidades de Interação do alvo em tarefas influenciadas área de influência usada durante uma semana por ponto de penalidade usado. Por exemplo, um personagem com três graus de Reputação (positiva) na polícia pode usar dois destes graus e colocar as autoridades no encalço de um alvo, fazendo com que ele seja tratado como um criminoso com dois graus de Reputação (negativa) contra a polícia.

Conseguir Dinheiro

Um personagem pode usar suas influências para conseguir dinheiro através de desvios, empréstimos ou levantamentos de fundos para causas quaisquer. Cada grau que ele baixar de sua Reputação na área de influência poderá ser usado como um bônus em testes de Renda, como se o personagem tivesse adquirido um tesouro ou recompensa.

Favores e Serviços

O personagem solicita algum tipo de auxílio, dentro da área de influência. Conforme a grandeza do serviço solicitado, o personagem tem sua Reputação reduzida. O mestre pode alterar o grau usado conforme achar conveniente.
Nenhum Grau: Envolve realizar (ou não) tarefas rotineiras, que pouco alterar a rotina da área de influência.
Um Grau: Envolve a mobilização de algumas pessoas e recursos, ou alguma ação de grandeza local (bairro, território).
Dois Graus: Envolve a mobilização de muitas pessoas e recursos, ou alguma ação de grandeza municipal.
Três Graus: Envolve a mobilização de vastos recursos e contingente, ou alguma ação de grandeza estadual.
Quatro Graus: Envolve a mobilização de quase todos os recursos e contingente, ou alguma ação de grandeza nacional. Ações de grandeza mundial são resultado de extensas negociações a ações nacionais de diversas autoridades influentes.

Áreas de Influência

Áreas de influência são qualquer instituição, organização ou segmento da sociedade que tem algum tipo de controle sobre a mesma. No mundo real temos os meios de comunicação, a polícia, o exército, a igreja, partidos políticos, grandes empresas e multinacionais, agências do governo, organizações criminosas, narcotráficos, sindicatos da indústria e prestação de serviços, entre outros.

Guerra de Influências

Seu personagem pode usar sua influência para barrar a influência de alguém (mesma área que a sua), ou para evitar ser afetado pela influência de outra pessoa. Cada grau reduz um grau usado pelo adversário, ou reduz em um grau a reputação do mesmo.

Somando Influências

Personagem cooperando para realizar feitos de Reputação podem dividir os graus usados entre si, reduzindo a perda de Reputação individual, desde que possuam Reputação suficiente para realizar a tarefa sozinhos.

Para encerrar

Como você pôde notar, este sistema de reputação pode facilmente ser aplicado em (quase) qualquer sistema, basta apenas substituir os bônus de Interação por valores equivalentes ao sistema desejado, já que não é apegado a níveis ou coisas “devinteiras”. Como o sistema é dividido em graus, e seu uso “gasta”, o jogador deverá exercer um papel atuante nas suas áreas de influência, renovando-as sempre que possível, ou então prepare-se para ser passado para trás. Este sistema de reputação é indicado para cenários de sociedades importantes e influentes, como o mundo moderno e os Reinos de Ferro, com suas indústrias, sindicatos e associações.

Sair da versão mobile